De inspiração vincadamente rétro, a linha 1958 rapidamente assumiu uma importância fulcral na coleção relojoeira da Montblanc – sendo enriquecida, este ano, com um lote de atraentes novidades. Entre estas novidades, destaca-se o Geosphere, tanto pelo visual de grande originalidade, como também pela peculiar complicação mecânica que lhe está associada, desenvolvida nos ateliers da marca em Villeret. Trata-se de um relógio com duplo fuso horário que inclui um submostrador para um indicador suplementar de 12 horas e dois hemisférios que permitem o visionamento global de todas as zonas horárias do Planeta.
—
O 1858 Geosphere surge declinado em duas variantes: uma versão regular, em aço, e uma edição limitada em bronze. As várias correias (couro vintage, ao estilo Bund militar com reforço ou bracelete NATO) reforçam-lhe a personalidade aventureira.
A certificação das 500 Horas é atribuída após a realização de uma bateria de testes com essa duração instaurada pela Montblanc, de modo a garantir a máxima fiabilidade. O calibre automático MB 29.25 apresenta uma autonomia de 42 horas e uma frequência de 28.800 alternâncias/hora.
Duplo hemisfério
O elemento visual preponderante do 1958 Geosphere consiste na apresentação separada dos hemisférios norte e sul, com a correspondente indicação dos 24 diferentes fusos horários numa escala com uma tonalidade para as horas do dia e outra para as da noite. Os discos representativos dos hemisférios são ligeiramente convexos e efetuam uma rotação em 24 horas (o de cima, no sentido oposto ao de rotação dos ponteiros principais; o de baixo, no mesmo sentido dos ponteiros). O meridiano referencial da longitude está assinalado com uma linha branca de revestimento luminescente.
Nos picos relojoeiros
As novidades apresentadas pela Montblanc em 2018 foram inspiradas na exploração da montanha, simbolicamente representada numa gravação temática no fundo da caixa de 42 mm. Os sete cumes mais altos do Planeta surgem indicados com pontos vermelhos nos dois discos dos hemisférios. A própria luneta bidirecional apresenta as indicações de uma bússola, com os quatro pontos cardeais em destaque.
Segundo fuso horário
Além da data numa abertura às 3 horas (e associada aos ponteiros centrais do tempo local, em estilo marcadamente vintage), o mostrador inclui também um submostrador de 12 horas com a indicação de um segundo fuso horário de leitura mais fácil (normalmente é de 24 horas). O tom rétro fornecido pela matéria luminescente em tom bege nos ponteiros, algarismos e indicadores só vem reforçar a personalidade da nova vedeta da linha 1858, criada para celebrar os 160 anos da manufatura Minerva.
Ver esta publicação no Instagram
Montblanc 1858 Geosphere: A versão com caixa em bronze é limitada a 1858 exemplares, simbolicamente associados ao ano de fundação da manufatura. // Montblanc 1858 Geosphere: The version in bronze case is limited to 1858 pieces, which are symbolically associated with the year of the manufacture’s foundation. #espiraldotempo #espiraldotempostudio #montblanc #montblancwatch #montblanc1858 Uma publicação partilhada por Espiral do Tempo (@espiraldotempo) a
Características Técnicas
Montblanc
1858 Geosphere
Referência/ 117838 (versão em aço).
Movimento/ Mecânico de corda automática, Calibre MB 29.25, 42 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, data, segundo fuso horário, hemisférios norte e sul rotativos com escala de 24 horas e indicação dia/noite.
Caixa Ø 42 mm / Aço, vidro de safira, estanque até 100 metros.
Luneta / Aço, bidirecional com inserção com tratamento em cerâmica.
Bracelete/ Calfe com fecho de báscula em aço.
Preço/ € 5.190
Visite o site oficial da Montblanc para mais informações.
—