Apesar de ser uma obra recentemente lançada, tem tudo para ser já considerada, na nossa perspetiva, uma autêntica ‘bíblia da relojoaria,’ com a mais-valia de ter sido publicada em parceria com a prestigiada Fondation de la Haute Horlogerie (FHH).
—
La Conquête du Temps compila, em 450 belíssimas páginas, a história da relojoaria, desde as origens – partindo da sua inevitável relação com a Astronomia – até à atualidade.
Um grandioso trabalho de pesquisa que vem demonstrar como o mundo da relojoaria é uma vertente fundamental da história da civilização humana na sua relação com a noção de tempo e com as mais diversas áreas do conhecimento e das artes. Aliás, segundo Franco Cologni, que assina o prefácio do livro, «entre os milhares de obras especializadas de história e técnica desta disciplina, nenhum outro livro de referência desde os anos 50 trata a relojoaria desde as suas origens até ao relógio de pulso.» Palavras que dizem quase tudo: é que esta obra nasceu de uma falta incompreensível para vir de imediato ocupar um lugar de referência como leitura obrigatória para os apaixonados da relojoaria ou para investigadores e curiosos, como o próprio Cologni o diz ser. Este é um livro que deve ser explorado sempre que precisar de obter informação credível e completa sobre a temática do tempo, em geral, e sobre a relojoaria, em específico.
Um discurso, claro e objetivo, imagens de elevada qualidade, fruto de uma intensiva pesquisa, e o facto de ser da autoria de um especialista e entusiasta da disciplina que colabora há mais de 20 anos com a Fondation de la Haute Horlogerie (FHH) na temática da história da relojoaria, atestam a qualidade das informações que aqui podemos encontrar. Por fim, uma nota de destaque para o glossário, para os vários índices (disponíveis por nomes de pessoas e entidades, termos técnicos e obras relojoeiras) e para uma bibliografia seletiva, elementos perfeitos para orientar a pesquisa aos mais diversos níveis. Uma obra fundamental.
Informações práticas:
/ La Conquête du Temps, L’histoire de l’horlogerie des origines à nous jours: découverts-inventions-progrès
/ Texto: Dominique Fléchon, com prefácio de Franco Cologni
/ Fotografias: Éric Sauvage e Francis Hammond
/ Edição: Flammarion, Fondation de la Haute Horlogerie 2011
—
Save