Franck Muller Vanguard Sapphire Skeleton Color

A novidade da Franck Muller, o novo Vanguard Sapphire Skeleton da Franck Muller é uma das mais espetaculares explosões de cor jamais vistas em alta-relojoaria.


Artigo originalmente publicado no número 76 da Espiral do Tempo (outono 2021)


A casa de Genthod pegou na sua linha mais contemporânea e não só dotou a caixa do Vanguard de uma estrutura transparente em safira, como ainda concebeu um mecanismo declinado em sete cores que oferecem uma visão psicadélica do tempo. Não é a primeira nem será a única incursão da marca pelo domínio do arco-íris: na transição do milénio, já tinha sido a primeira a combater o conservadorismo da indústria relojoeira com iconoclásticas execuções cromáticas sob o formato Cintrée Curvex, como sucedeu no Colors Dreams e no Crazy Color Dreams; o Vanguard Sapphire Skeleton leva a alargada paleta de cores até ao coração do relógio.

Close-up do mostrador e da fivela do Franck Muller Vanguard Sapphire Skeleton Color
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Os vários componentes do movimento de carga manual foram anodizados em eletrizantes tons de vermelho, laranja, púrpura e ainda duas variantes de azul — enquanto o tambor de corda se destaca a verde e o anel dos pequenos segundos sobressai em amarelo. Os ponteiros semiesqueletizados das horas, dos minutos e dos segundos também são coloridos e incluem material luminescente para boa leitura em condições de luz precárias. A coroa bicolor e a correia híbrida em pele de aligator sobre uma base em cauchu (disponível em várias cores, do branco ao vermelho) reforçam a espetacularidade do conjunto. Apesar do tamanho, a arquitetura moderna da caixa com integração da bracelete permite que assente bem mesmo em pulso mais estreitos.

Preciosa transparência

Apresentada em generosas dimensões, a caixa moldada em vidro de safira é de muito difícil confeção devido à dureza do material e qualquer problema inutiliza imediatamente um oneroso trabalho de muitas horas; as suas propriedades antirrisco e a transparência permitem uma visão praticamente total sobre o mecanismo. A periferia do mostrador a branco inclui o nome multicolor da linha e do modelo.

Franck Muller Vanguard Sapphire Skeleton Color e a sua caixa em safira transparente, vista de lado
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Cor no motor

O Calibre FM 1740-VS de corda manual assegura uma autonomia de sete dias graças a dois tambores de corda sobrepostos e é outra prova da verticalização da Franck Muller enquanto manufatura; já foi utilizado noutros modelos da marca, mas surge completamente revolucionário no Vanguard Sapphire Skeleton, graças à colorida esqueletização. O alumínio anodizado nas pontes reforça a leveza do conjunto.

Verso de caixa do Franck Muller Vanguard Sapphire Skeleton Color
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

→ A mais espetacular novidade da Franck Muller representa uma explosão de cor, afastando-se do cinzentismo. Ou como a relojoaria pode contribuir para um estado de espírito mais feliz.


Características técnicas

Franck Muller
Vanguard Sapphire Skeleton Color Dreams

Ano de lançamento | 2021

Referência | V45S6SQTCOL/SAFIRA

Movimento | Mecânico de corda manual. Esqueletizado de corda manual Calibre FM 1740-VS, 18.800 alt/h, 7 dias de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos e pequenos segundos.
Caixa 44 x 53,7mm | Vidro de safira. Estanque até 30 metros. Vidro de safira com tratamento antirreflexo.
Bracelete | pele de aligátor e cauchú com fivela cerâmica branca.
Preço | 154.660 €

Franck Muller Vanguard Sapphire Skeleton Color visto de frente em fundo branco
| © Franck Muller

Visite o site oficial da Franck Muller para mais informações.

Outras leituras