Exposição: ‘Transmissão Direta da Torre do Relógio da Câmara Municipal do Porto’

Uma exposição patente no Palácio dos Correios do Porto, de 26 de setembro a 28 de novembro: T.D. Transmissão Direta da Torre do Relógio da Câmara Municipal do Porto de João Penalva, tem curadoria de João Pinharanda e é produzida pela Fundação EDP, no âmbito do protocolo de parceria e apoio mecenático com a Galeria Municipal do Porto.

Trata-se de uma instalação site-specific, que transmite o som e as imagens do mecanismo do relógio da torre da Câmara Municipal do Porto, para o espaço de exposição. João Penalva desenvolveu esta solução expositiva a partir das circunstâncias dos locais onde é convidado a trabalhar – torres de relógio pertencentes a instituições públicas — dando continuidade ao programa artístico que tem vindo a desenvolver. Anteriormente, o artista usou também a mesma solução em Wasserschoss, Gross Leuthen, Brandeburgo, Alemanha, 2004; Irish Museum of Modern Art, Dublin, Irlanda, 2007; Galeria Solar, Vila do Conde, Portugal, 2008.

Penalva aborda a temática do tempo e a sua dimensão de memória.O relógio usado nesta instalação pertence à Câmara Municipal do Porto e foi recuperado para a exposição, devolvendo-lhe assim uma função há muito desativada. As imagens transmitidas mostram a tecnologia antiga de um relógio presente intervindo na cidade. As imagens da exposição são transmitidas, mas não são gravadas, constituindo uma peça efémera. ET_simb

Mais informações: Fundação EDP

Outras leituras