fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Frederique Constant Highlife Perpetual Calendar

O Highlife Perpetual Calendar Manufacture é um relógio de estilo moderno dotado de uma complicação clássica que o torna praticamente imbatível no seu escalão de preço.


Artigo originalmente publicado no número 78 da Espiral do Tempo (primavera 2022) 


A Frederique Constant é uma marca relativamente jovem na história da relojoaria. E, numa altura em que manufaturas seculares têm investido no design integrado para reeditar/reinterpretar modelos seus da década de 70, a companhia fundada em 1988 por Aletta e Peter Stas oferece uma perspetiva mais refrescante dessa tendência. É certo que o Highlife foi estreado em 1999 já com uma arquitetura integrada, mas o seu regresso em 2020 dá-se com a Frederique Constant num patamar bem mais elevado de exigência e com maior unanimidade à sua volta: trata-se de uma linha de estética atraente e valências técnicas que personificam a filosofia da marca. Que é a de proporcionar um excelente produto para o preço em questão. E isso acontece especialmente no caso do Highlife Perpetual Calendar Manufacture — tendo em conta que se trata de uma complicação nobre e de um calibre desenvolvido in-house.

Frederique Constant Highlife Perpetual Calendar visto de lado
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O traçado suave assenta num mostrador redondo contornado por uma luneta igualmente circular; a geometria, tão caraterística do design integrado, é acentuada pelo tratamento escovado/polido da superfície e, sobretudo, proporcionada pelo prolongamento da caixa — uma faceta triangular que dá ênfase à junção com a bracelete metálica, estando também incluída, em alternativa, uma bracelete em cauchu que pode ser facilmente trocada através de um sistema de mudança rápida. O mostrador identificativo assenta na estilização de um globo, presente nos diferentes modelos da linha: Highlife COSC, Highlife Heart Beat, Highlife Automatic Skeleton, Highlife Worldtimer Manufacture, Highlife Perpetual Calendar Manufacture e Highlife Tourbillon Perpetual Calendar Manufacture. A capacidade de apresentar complicações a um preço relativamente acessível é um plus da Frederique Contant.

Tempo para sempre

O estilo é moderno, mas o mostrador azul (há cinco versões disponíveis) apresenta uma configuração de calendário perpétuo relativamente tradicional através dos seus quatro indicadores: janela para as fases da Lua às 6h; data analógica às 3h; dia da semana às 9h; submostrador para os
meses e a indicação do ciclo quadrienal dos anos bissextos às 12h. Ponteiros principais luminescentes. Em baixo relevo, a esfera armilar comum aos modelos da linha Highlife.

Mostrador azul do Frederique Constant Highlife Perpetual Calendar
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Calibre de manufatura

O fundo transparente em vidro de safira mostra o movimento de manufatura FC-775 com 38 horas de autonomia, cujo lançamento em 2016 (então na linha Slimline) catapultou a Frederique Constant para um novo patamar de qualidade — e permitiu a democratização de uma prestigiada complicação através do preço acessível. O rotor dourado oferece um belo contraste e as indicações do calendário podem ser ajustadas através dos botões embutidos na caixa.

Pormenor dos botões embutidos na caixa do Frederique Constant Highlife Perpetual Calendar
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

→ O Highlife Perpetual Calendar Manufacture é um relógio de estilo moderno dotado de uma complicação clássica que o torna praticamente imbatível no seu escalão de preço.


Características técnicas

Frederique Constant
Highlife Perpetual Calendar

Ano de lançamento | 2020

Referência | FC-775N4NH6B

Frederique Constant Highlife Perpetual Calendar visto de frente em fundo branco
Frederique Constant Highlife Perpetual Calendar | © Frederique Constant

Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre FC-775, 38h de reserva de corda 28.800 alt/h, 26 rubis.
Funções | Horas, minutos, segundos, data, mês, dia da semana, indicação das fases da Lua e calendário perpétuo.
Caixa ø 41 mm | Aço. Vidro de safira convexo com tratamento antirreflexo. Estanque até 50m.
Bracelete | Aço com fecho de báscula.
Preço | 8.595 €

Relógio cedido por Frederique Constant.

Visite o site oficial da Frederique Constant para mais informações.

Outras leituras