Seguindo uma longa tradição de históricas parcerias entre companhias relojoeiras e escuderias automobilísticas, a Girard-Perregaux associou-se à Aston Martin no início da presente década, e a aliança tem vindo a ser profícua: quatro modelos, dos quais a última variante se afigura assaz diferenciada. Trata-se do Laureato Green Ceramic Aston Martin.
Artigo originalmente publicado no número 83 da Espiral do Tempo (verão 2023)
Seguindo uma longa tradição de históricas parcerias entre companhias relojoeiras e escuderias automobilísticas, a Girard-Perregaux associou-se à Aston Martin no início da presente década, e a aliança tem vindo a ser profícua: quatro modelos, dos quais a última variante se afigura assaz diferenciada não só pelo material escolhido, mas também pela cor dominante.
Depois do Tourbillon With Three Flying Bridges, do Laureato Chronograph Aston Martin Edition e do Laureato Absolute Chronograph Aston Martin F1 Edition, o Laureato Green Ceramic Aston Martin destaca-se por ser totalmente verde — desde a caixa de cerâmica até ao mostrador de original padrão. O tal verde, dito british racing green, revestia os bólides britânicos nos primórdios das corridas automóveis, quando cada representação nacional assumia uma cor específica.
Trata-se de um apelativo verde-escuro que é potenciado pela estrutura em cerâmica da caixa e da bracelete; os acabamentos são os mesmos de qualquer relógio de prestígio, com alternância entre superfícies escovadas e detalhes polidos. De resto, a base é a do Laureato — o emblemático modelo de design integrado lançado pela Girard-Perregaux em 1975, e que representava todas as valências estéticas de uma década progressista com inclinação para a contracultura.
O Laureato foi mesmo ponta-de-lança de uma nova tendência relojoeira que ia então contra o uso do formato redondo convencional, mediante um traçado que fusionava caixa e bracelete. O design teve a assinatura de um arquiteto de Milão e o nome de batismo foi inspirado num filme de Mike Nichols, protagonizado por Dustin Hoffman, e cujo título italiano era Il Laureato.
Padrão decorativo
Os anos 70 deram à luz uma nova geração de jet-setters com atividades desportivas mais exigentes e que procuravam um relógio de prestígio que pudesse ser utilizado tanto num iate como no casino; o Laureato Green Ceramic Aston Martin fica igualmente bem num autódromo ou ao volante de um DB9 Coupé. O padrão de mostrador assenta numa estilização do antigo logótipo da Aston Martin e também se pode encontrar nalguns assentos das viaturas clássicas da escuderia britânica
Dois motores
O Laureato Green Ceramic Aston Martin está disponível numa edição limitada em dois tamanhos: o de 38 mm de diâmetro por 10,27 mm de espessura (188 exemplares) e o de 42 mm por 11,08 mm (388 peças). E a Girard-Perregaux recorreu a diferentes movimentos automáticos para os motorizar — o Calibre GP03300 é mais compacto e tem 46 horas de reserva de carga; já o GP01800 assegura uma autonomia superior de 54 horas. O vidro do fundo é personalizado com o brasão da Aston Martin.
Algumas caraterísticas técnicas:
Girard-Perregaux
Laureato Green Ceramic Aston Martin
Referências | 81010-32-3081-1CX (ø 42mm); 81005-32-3080-1CX (ø 38mm)
Lançamento | 2023
Movimentos | Mecânicos de corda automática: Calibre GP01800, 54h de reserva de corda; Calibre GP03300, 45h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixas ø 42mm e ø 38mm | Cerâmica, vidro de safira, estanque até 100 metros.
Bracelete | Cerâmica
Preço | Sob consulta
Cedido por | Torres Joalheiros
Visite o site oficial da Girard-Perregaux para mais informações.