Espiral do Tempo x Oris Social Club Lisboa: mais um grande evento

O mais recente Encontro Espiral do Tempo teve lugar no The Therapist, na área lisboeta de Alvalade. Numa associação ao Oris Social Club Lisboa e à Watchers, o evento contou com quase meia centena de aficionados e foi dedicado à Oris, tendo como protagonista a nova geração de relógios Aquis de mergulho.

Fundada em 1904 e em ano de 120.º aniversário, a Oris é uma das empresas relojoeiras suíças com historial mais simbólico: na sequência da crise provocada pela afluência dos relógios baratos de quartzo vindos do Oriente, foi comprada pelos próprios trabalhadores num processo quase épico e nunca se desviou do seu caminho – assentando a sua produção exclusivamente em modelos mecânicos e tornando-se num símbolo do renascimento da relojoaria tradicional helvética. Devido ao seu estatuto independente e racionalização de produção, apresenta há muito uma das melhores relações preço/qualidade da indústria relojoeira suíça. E é por isso que é uma marca muito querida pelos amantes da relojoaria em geral e pelos aficionados portugueses em particular.

Espiral do Tempo / ORIS social club.
Alguns dos relógios presentes no evento, com os novos Aquis em destaque | Foto: José Zenha

A Espiral do Tempo tem-se associado à Oris (e, por extensão, à distribuidora nacional da marca, a Watchers) na organização de encontros que juntam leitores e amigos da publicação — e também membros do Oris Social Club Lisboa. Este ano, a reunião teve como palco o estabelecimento The Therapist, na zona de Alvalade (e não muito longe do local do encontro da Oris realizado em 2023), e contou com a presença de quase meia centena de participantes.

Espiral do Tempo / ORIS Social Club.
O animado encontro contou com quase meia centena de aficionados | Foto: Cesarina Sousa / Espiral do Tempo

A Oris tem uma coleção eclética, mas os dois pilares principais têm a ver com a aviação (todos os modelos Big Crown, Pilot e ProPilot) e o mergulho (Aquis e Divers Sixty-Five). Também desenvolveu movimentos exclusivos de manufatura e tem-se destacado com especialidades mecânicas que reforçam o caráter utilitário de vários exemplares da coleção, como o profundímetro em relógios de mergulho e o altímetro em modelos de piloto.

Em todos os relógios é exaltada a cultura high-mech tão cara à marca de Hölstein. E este ano, na Watches and Wonders, introduziu a nova geração do seu best-seller Aquis — que foi o protagonista do Encontro Espiral do Tempo x Oris, mesmo que se tenham visto algumas outras novidades e até mesmo edições especiais (como a colaboração Oris x The Collective Divers Seventy-Five).

Espiral do Tempo / ORIS Social Club.
O Oris Aquis Date Upcycle | Foto: José Zenha

Os novos Aquis assentam numa caixa de arquitetura discretamente redesenhada para não perder a sua forte identidade, mas mais ergonómica e confortável. As proporções foram melhoradas, tal como houve grandes melhorias na conceção da bracelete metálica e do respetivo fecho. Para além de afinações no mostrador — desde a tipografia às proporções dos indexes e dos ponteiros.

Espiral do tempo / ORIS social Club.
Um encontro em parceria com o Oris Social Club Lisboa | Foto: Cesarina Sousa / Espiral do Tempo

Os presentes tiveram a possibilidade de ver e experimentar os novos modelos Aquis nos seus três diferentes tamanhos e duas motorizações (Calibre 400 exclusivo da marca ou movimento de base Sellita). E de participar em passatempos que valeram prémios. Mas, sobretudo, tiveram a oportunidade de confraternizar, ver velhos amigos e conhecer novos aficionados.

Porque esse é precisamente o principal objetivo dos Encontros Espiral do Tempo. Venham mais!

Outras leituras