fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

H. Moser & Cie. Endeavour Perpetual Calendar “Tutorial”: algumas curiosidades

Em ano não bissexto e no último dia deste mês de fevereiro, destacamos o Endeavour Perpetual Calendar Tutorial, um calendário perpétuo assinado H. Moser & Cie. que se auto-explica no mostrador. E assim nos deparamos com mais uma manobra de humor tão associada à marca suíça. Aqui ficam algumas curiosidades sobre este novo relógio de pulso.

1. O sentido de humor

A H. Moser & Cie. distingue-se, entre muitos outros aspetos, pelo seu humor e pela forma descontraída de estar em relojoaria. Esta abordagem reflete-se através de uma ousada estratégia de comunicação e produção, com peculiares campanhas de marketing, acompanhadas, por exemplo, por relógios únicos que procuram transmitir uma mensagem ou marcar um statement. Um deles tinha uma caixa feita de queijo, outro surgiu como um pequeno jardim de pulso e, pelo meio, entre outros, nasceu também o Swiss Alp Watch Minute Repeater Concept Black homenageando a tradição relojoeira através de um engenhoso relógio de pulso minimalista que integra um sistema de repetição de minutos e um turbilhão, numa caixa retangular que faz lembrar um smartwatch. Mas humor não significa falta de seriedade. E prova disso é a coleção regular da marca secular recuperada no arranque do novo milénio, que hoje em dia personifica a dicotomia inerente ao conceito clássico-moderno, caracterizada por relógios de visual minimalista com mostradores fumados ou coloridos. Pois, o novo Endeavour Perpetual Calendar Tutorial surge também como um relógio bem simples visualmente, mas brinca com esse conceito ao simplificar ainda mais o já de si simples mostrador. Porque a simplicidade tem também a sua complexidade. Principalmente para quem não está dentro do assunto.

O novo H. Moser & Cie. Endeavour Perpetual Calendar Tutorial
O novo Endeavour Perpetual Calendar Tutorial surge também como um relógio bem simples visualmente, mas brinca com esse conceito ao simplificar ainda mais a simplicidade do mostrador. | © H. Moser & Cie.

2. Manual de instruções

O Endeavour Perpetual Calendar Tutorial é um calendário perpétuo que indica as horas e minutos por meio de ponteiros centrais e os segundos através de um pequeno submostrador de segundos às seis horas. No lado direito, na zona das três horas, uma janela sobredimensionada indica a data instantaneamente, através de um salto que ocorre todos os dias à meia-noite; já, às 9 horas, descobre-se o indicador de reserva de corda, com um ponteiro que segue calmamente o seu percurso. Ainda ao centro, destaque para um pequeno ponteiro que indica os meses do ano. Mas há mais para dizer sobre este relógio – quanto mais não seja, aquilo que visualmente mais o caracteriza. De facto, o mostrador do novo Endeavour Perpetual Calendar Tutorial tem as indicações de tempo, acompanhadas por pequenas notas explicativas que permitem entender um pouco melhor a complexidade associada à simplicidade visual deste relógio de pulso. Como se fosse um manual de instruções ou um bloco de notas. Dispersos, encontram-se pequenos apontamentos junto à reserva de corda, por exemplo, ou uma escala personalizada com um aviso amarelo vivo, como forma de chamar a atenção para o dia 29 que surgirá na janela da data apenas de quatro em quatro anos. Mas vale a pena passar algum tempo a descobrir as diferentes referências no mostrador…

O mostrador do novo Endeavour Perpetual Calendar Tutorial tem as indicações de tempo, acompanhadas por pequenas notas explicativas.
O mostrador do novo Endeavour Perpetual Calendar Tutorial tem as indicações de tempo, acompanhadas por pequenas notas explicativas. Como se fosse um manual de instruções ou um bloco de notas. | © H. Moser & Cie.

3. Simplificar o simples

Lançado numa edição limitada a 20 exemplares, o Endeavour Perpetual Calendar Tutorial (Ref. 1800-0205) é lançado na companhia de um modelo regular designado Endeavour Perpetual Calendar Funky Blue (Ref.1800-0204). Ambos vêm assim complementar a coleção com mostradores azuis fumé particularmente apelativos. O mais giro é mesmo comparar os dois relógios. No fundo, a marca celebra o seu calendário perpétuo, apresentado como um dos mais simples que existem, e junta-lhe novas duas propostas que nos ajudam a compreendê-lo ainda melhor. Para quem não conhece este calendário perpétuo pode ser interessante tentar descodificá-lo na sua versão regular e, depois, compará-lo com as notas explicativas da edição limitada. Por exemplo: o pequeno ponteiro central para indicação dos meses do ano quase que passa despercebido quando olhamos para a versão regular, tendo em conta que os indexes da hora servem também de referência para a indicação dos meses do ano; mas a versão com tutorial apresenta uma escala em torno do ponteiro que permite efetivamente compreender o mês em que nos encontramos, graças às notas que o acompanham. Perante isto, podemos arriscar dizer com piada que esta espécie manual de instruções até dá jeito: afinal até explica como se faz o acerto da data por meio da coroa.

Endeavour Perpetual Calendar Tutorial e  Endeavour Perpetual Calendar Funky Blue
Endeavour Perpetual Calendar Tutorial e Endeavour Perpetual Calendar Funky Blue | © H. Moser & Cie.

4.O movimento

Tanto o Endeavour Perpetual Calendar Tutorial como o Endeavour Perpetual Calendar Funky Blue estão equipados com o calibre de manufatura HMC 800 de corda manual que pode ser apreciado através do fundo em vidro de safira. Com 34 mm de diâmetro, 6,3 mm de altura, 32 rubis e 168 horas reserva de corda, trata-se de um mecanismo premiado. Nele, o mecanismo de calendário é parte integrante do movimento e não um complemento modular, podendo ser ajustado em qualquer altura para a frente e para trás sem qualquer risco. A indicação de ano bissexto é apresentada na parte de trás do movimento – e o próprio mostrador do Endeavour Perpetual Calendar Tutorial chama a atenção para esse aspeto.

Equipado com o calibre de manufatura HMC 800 de corda manual que pode ser apreciado através do fundo em vidro de safira
Equipado com o calibre de manufatura HMC 800 de corda manual que pode ser apreciado através do fundo em vidro de safira | © H. Moser & Cie.
Pormenor do movimento observado no verso da caixa do Endeavour Perpetual Calendar Tutorial
Pormenor da estrela do ano bissexto observado no verso da caixa do Endeavour Perpetual Calendar Tutorial | © H. Moser & Cie.

5. Vestido a rigor

Como já explicámos, tanto o Endeavour Perpetual Calendar Tutorial como o Endeavor Perpetual Calendar Funky Blue distinguem-se pelo mostrador azul fumé que, segundo a marca, envolve mais de 200 etapas para produzir e incorpora um motivo raiado, com efeito de cor gradativo – tornando-se mais escuro à medida que se aproxima da periferia. Ambos os relógios têm caixa em ouro branco de 42 mm de diâmetro e são complementados por uma correia bege em pele Kudu com fivela em ouro. Os preços começam nos 54.000 francos suíços para o Endeavor Perpetual Calendar Funky Blue (Ref.1800-0204); já a versão com tutorial (Ref. 1800-0205) custa 59.000 francos suíços e pelas suas especificidades é, claramente, a nossa preferida.

Endeavour Perpetual Calendar Tutorial visto de frente em fundo branco
Endeavour Perpetual Calendar Tutorial | © H. Moser & Cie.

Outras leituras