Iced Sea: um diver inspirado nos glaciares

A coleção relojoeira da Montblanc tem como um dos seus principais alicerces uma linha de relógios de mergulho que teve por inspiração o monte alpino que deu batismo à marca. E que este ano recebeu um diver de caraterísticas extremas: o Iced Sea Zero Oxygen Deep 4810.

Em Genebra

A nomeação de Laurent Lecamp como responsável do departamento relojoeiro da Montblanc acarretou algumas mudanças de monta e abriu um campo experimental para a grande imaginação do seu Global Managing Director. E a principal aposta tem sido uma linha carregada de simbologia e com valências técnicas muito vincadas. Denominada Iced Sea, estreou-se em 2022 com mostradores inspirados nos padrões glaciares e a responsabilidade solene de ser a primeira coleção de mergulho da marca.

Os primeiros Iced Sea foram lançados em 2022 pela Montblanc | Foto: cortesia Montblanc

Já se sabe que os tool watches serão a mais popular das categorias relojoeiras, mas a gama Iced Sea vai para além de um simples instrumento de mergulho: é um relógio de mergulho e de montanha, pronto para as exigências do universo subaquático e da atmosfera rarefeita, capaz de lidar com a água e com o gelo — e tudo o que está entre as profundezas e os picos. Essa combinação determinou três importantes novidades da Montblanc para 2024 que poderão brilhar no pulso dos aficionados neste verão. Aqui estão elas.

Iced Sea Zero Oxygen Deep 4810

Dois anos após o advento do conceito Iced Sea inaugurar a tipologia dos relógios de mergulho na Montblanc, a marca foi mais longe ao lançar um modelo para a exigente categoria dos extreme divers. Esteticamente, o Iced Sea Zero Oxygen Deep 4810 mantém as mesmas caraterísticas visuais — mas numa estrutura reforçada para garantir inviolabilidade até quase 5.000 metros de profundidade. Mais precisamente 4810 metros, um preciosismo associado à altura do Monte Branco… que é o mais alto pico da Europa e que serve de totem à marca.

Montblanc Iced Sea 0 Oxygen Deep 4810
O Iced Sea Zero Oxygen Deep 4810 é inspirado no glaciares e o fundo evoca o gélido ambiente alpino | Foto: cortesia Montblanc

O diâmetro passa dos 41mm dos modelos Iced Sea regulares para os 43mm com 19,4mm de espessura, pelo que se trata de um relógio concebido com a robustez em mente. Mas que não é pesado, já que a carroceria é esculpida em titânio. A grande diferença relativamente aos seus congéneres do mergulho extremo prende-se com a construção pensada em retirar qualquer oxigénio do interior do relógio, evitando qualquer condensação nociva ao movimento mecânico e à legibilidade em condições precárias com temperaturas abaixo de zero.

Montblanc Iced Sea 0 Oxygen Deep 4810
Relógio pensado para os cumes alpinos e para mergulhos em águas geladas | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A linha Iced Sea foi pensada não só para os cumes alpinos, mas também para o mergulho em águas geladas — e o conceito Zero Oxygen afigura-se particularmente relevante, evitando a oxidação do calibre automático (MB 29.29, de precisão cronométrica) e o envelhecimento dos respetivos óleos. Ou seja, é anti-corrosão.

Montblanc Iced Sea 0 Oxygen Deep 4810
O Zero Oxygen Deep 4810 passa a ser o destaque da linha Iced Sea | Foto: cortesia Montblanc

O Iced Sea Zero Oxygen Deep 4810 é um relógio imponente, mas de proporções equilibradas. Ostenta no mostrador o padrão Gratté-Boisé que carateriza a linha Iced Sea e que surge complementada por um fundo gravado a lazer e em baixo-relevo que evoca precisamente o ambiente gélido para o qual o relógio foi pensado: mostra o padrão do Mer de Glace (um dos maiores glaciares do Monte Branco), visto pelos olhos de um mergulhador. Faz-se acompanhar de uma bracelete em cauchu.

Iced Sea Date (Bronze e Burgundy)

A linha regular Iced Sea — que não beneficia da inovadora tecnologia Zero Oxygen — recebeu duas novas adições que foram anunciadas na recente Watches and Wonders: uma versão de caixa em bronze e uma variante de mostrador cor-de-vinho (ou vermelho-sangue).

Iced Sea Bronze
Iced Sea Date com a caixa em bronze. | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Cada qual, à sua maneira, mostra-se extremamente apelativa. Com 41mm de diâmetro (com 12,9mm de espessura), são relógios poderosos sem apresentarem a etiqueta de ‘extremo’ do Iced Sea Zero Oxygen Deep 4810. Os mostradores apresentam o padrão Gratté-Boisé que carateriza a linha e lhes fornece a tão peculiar textura gélida. O logo Iced Sea que surge no mostrador foi inspirado num antigo selo de exportação da Montblanc.

Iced Sea Bronze
Mostrador com o padrão Gratté-Boisé que fornece a tão peculiar textura gélida | Foto: Cesarina Sousa/Espiral do Tempo

O Iced Sea Date Bronze assenta numa caixa confecionada em Cupro Aluminium, uma liga de alumínio e cobre que fornece a mesma patina do bronze mas com uma resistência superior à corrosão e à ferrugem; também se distingue por uma luneta em alumínio de caraterísticas bicolores, em castanho e preto, que lhe reforça a aura calorosa.

Iced Sea Date Burgundy inspirado no pôr-do-sol nos glaciares | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Já o Iced Sea Date Burgundy em aço inspira-se no reflexo avermelhado do pôr-do-sol nos glaciares. Também ostenta a luneta unidirecional e a coroa de rosca dos outros modelos Iced Sea. Mas, ao contrário do Zero Oxygen Deep 4810 ou do Iced Sea Date Bronze, apresenta-se com uma bracelete em aço com sistema de troca para uma rápida substituição por uma bracelete de cauchu.


Outras leituras