fbpx

Lang 1943: o advento de uma marca diferente

Uma marca contemporânea inspirada por um passado clássico que usa calibres de época pertencentes a um acervo histórico. Essa pode ser uma definição sucinta da nova companhia relojoeira batizada em honra de Gerd-Rüdiger Lang, mas há muito mais para contar e um primeiro relógio a apresentar: o Field Watch Edition One.

Em Tegernsee | Há um versículo da Bíblia (2 Coríntios, 5:17) que diz “as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”. Uma frase frequentemente adaptada para “e do velho se fez novo” — e que pode ser utilizada para melhor explicar a génese da marca Lang 1943, recentemente apresentada no sul da Baviera a um núcleo muito restrito de amigos do homem que a nova companhia relojoeira pretende homenagear: Gerd-Rüdiger Lang.

Gerd-Rüdiger Lang
Gerd-Rüdiger Lang, o inspirador da nova marca Lang 1943 | © DR

Sim, ainda estamos numa fase em que a inspiração vintage e a tendência rétro pesam sobremaneira nos mais diversos sectores da moda. Sobretudo no campo da relojoaria, o regresso ao passado tem sido uma constante ao longo da última dúzia de anos graças a contínuas reedições e reinterpretações. A Lang 1943 vai por esse caminho, mas através de um trilho diferente: se a estética evoca um pretérito perfeito, a mecânica é mesmo retirada do antigamente.

Lang 1943 Field Watch Edition One no pulso
O Lang 1943 Field Watch Edition One e diversos Chronoswiss da era Gerd-Rüdiger Lang | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Porque todos os seus relógios serão equipados com movimentos históricos pertencentes ao incomparável acervo de Gerd-Rüdiger Lang, devidamente preparados e atualizados para corresponderem às mais elevadas exigências técnicas contemporâneas. Como sucede com o Field Watch Edition One, o modelo de estreia da marca.

Por trás de um nome

Mas afinal quem é Gerd-Rüdiger Lang? Para já, convém esclarecer que o nome não tem nada a ver com a A. Lange & Söhne, nem com a mais recente Lang & Heyne — embora a origem seja igualmente germânica. E que é um nome com muito pedigree na relojoaria, conhecido mesmo antes do renascimento da A. Lange & Söhne em 1994 e do estabelecimento da Lang & Heyne em 2001. Gerd-Rüdiger Lang era o braço direito de Jack Heuer nos tempos em que a Heuer foi pioneira do patrocínio nos desportos motorizados entre as décadas de 60 e 70. Foi mesmo ele quem viajou até ao sul de França com vários cronógrafos Heuer para que Steve McQueen finalmente escolhesse usar o Monaco no filme Le Mans.

Reencontro de amigos: Gerd-Rüdiger Lang com Jack Heuer em Baselworld 2022 e Georg Bartkowiak, fundador da Lang 1943, com Gerd-Rüdiger Lang em Tegernsee 2022  | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo
Reencontro de amigos: Gerd-Rüdiger Lang com Jack Heuer em Baselworld 2018 e Georg Bartkowiak, fundador da Lang 1943, com Gerd-Rüdiger Lang em Tegernsee 2022 | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Foi Gerd-Rüdiger Lang quem, face ao advento da tecnologia de quartzo e à avalanche asiática de relógios digitais, percorreu a Suíça e a Alemanha para comprar todos os movimentos mecânicos que ainda não tinham sido deitados para o lixo ou para os lagos. Foi também ele quem fundou a marca Chronoswiss para preservar os ideais da relojoaria mecânica nesses tempos em que o quartzo era o futuro e quem teve a ideia de dotar todos os seus relógios de um fundo transparente em vidro para exaltar os mecanismos tradicionais.

Gerd-Rüdiger Lang a andar num carro desportivo com o logo da Chronoswiss
Gerd-Rüdiger Lang e o retorno aos clássicos que constituiu a imagem da Chronoswiss | © DR

Gerd-Rüdiger Lang está atualmente com 79 anos e a sua saúde tem-se deteriorado. Georg Bartkowiak, um veterano da indústria com quem trabalhou no passado e que o considera um mentor, achou que estava na altura de preservar o nome do mestre germânico (que entretanto vendeu a Chronoswiss, em 2011); fundou então a marca Lang 1943, que fará tiragens limitadas com movimentos históricos do espólio de Gerd-Rüdiger Lang. E o acervo é composto por milhares de calibres automáticos e de corda manual, a par de uma das maiores coleções de cronógrafos existente (cerda de 850 exemplares de todas as eras).

Lang 1943 Field Watch Edition One
Inspiração militar: o Lang 1943 Field Watch Edition One com mostrador gradiente | © Lang 1943

Gerd-Rüdiger Lang escreveu mesmo um dos primeiros grandes livros sobre o cronógrafo. Seria de esperar que o primeiro exemplar fosse um cronógrafo, a tipologia que mais facilmente se pode associar a Gerd-Rüdiger Lang, ou até mesmo um regulador… mas a escolha do relógio de estreia recaiu sobre um Field Watch que evoca os modelos militares da década de nascimento do mestre alemão.

Gerd-Rüdiger Lang e Miguel Seabra
À conversa na Baviera: Gerd-Rüdiger Lang com a Espiral do Tempo | © DR

Devo aqui abrir um parêntesis para escrever na primeira pessoa e explicar o quão importante foi para mim fazer uma deslocação ao sul da Alemanha durante a primeira semana do torneio de Wimbledon, num período tão complicado do ano e com o caos a grassar nos aeroportos europeus. Conheço pessoalmente Gerd-Rüdiger Lang e acompanhei de muito perto a trajetória da Chronoswiss desde a sua fundação, na década de 80; mas sobretudo tive a honra de traduzir para português, no final da década de 90, o seu livro ‘Sinal dos Tempos’ — no qual ele faz a apologia da relojoaria tradicional e exalta aquele que era então o lema da Chronoswiss: o Fascínio da Mecânica. Daí os fundos transparentes nos relógios, para que as pessoas ficassem… fascinadas. Com a nova marca Lang 1943, o fascínio de Gerd-Rüdiger Lang pela mecânica fica perpetuado.

Protagonistas

Mas Gerd-Rüdiger Lang não é o único protagonista da história. Aliás, sendo ele a inspiração, o maior protagonista é mesmo o já mencionado Georg Bartkowiak, que tudo fez para preservar o legado do seu ídolo relojoeiro. Georg Bartkowiak é um designer e tem um longo historial de trabalhos na indústria relojoeira; também colaborou com a Chronoswiss na elaboração das séries especiais Zeitzeichen. E há vários anos que tinha na ideia o estabelecimento da Lang 1943 — teve foi de esperar pelo momento certo e pelos parceiros ideais que o ajudassem a financiar o projeto.

Lang 1943 Field Watch Edition One
Os modelos da Lang 1943 são dotados de movimentos new old stock do acervo de Gerd-Rüdiger Lang; o Field Watch Edition One está equipado com o Calibre 700 da Marvin dos anos 60 | © Lang 1943

Por altura da pandemia e consequente confinamento, aproveitou o tempo para estabelecer os alicerces da marca e projetar os modelos a lançar. E o anúncio oficial foi mesmo feito em família: para além da sua mulher e bebé recém-nascido, estiveram em Tegernsee Gerd-Rüdiger Lang e a mulher Antonia, o grande colecionador Hamdan Bin Hudaidi, a sua sócia Melika Yazdjerdi e assessores, e um pequeno núcleo de cinco jornalistas conhecidos de longa data.

O Field Watch Edition One com as suas correias alternativas e um wristshot que inclui algumas variantes que serão em breve desveladas | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O Field Watch Edition One de estreia está equipado com um Calibre 700 da Marvin original dos anos 60, proveniente de um alargado lote de movimentos new old stock de Gerd-Rüdiger Lang — que, na Chronoswiss, também tinha produzido algumas edições limitadas baseadas nesse seu acervo histórico de movimentos. E o Calibre 700 da Marvin, com 46 horas de reserva de corda e uma frequência de 21.600 alternâncias/hora (3 Hz), também servirá de base a uma variante com disposição de regulador e até uma evolução modular para cronógrafo.

Lang 1943 Field Watch Edition One de lado
O perfil do Field Watch Edition One revela uma arquitetura muito bem pensada | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O trabalho a fazer é significativo: mesmo que haja um enorme espólio de calibres new old stock e bases de calibres (ébauches), é obrigatório reformular tudo, adquirir os componentes complementares mais adequados e dotar os movimentos de todos os requisitos modernos. Muita labuta entre a Alemanha e a Suíça, como acontecia anteriormente na Chronoswiss. A marca tem um dono e um inspirador que são alemães, mas é tudo feito na Suíça sem que haja a pretensão de colocar no mostrador o certificado ‘Swiss Made’ (que hoje em dia e em tantos casos pouco diz sobre o verdadeiro nível de envolvimento helvético).

Lang 1943 Field Watch Edition One
Military Chic: o estilo do Field Watch Edition One | © Lang 1943

Os relógios Lang 1943 têm movimentos de manufatura e nenhum componente oriundo da Ásia, como sucede com tantas marcas que ostentam a etiqueta ‘Swiss Made’. O Field Watch Edition One será comercializado abaixo dos 4.000 euros — à volta dos 3.650 — e tem garantia de proveniência. Tem também vários outros trunfos para além do preço relativamente acessível: tiragem restrita, produção superlativa, proporções ideais, design apelativo. O design do remete especificamente para os relógios militares conhecidos por ‘Dirty Dozen’ e que foram comissionados pelo Ministério de Defesa britânico para produzir robustos exemplares para os seus ativos utilizarem nas missões mais complicadas durante a Segunda Guerra Mundial; estiveram envolvidas 12 marcas (Jaeger-LeCoultre, IWC, Omega, Longines, Eterna, Cyma, Lemania, Buren, Timor, Record, Vertex e Grana) e os modelos específicos têm um submostrador de segundos que serviu de inspiração ao Field Watch da Lang 1943 — especialmente o submostrador maior dimensionado nalguns dos doze exemplares.

Os 12 relógios que compõem os 'Dirty Dozen'
Os 12 modelos militares de doze diferentes marcas que ficaram conhecidos por ‘Dirty Dozen’ | © A Collected Man

Os requisitos do caderno de encargos do Ministério de Defesa britânico incluíam um mostrador preto, submostrador às 6 horas com minuteria tipo caminho de ferro, ponteiros e indexes luminescentes, movimentos de precisão (se possível regulados para atingir parâmetros de cronómetro) de corda manual com 15 rubis, vidro plexiglass à prova de choque e caixa resistente a impactos, coroa de fácil manuseamento mesmo com luvas e a melhor estanqueidade possível para a época. A tipologia fez escola e permanece muito atrativa para os aficionados da relojoaria em geral e adeptos de tool watches em particular.

Protótipo de uma variante do Field Watch da Lang 1943 com mostrador azul não dégradé e contrastes laranja
Protótipo de uma variante do Field Watch da Lang 1943 com mostrador azul não dégradé e contrastes laranja | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O que o Field Watch Edition One tem de verdadeiramente diferente, e até surpreendente, relativamente aos ‘Dirty Dozen’ é um extraordinário mostrador dégradé cuja tonalidade e efeito gradiente varia consoante a incidência de luz — vai do cinza ao antracite, do bronze ao castanho. O grafismo a branco e a bege acentua o espírito vintage. A opção pelos ponteiros ‘seringa’ também é especialmente feliz. De resto, a caixa em aço de 39 milímetros (mas que se adapta a pulsos mais pequenos devido à sua excelente arquitetura) está dotada do acabamento mate associado às peças militares (os reflexos podiam trair o posicionamento dos soldados). Mas, sobretudo, o Field Watch Edition One tem um charme rétro incontornável… e o enorme simbolismo de prolongar o legado de alguém que deveria ser muito mais considerado na história da relojoaria contemporânea!

Uma reunião ‘familiar’: Gerd-Rüdiger Lang e a sua mulher Antonia com a Espiral do Tempo, a Europa Star (Serge Maillard), a WatchesTV (Marc-André Deschoux) e a Quill & Pad (Elizabeth Doerr)
Uma reunião ‘familiar’: Gerd-Rüdiger Lang e a sua mulher Antonia com a Espiral do Tempo, a Europa Star (Serge Maillard), a WatchesTV (Marc-André Deschoux) e a Quill & Pad (Elizabeth Doerr) | © DR

Características técnicas

Lang 1943
Field Watch Edition One

Ano de lançamento | 2022

Lang 1943 Field Watch Edition One com 3 braceletes diferentes
Field Watch Edition One com correias em pele e bracelete têxtil | © Lang 1943

Movimento | Mecânico de corda manual. Calibre L43.1 (baseado no Marvin Calibre 700). 46h de reserva de corda. 21.600 alt/h.
Funções | Horas, minutos e pequenos segundos.
Caixa ø 39 mm | Aço. Vidro de safira côncavo com tratamento antirreflexo em ambos os lados. Fundo em vidro de safira. Estanque até 50 metros.
Bracelete | Pele ou têxtil com forro interno em tecido Alcantara. Sistema de troca fácil. Fivela em aço.
Preço | Sob consulta.

Visite o site oficial da Lang 1943 para mais informações.

Outras leituras