fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Espiral do Tempo 76 | Errata

Trabalhamos ao máximo para que não se verifiquem incorreções ou gralhas nas páginas da Espiral do Tempo. Porém, às vezes, alguns lapsos acontecem e, por esse motivo, apresentamos desde já as nossas sinceras desculpas. Sendo assim, neste post, encontra a errata da Espiral do Tempo 76 (edição de outono 2021). Pedimos, assim, ao leitor que quando estiver a ler a revista, tenha em atenção as seguintes indicações:

1.Perspetiva Técnica | Oscilador: o coração do Tempo

(p82)
A frase:
«É ao cientista holandês Christiaan Huygens que se atribui o mérito de construir o primeiro relógio de pêndulo, descrito no seu livro Horologium, de 1958, (…)»
deve corrigir-se para:
 «É ao cientista holandês Christiaan Huygens que se atribui o mérito de construir o primeiro relógio de pêndulo, descrito no seu livro Horologium Oscillatorium de 1673, (…)».

(p83)
A informação dada pela seguinte frase não está correta:
« Abraham-Louis Breguet e a sua equipa são os autores de uma das mais importantes alterações ao balanço, a introdução de dois metais diferentes na composição»

A informação correta é a seguinte:
«Abraham-Louis Breguet e a sua equipa são os autores de uma das mais importantes alterações à espiral, que consiste numa curva da espira exterior levantada, com grandes contributos para o isocronismo. Já John Harrison tinha dado também um grande contributo com a introdução de dois metais diferentes na composição do aro de balanço.»

Consequentemente, a legenda da imagem de Breguet da p.83 deve corrigir-se para:
«Abraham-Louis Breguet, criador da espiral Breguet»

Outras leituras