Exposição ‘Engrenagens do Tempo’ em Cascais

A Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais apresenta ao público um interessante acervo de relógios institucionais, reais e democráticos até ao próximo mês de Setembro. A visitar.

Inaugurada no passado dia 26 e em exibição até ao próximo dia 10 de setembro, a Exposição ‘Engrenagens do Tempo’ exibe diferentes tipologias de relógios nacionais e europeus produzidos entre os séculos XVII e XIX. Trata-se de uma mostra que inclui um notável conjunto de exemplares de mesa, de parede, de bolso, de caixa e até um de relojoaria sérvia do XVIII, utilizado nos campanários das igrejas, destacando-se ainda dois relógios da autoria do lendário mestre Abraham-Louis Breguet (1747-1823) — por muitos considerado como o melhor relojoeiro da história.

Exposição ‘Engrenagens do Tempo’ em Cascais
Exposição ‘Engrenagens do Tempo’ em exibição até ao próximo dia 10 de setembro | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

As peças em exposição são provenientes de instituições públicas e privadas — como a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, o Museu Medeiros e Almeida, o Museu do Relógio (núcleos de Serpa e Évora), a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, o Museu das Comunicações em Lisboa e o Museu Condes de Castro Guimarães em Cascais, para além de vários colecionadores privados. Nas várias salas da Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela podem ser encontrados exemplares de produção nacional e europeia, nomeadamente de países como França, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Holanda e Bélgica a juntarem-se a Portugal. Com a curadoria de José António Proença, conservador de museus.

Exposição ‘Engrenagens do Tempo’ em Cascais
A exposição exibe diferentes tipologias de relógios nacionais e europeus produzidos entre os séculos XVII e XIX | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O engenho, o requinte e a ostentação da arte da relojoaria mecânica estão bem patentes nas diversas salas da exposição — com todos os relógios bem identificados e acompanhados de um texto bilingue informativo. A inauguração oficial da Exposição ‘Engrenagens do Tempo’ contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais; estará aberta ao público de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, mediante um ingresso de somente 3 euros (havendo ainda descontos na bilhética do Bairro dos Museus). E por esse valor simbólico vale mesmo a pena a visita… antes que o tempo se esgote!

Convite para a Exposição ‘Engrenagens do Tempo’ em Cascais
Exposição ‘Engrenagens do Tempo’ em Cascais

Continue connosco: