fbpx

Jaeger-LeCoultre: ‘Two Worlds’, exposição fotográfica de Sarah Gadon por Caitlin Cronenberg

Reconhecida pelo seu compromisso de longa data ao mundo do cinema e da fotografia, a Jaeger-LeCoultre tem patente uma exposição fotográfica na sua flagship, na Madison Avenue, em Nova Iorque.

Intitulada Two Worlds, esta série de fotografias de Caitlin Cronenberg, capta a elegância, o livre espírito e a personalidade espontânea da atriz Sarah Gadon a usar o relógio Jaeger-LeCoultre Rendez-Vous.

A atriz de cinema premiada, de origem canadiana, oscila entre dois universos diametralmente opostos da sua antiga e da sua nova vida em Nova Iorque. Ela gravita entre Brooklyn e Manhattan, alternando entre o prazer da sua casa ou o prazer em explorar a cidade.

«Cada relógio torna-se numa pequena obra de arte que trazes contigo todos os dias», confidenciou Sarah Gadon depois de se apaixonar pela coleção Rendez-Vous em setembro de 2013, no 70º Festival Internacional de Cinema de Veneza. «Sempre que colaboro com a Caitlin, passamos imenso tempo a avaliar o trabalho criativo e a discutir a personagem enquanto âmago da fotografia. No espírito de Nova Iorque, fomos para as ruas para captar a energia da cidade em tempo real», acrescentou Gadon.

O envolvimento da Jaeger-LeCoultre à fotografia remonta a 1938, quando a LeCoultre&Cie fabricou o Compass, uma câmara full-featured tão pequena que cabia num maço de cigarros. Desde 2006, a Jaeger- LeCoultre também tem estado associada ao Museu Jeu de Paume em Paris, um dos mais reconhecidos museus na área da fotografia e arte contemporânea. A manufatura tem sido inclusivamente parceira em algumas exposições de retrospetiva dedicadas a fotógrafos como Cindy Sherman, Lee Friedlander, Edward Steichen e Richard Avedon. Por ocasião da exposição reGeneration 2005-2025, organizada pelo Museu de l’Elysée em Lausanne, 50 jovens fotógrafos das melhores escolas de arte mundiais exibiram os seus trabalhos nas principais cidades dos vários continentes. A Jaeger-LeCoultre deu-lhes carta branca para imortalizar os workshops da Manufatura, um projeto que resultou na publicação de um livro intitulado Portraits of a Manufacture. Também apresenta o trabalho de fotógrafos eminentes em cada edição do seu Anuário ilustrado. Este ano, a Jaeger-LeCoultre patrocinou a exposição The Art of behind the scenes apresentada durante o Festival de Cinema de Cannes e que mostrava a fotografia por alguns dos mais talentosos fotógrafos on-set do mundo.

A exposição Two Worlds termina hoje, dia 30 de novembro. ET_simb

Outras leituras