fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chopard L.U.C Full Strike: som cristalino

Depois de se ter estreado nas complicações acústicas com o Strike One, a manufatura Chopard concebeu o seu primeiro relógio com repetição minutos e não deixou os seus créditos por mãos alheias — o Full Strike é um relógio de caraterísticas verdadeiramente únicas, e essa singularidade valeu-lhe o galardão máximo no Grand Prix d’Horlogerie de Genève.

A função designada por ‘repetição minutos’ é uma complicação relojoeira clássica que faz com que, mediante o puxar de uma alavanca ou de um botão, o relógio faça soar as horas, os quartos de hora e os minutos (geralmente, em dois gongos). Qualquer complexidade acústica dá uma nova dimensão à arte relojoeira e muito prestígio à marca que a inclui no seu portefólio; após o lançamento do L.U.C Strike One (que só fazia soar as horas), a Chopard comemorou da melhor maneira o 20.º aniversário sobre a inauguração da sua manufatura L.U.C – batizada em honra do fundador, Louis-Ulysse Chopard – com o lançamento do extraordinário Full Strike, um modelo dotado de repetição minutos e um visual muito especial que se faz ouvir de maneira completamente distinta de todas as outras repetições minutos.

Chopard L.U.C Full Strike © Chopard
Chopard L.U.C Full Strike versão em ouro branco 18kt © Chopard

A tradição das complicações acústicas na relojoaria prende-se com a utilização de ligas metálicas tanto para os martelos como para os gongos; no caso do L.U.C Full Strike, são utilizados gongos transparentes em cristal de safira para a obtenção de um som ainda mais… cristalino. O outro desafio que se coloca é a propagação: fazer com que o som saia da caixa do relógio sem perder a qualidade sonora e com um tom ressonante que faça a diferença. A solução inovadora do L.U.C Full Strike prende-se com o facto de os gongos estarem inseridos no próprio vidro sobre o mostrador para que o som saia diretamente para o ar.

Chopard L.U.C Full Strike © Chopard
Chopard L.U.C Full Strike © Chopard

Esteticamente, o L.U.C Full Strike apresenta uma caixa com as caraterísticas estruturais dos modelos L.U.C – mas com um mostrador open worked que permite acompanhar todo o extraordinário processo acústico. Um regalo para a vista e para o ouvido!

Chopard L.U.C Full Strike © Chopard
Chopard L.U.C Full Strike © Chopard

O L.U.C Full Strike é o resultado de mais de seis anos e 15.000 horas de pesquisa e desenvolvimento, sendo o seu inovador sistema acústico protegido por três patentes. Está limitado a 20 exemplares em ouro rosa e outros tantos em ouro branco. 

Metal precioso

Chopard L.U.C Full Strike © Chopard
Chopard L.U.C Full Strike versão em ouro rosa 18kt © Chopard

A caixa em ouro rosa Fairmined de 18 quilates é concebida na fundição própria da Chopard e posteriormente esculpida para um diâmetro de 45,5 mm por (apenas) 11,5 mm de espessura. A coroa é fundamental na gestão das várias funções do relógio, desde o acerto das horas e carga das duas reservas de corda até ao lançamento da função acústica através do botão embutido.

Gongos e martelos

Chopard L.U.C Full Strike © Chopard
Chopard L.U.C Full Strike © Chopard

A produção do vidro com os gongos integrados (numa única peça) dura duas semanas e é extremamente complexa. Os martelos em aço foram desenhados para poderem ser regulados individualmente pelos relojoeiros, de modo a ajustar a intensidade do batimento; a Chopard colaborou com a Universidade de Lyon para a qualidade acústica. Os testes incluíram 1,5 milhões de batidas dos martelos de aço – 88.000 ciclos de batidas a 12 h 59 min para os tons agudos do gongo dos minutos e 100.000 ciclos do tom mais grave do gongo das horas.

Chopard L.U.C Full Strike © Chopard
Chopard L.U.C Full Strike © Chopard

Fundo transparente

O Calibre 08.01-L de corda manual apresenta 60 horas de reserva de corda e pode ser apreciado tanto pelo mostrador recortado como pelo fundo transparente em vidro de safira. Além da decoração e acabamento superlativos de cada componente, é tecnicamente avançado devido a sistemas de segurança que impedem que o mecanismo acústico de encravar ou mesmo de se partir; em vez da habitual alavanca no flanco da caixa, a função sonora é ativada a partir do botão existente na coroa.

Chopard L.U.C Full Strike © Chopard
Chopard L.U.C Full Strike © Chopard

Estética e ética: o L.U.C Full Strike está ratificado pelo COSC (precisão) e Punção de Genebra (acabamento e decoração dos componentes do calibre); o ouro tem a certidão Fairmined e a pele de crocodilo da correia é certificada pelo CITES.

Dupla indicação de autonomia

Chopard L.U.C Full Strike © Chopard
Chopard L.U.C Full Strike © Chopard

Graças a dois ponteiros coaxiais, um indicador duplo de reserva de carga revela não só a autonomia de marcha do movimento do relógio (ponteiro em ouro), mas também da corda da função acústica (ponteiro azulado). Com a carga máxima, o L.U.C Full Strike pode executar 12 conjuntos de batidas completos (com uma duração máxima de 16 segundos às 12 h 59 min); a função acústica é desativada quando a corda é insuficiente. 

Inércia em destaque

Chopard L.U.C Full Strike © Chopard
Chopard L.U.C Full Strike © Chopard

Bem destacado no impactante mostrador de tipo openworked, um peculiar sistema de inércia serve como escape que regula a velocidade dos padrões de batimento e assegura uma constância ideal tanto no ritmo quanto na sonoridade.

Chopard L.U.C Full Strike © Chopard
Chopard L.U.C Full Strike © Chopard

Duas grandes valências do L.U.C Full Strike, conseguidas através de uma inovadora arquitetura mecânica: a redução do espaço de tempo entre os batimentos dos diferentes gongos e o silenciamento da operação do mecanismo que espoleta o processo acústico.

Características Técnicas

Chopard
L.U.C Full Strike
Edição limitada a 20 peças (em cada uma das versões).

Referência/ Ref. 161947-1001 (1) | Ref. 161947-5001 (2)
Movimento/ Mecânico de corda manual, calibre L.U.C 08.01-L, 60 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas e minutos centrais, pequenos segundos às seis horas, repetição de minutos, indicação da reserva de corda do movimento e do mecanismo de repetição.
Caixa  Ø 42,5 mm / Ouro branco 18kt ‘Fairmined’ (1) | Ouro rosa 18kt ‘Fairmined’ (2)
Bracelete/ Pele de aligátor com vela em ouro branco ou ouro rosa, consoante a versão.
Preço/ Sob consulta

Chopard L.U.C Full Strike versão ouro branco 18kt 'Fairmined' (1) e versão ouro rosa 18kt 'Fairmined' (2) © Chopard
Da esquerda para a direita: Chopard L.U.C Full Strike versão ouro branco 18kt ‘Fairmined’ (1) e versão ouro rosa 18kt ‘Fairmined’ (2) © Chopard

Visite o site oficial da Chopard para mais informações.

Outras leituras