Espiral do Tempo 81: vamos falar de inícios e de histórias

Era uma vez a edição de inverno 2022 da Espiral do Tempo. Um número dedicado às histórias que dão vida ao mundo da criação relojoeira. Na capa, destacámos o Calibre 135-O, uma peça única destinada a leilão que resultou da colaboração Zenith x Voutilainen x Phillips.

O inverno está a chegar, assim como o final do ano. É tempo, por isso, de receber em sua casa mais uma edição da Espiral do Tempo. O número 81 já está disponível e com ele vai poder descobrir inúmeras histórias que dão vida ao mundo da criação relojoeira.

Esta é assim uma edição dedicada aos inícios e às histórias que fazem com que cada relógio criado se torne ainda mais especial. Na capa, destacámos o Calibre 135-O, uma peça única destinada a leilão que resultou da colaboração Zenith x Voutilainen x Phillips. É precisamente a história desta colaboração que surge em destaque nestas páginas de inverno. Uma história cozinhada nos píncaros por vários protagonistas de topo no mundo da relojoaria e entre um ninho de águia em Val-de-Travers e um sótão em Le Locle. 

Também nesta edição vai poder descobrir a manufatura Watchland da Franck Muller, que tivemos igualmente oportunidade de visitar no último trimestre do ano, assim como a manufatura Jaeger-LeCoultre, que visitámos no passado mês de fevereiro.

E porque este é um número dedicado às histórias, fomos redescobrir o mundo dos relógios que através dos seus mecanismos nos contam as mais curiosas narrativas, reunimos algumas das novidades da Patek Philippe, enquanto relógios incontornáveis também pelo seu ADN, e fomos tentar perceber quais os desafios que estão por trás da criação de uma marca de relógios – os meandros dos primeiros passos, digamos assim.

Por fim, não poderíamos deixar de sublinhar o resultado da nossa mais recente visita ao Porto. 

Por um lado, tivemos a oportunidade de entrevistar Ana Aragão, a arquiteta portuguesa reinventada como desenhadora que explora incríveis imaginários urbanos evocativos de narrativas de paisagens impossíveis. 

Por outro lado, fomos à descoberta da In-Libris, instalada há seis anos numa velha oficina de encadernação do século XIX, e cujo mentor, Paulo Gaspar Ferreira, está determinado a promover o livro nas suas mais diversas facetas.

Deixamos assim um gostinho desta última edição do ano – que pode também ser adquirida através da nossa e-shop.


Espiral do Tempo 81

Outras leituras