A edição de 2024 do Grand Prix d’Horlogerie de Genève está agendada para o dia 13 de novembro. Já se conhecem os relógios a concurso. Em breve serão anunciados os finalistas. Tem algum palpite?
Entre muitas outras coisas, há três que os aficionados de relógios gostam de fazer (para além de comprar relógios, claro): tentar descobrir ao longe quais são os relógios que outras pessoas estão a usar; tirar fotografias aos seus relógios e aos relógios dos outros no seu próprio pulso; e tentar adivinhar quais são os vencedores do Grand Prix d’Horlogerie de Genève (GPHG), uma espécie de cerimónia dos Óscares da Relojoaria.
Em 2024, a cerimónia de entrega dos prémios vai decorrer no dia 13 de novembro no Théâtre du Léman, em Genebra, e a organização já divulgou os relógios que arriscaram participar na competição. O próximo passo da organização será anunciar os seis finalistas de cada uma das 15 categorias: Ladies’; Ladies’ Complication; Time Only; Men’s; Men’ Complication; Iconic; Tourbillon; Calendar and Astronomy; Mechanical Exception; Chronograph; Sports; Jewellery; Artistic Crafts; ‘Petite Aiguille’; Challenge.
Até lá, vale a pena visitar o site oficial do GPHG para saber quais são os relógios que estão a concorrer. Na sua globalidade, é um conjunto bem composto que merece ser apreciado com atenção, porque acaba por ser bem representativo do atual panorama da indústria relojoeira, mesmo com a ressalva de que há muitas marcas que não estão presentes – a participação na iniciativa é sujeita a inscrição e a um pagamento.
No ano passado, o grande vencedor da noite foi o Audemars Piguet Code 11.59 Ultra-Complication Universelle RD#4 que levou para casa o troféu Aiguille d’Or, a distinção máxima desta iniciativa.