Geneva Watch Days 2023: Oris X Bracenet

Sempre com mostradores diferentes. Assim são os relógios que nascem da parceria da Oris com a Bracenet, uma empresa que produz acessórios a partir de redes de pesca ‘fantasma’ recicladas. O Oris X Bracenet foi hoje anunciado.

A Oris anunciou hoje a sua parceria com a Bracenet, uma empresa que de dedica à produção de acessórios a partir de redes de pesca ditas ‘fantasma’ recicladas. No âmbito desta parceria nasce o Oris X Bracenet, que tem como base o modelo Aquis Date, mas é animado por um mostrador feito de redes ´fantasma’ recicladas e em fim de vida.

O Oris X Bracenet no seu estojo.
O novo Oris X Bracenet | © Oris

Bracenet

De acordo com informações disponibilizadas pela Oris, estima-se que o Great Pacific Garbage Patch (GPGP), uma área de resíduos de plástico à deriva entre o Havai e a Califórnia, esteja com uma dimensão equivalente a quatro vezes e meio o tamanho da Alemanha. Este número foi calculado pela Ocean Cleanup, que calcula também que 46% do GPGP é constituído por redes de pesca perdidas ou deitadas fora. Estes dados são preocupantes: embora já não estejam a ser utilizadas, estas redes de pesca acabam por ter graves implicações na vida marinha enquanto andam à deriva.

Fotografia dos fundadores da empresa Bracenet sentados num bloco de redes de restos de redes de pesca.
Os fundadores da Bracenet: Benjamin Wenke e Madeleine von Hohenthal | © Oris

A consciência relativa à existência destas redes ‘fantasma’ começou recentemente a ganhar força muito graças à visão e aos esforços de pessoas como Benjamin Wenke e Madeleine von Hohenthal. Foi durante uma viagem ao largo da costa da Tanzânia que os fundadores da Bracenet se aperceberam deste fenómeno. Decidiram assim começar a fazer pulseiras com redes de pesca ‘fantasma’ recicladas, mas atualmente já contam com um catálogo de produtos mais alargado.

Tal como os produtos produzidos pela Bracenet, cada Oris que nasce desta parceria guarda consigo um mostrador feito de redes de pesca ‘fantasma’ recicladas. Desta forma, esta edição especial vem contribuir para a consciencialização face a este grave problema passando a mensagem através do seu mostrador.

Oris X Bracenet

Oris X Bracenet com mostrador esverdeado.
O novo Oris X Bracenet tem o mostrador feito com redes de pesca ‘fantasma’ recicladas | © Oris

Disponível com caixas de 43,5mm ou de 36,5mm em aço, o novo Oris X Bracenet tem como base o Aqui Date e distingue-se, como já referimos, por ter um mostrador feito de redes ‘fantasma’ recicladas e em fim de vida. O fabrico de cada mostrador que integra esta edição especial envolve a recolha de pequenos retalhos verdes, azuis e brancos que são aquecidos até se fundirem com a matéria-prima. Ao arrefecerem, endurecem, formando uma fina folha de material. De seguida, esta folha é cortada à medida, aplainada e lixada até ter apenas 0,3 mm de espessura.

Relógio Oris com mostrador esverdeado.
O novo Oris X Bracenet foi apresentado no âmbito do Geneva Watch Days | © Oris

O material não contém aditivos, agentes de enchimento nem colas. Este processo de fabrico e os retalhos que estão na base do disco fazem com que não existam dois mostradores iguais.

Os novos Oris X Bracenet estão equipados com o Calibre Oris 733 de corda automática, que tem uma reserva de marcha de 38 horas e permite indicar as horas, minutos, segundos e data, esta última numa abertura às 6 horas. O relógio é estanque até 300 metros e está disponível com bracelete metálica, em aço. O preço anunciado em Portugal: 2.350 euros.

As nossas impressões

A Espiral do Tempo teve já a oportunidade de ‘conhecer’ o novo Oris X Bracenet ao vivo e a cores. E a impressão lá está: é uma continuidade no seio de uma marca que sabe bem os caminhos que escolhe. Esta não é a primeira vez que a marca faz uma parceria que visa consicencializar para a sustentabilidade reutilizando materiais que seriam desperdiçados. Aliás, já começa a ser tradição, o que se torna bastante interessante. Gostamos da ideia de que este é um relógio que pretende passar uma mensagem muito relevante e que dá a conhecer um projeto que tem raízes com sentido.

O novo relógio Oris X Bracenet no pulso.
O mostrador do novo relógio revela-se muito apelativo e ‘caleidoscópico’ como refere a marca | © Oris

O relógio em si é robusto – como Aquis que é -, revela-se fresco esteticamente e é muito confortável. As dimensões disponíveis fazem com que seja adequado para os mais diferentes tipos de pulso. Já a sua estética geral faz dele um relógio que não olha a idades. O mostrador ao vivo é realmente muito bonito e impactante – em mãos tivemos um relógio cujo mostrador era mais esverdeado. Mas há outros que pendem mais para o azulado. Depende sempre dos materiais de base.

Algumas caraterísticas técnicas:

Oris
Oris X Bracenet
Referência | 01 733 7730 4137-07 8 24 05PEB
Lançamento | 2023

O relógio de pulso Oris X Bracenet com mostrador esverdeado feito de restos de redes de pesca.
Oris X Bracenet | © Oris

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre Oris 73342, 38 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixas ø 43.5mm e 36.5mm | Aço, vidro de safira abobadado com tratamento antirreflexo no interior. Estanque até 300 metros.
Bracelete | Aço com fecho de báscula extensível.
Preço | 2.350 €

Visite o site oficial da Oris para mais informações.

Outras leituras