Em 1876, Henry Clay Work escreveu «Grandfather’s Clock», uma canção que, além de ter sido interpretada, readaptada e servido de inspiração ao longo dos tempos, poderá ser a razão pela qual se designa em inglês um relógio de caixa alta como grandfather clock. A sua história é particularmente curiosa.
Foi escrita em 1876 por Henry Clay Work (1832-1884), mas passou pelas vozes de Johny Cash e de Evelyn Knight. Foi incluída em coletâneas para crianças, mas também serviu de inspiração para um episódio da série Twilight Zone e o seu refrão surge num videojogo de terror. Foi parodiada, recriada, adaptada, deu origem aos mais diversos vídeos, foi homenageada, serviu como música num relógio-brinquedo e existem inúmeras versões populares nos mais diversos países – a canção «Grandfather’s Clock» pode ser considerada um clássico, se assumirmos a expressão clássico, como uma criação que não se deixa levar pelo tempo.
A letra é muito curiosa. O narrador conta a história de um relógio «demasiado grande» que o seu avô teria recebido no dia em que nascera. O relógio funcionou na perfeição durante 90 anos, foi sempre considerado como um tesouro e um orgulho do avô e apenas precisava de corda uma vez por semana. Porém, há um dia em que o relógio soa um alarme, o que serviu de aviso para a família de que o avô estaria à beira da morte. Depois de o avô morrer, o relógio para e nunca mais volta a trabalhar.

Segundo algumas fontes, o relógio de caixa que inspirou esta canção existe mesmo e encontra-se na receção do histórico George Hotel, situado na pequena cidade de Piercebridge, na região de Yorkshire, em Inglaterra. O relógio terá sido adquirido por dois irmãos, os Jenkins, e criado pelo relojoeiro Samuel Thompson, filho de James Thompson reconhecido na zona pela qualidade dos seus instrumentos do tempo. Uma das particularidades das suas particularidades seria a elevada precisão, o que fazia com que servisse de referência para as pessoas da cidade. Mas eis que chega o momento twillight da história: a partir do dia em que um dos irmãos Jenkins morre, o relógio terá começado a abrandar o ritmo, de tal forma que chegou a perder mais de uma hora por dia.
Depois de o segundo irmão morrer, aos 90 anos, e mesmo com a corda completa, o relógio terá parado às 11h05, precisamente. O seguinte proprietário do hotel ainda tentou mandar arranjar o relógio, mas sempre em vão. Segundo o que lemos, nos tempos atuais o relógio tem os ponteiros nas 11h30. O americano Henry Clay Work, conhecido pelas suas inúmeras composições, incluindo músicas que surgem como retrato da vida na América no período da Guerra Civil Americana, terá ficado hospedado no George Hotel, durante uma viagem que fez à Europa em 1874. Aí terá tomado conhecimento da história do curioso relógio de caixa alta e tornou-a famosa na América a partir do momento em que a transformou numa canção dedicada à sua irmã.
Algumas fontes encerram a história, dizendo que esta canção terá sido responsável pelo facto de a atual designação ‘grandfather clock’, alusiva a relógios de caixa alta, ter passado a ser utilizada em inglês, sobrepondo-se a outras que designam o mesmo tipo de relógio, nomeadamente ‘Case clocks’, ‘Coffin clocks’, ‘standing clocks’, upright clocks, long clocks, pendulum clocks e floor clocks.
Em 1878, Henry Clay Work ainda escreveu a sequela da canção. Nela, os novos donos da casa trocaram o relógio por um de parede. Mas esta sequela não teve o mesmo sucesso da canção original.