MeisterSinger Edition Neo T1: o valor de um momento

A MeisterSinger esteve em Portugal para apresentar os ‘renovados’ Neo’ da sua coleção. O destaque foi para o Edition Neo T1, um relógio que reforça o seu carisma vintage ao ser acompanhado por um modelo em miniatura de uma Volkswagen T1. Em entrevista, Rainer Eckert, CEO da marca, falou-nos destes lançamentos, e não só.

Sol, Lisboa, ponte 25 de abril e, de seguida, praia. Assim aconteceu a apresentação dos renovados Neo que integram a coleção da MeisterSinger. A marca fundada por Manfred Brassler, em 2001, apresentou recentemente em Portugal os novos modelos, bem como o Edition Neo T1, o cabeça- de-cartaz de uma linhagem que foi agora afinada como resposta aos tempos contemporâneos.

A MeisterSinger apresentou o Edition Neo T1 em Lisboa | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

«A MeisterSinger foi fundada em 2001 por Manfred Brassler, na Alemanha em Münster, mas os nossos relógios são Swiss Made. Produzimos maioritariamente em Bienne», contou-nos Rainer Eckert, CEO da marca, no âmbito da apresentação. «A marca começou com diferentes designs inspirados em relógios de bolso. Manfred Brassler sempre teve um fascínio por relógios de bolso antigos e pela clareza e mostradores precisos de instrumentos de medição. Trazer os relógios de pulso de volta aos instrumentos de medição foi uma das raízes dos códigos de design da MeisterSinger. Primeiro, havia relógios de dois e três ponteiros, mas existia também um modelo de um ponteiro, o Nº Serie 1, que tinha sempre maior sucesso. Tornou-se óbvio que nos deveríamos focar em relógios de apenas um ponteiro. Nos nossos dias só fazemos relógios assim. Penso que somos a companhia relojoeira líder em relógios de um só ponteiro.»

À esquerda: Manfred Brassler, fundador da MeisterSinger; à direita, Rainer Eckert, CEO da marca, que esteve em Portugal recentemente | Foto: cortesia MeisterSinger

Em Lisboa, os novos modelos foram apresentados na relojoaria Ferreira Marques, no Rossio, e o cenário não deixou margem para dúvidas: à entrada estavam estacionadas três Volkswagen T1, adequadas ao momento, as mesmas que depois conduziram os convidados até à Costa da Caparica para um final de tarde que procurou reforçar as afinidades entre o relógio de pulso e a ‘pão de forma’ em miniatura que acompanha a edição especial então lançada.

Edition Neo T1

O conjunto inclui o relógio de pulso e um modelo em miniatura de uma Volkswagen T1. O estojo é personalizado com a imagem de uma paisagem de dunas | Foto: cortesia MeisterSinger

O Neo tem sido um modelo de sucesso na coleção da MeisterSinger, desde há há 10 anos. Com um visual clean e equilibrado e uma caixa inspirada na década de 60, distingue-se na globalidade por trazer uma estética do passado para os dias de hoje. É claro que a assinatura MeisterSinger está lá: o ponteiro único que indica horas e minutos, desafiando à valorização do momento sem a efetiva preocupação do tempo preciso que está a passar. Mais do que o tempo o que conta é o momento. «E nós não andamos a contar minutos e segundos quando vivemos um momento», reforça Rainer Eckert.

O Neo foi agora afinado e passa a ter vidro de safira. Esta opção obrigou a uma nova construção | Fotos: Cesarina Sousa/Espiral do Tempo

Em 2024, a marca focou-se nos seus clássicos: «trouxemos um segundo tamanho para a coleção. O tamanho típico dos nossos relógios é 43mm e agora lançámos o Perigraph e o Nº 3 em 38mm, apenas para servir em pulsos mais pequenos», explicou-nos o CEO. «Por outro lado, pegámos no nosso design clássico Neo, que temos na coleção há uns anos, e refizemo-lo, com uma completa nova construção porque queríamos lançar este modelo com vidro de safira. Deixámos a data de lado e melhorámos a estanqueidade para 5 bar. Tornámos o Neo novo e fizemos a edição limitada Neo T1 com um modelo à escala da Volkswagen T1, porque é também um ícone dos anos 60 e 70 e foi desses tempos que surgiu a inspiração para o Neo.»

A miniatura da famosa combi e o relógio seguem o mesmo padrão de cores | Foto: cortesia MeisterSinger

Pela primeira vez, o Neo passa assim a estar equipado com vidro de safira, no lugar de um vidro acrílico rígido, habitual nos anos 60. O Edition Neo T1 marca o início desta atualização que vai posteriormente ser integrada na série de relógios MeisterSinger.

«As pessoas conhecem o Neo desde há muito e gostam muito do Neo. Por isso, tivemos o cuidado de não alterar o design. Temos o novo Neo sem data, o que o torna ainda mais ao estilo dos anos 60, mas quisemos manter a linguagem de design do Neo, tornando-o apenas melhor, com técnicas melhoradas que são possíveis agora e não o eram nos anos 60», refere Rainer Eckert. «Internamente dizemos que o novo Neo é um restomod», fazendo um paralelo com o que está a ser feito na indústria automóvel.

O novo relógio tem caixa de 36mm, vidro de safira e fundo fechado | Fotos: cortesia MeisterSinger

Em termos estéticos, o novo relógio carateriza-se pela clareza e dispensa a janela de data. A ideia é sublinhar que ‘menos pode ser realmente mais’. A correia em pele vintage macia vai buscar a cor bordeaux dos numerais que sobressaem do mostrador cinzento platinado. Os mesmos tons fazem-se igualmente ver na miniatura da T1 (escala 1:18) que complementa esta edição especial que é disponibilizada com um estojo decorado com a representação de uma paisagem de dunas. Mais uma vez, em respeito ao conceito de um só ponteiro, a paisagem é um convite à pausa e à reflexão.

Leitura das horas e minutos | Fotos: cortesia MeisterSinger

O Edition Neo T1 tem caixa em aço de 36mm, um tamanho bem caraterístico dos relógios masculinos dos anos 60 e que agora tende a ser mais aceite como unissexo, muito graças à tendência neo-vintage que vai permanecendo. Cabe ao Calibre Sellita SW200 de corda automática, com 38 horas de autonomia, dar vida ao novo relógio. O preço do conjunto: 2.290 euros.

Uma forma de estar

As novidades foram apresentadas na relojoaria Ferreira Marques, em Lisboa | Fotos: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

A ideia resulta: se usufruir o momento é algo cada vez mais valorizado, unir todo este conceito num set bem descontraído composto por um relógio de pulso descomplicado e uma miniatura de uma sempre cool ‘pão de forma’ soa a receita vencedora. Ambas as peças partilham o mesmo esquema de cores, mas também representam a relação entre estética nostálgica e inovação adequada aos tempos contemporâneos. Afinal, a Edition Neo T1 é uma homenagem assumida ao design clássico dos anos 60. Mas depois existe ainda um lado mais simbólico sempre associado à compreensão do conceito de ponteiro único e à relação que existe com a própria MeisterSinger: «Quando se usa um Meistersinger tem-se noção de sentido comum partilhado», considera o CEO da marca.

Alguns exemplares dos novos Neo apresentados | Fotos: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

«Os nossos clientes transmitem-nos a sensação de que estão realmente apaixonados por aquilo que estamos a fazer. São fãs da marca, mesmo os consumidores que têm grandes coleções de relógios. A MeisterSinger tem algo de único. Se compreenderem a razão pela qual fazemos relógios de apenas um ponteiro, a nossa especialidade, bem como a herança dos relógios de um só ponteiro, então as pessoas assumem que têm de ter um. Uma coleção de um verdadeiro colecionador não fica completa sem um relógio de um só ponteiro. Existe uma razão histórica e eu diria que existe uma razão estética para isso. E fico contente se for um MeisterSinger.»

O Edition Neo T1 é uma edição limitada a 100 exemplares.

Visite o site oficial da MeisterSinger para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

MeisterSinger
Edition Neo T1
Ano de lançamento | 2024
Referência | ED-NES-T1
Edição limitada a 100 exemplares


Movimento | Mecânico de corda automática Calibre Sellita SW200. 38 horas de reserva de corda.
Funções | Horas e minutos através de um só ponteiro.
Mostrador | Cinzento platina com pormenores bordeaux.
Caixa ø 36 mm | Aço inoxidável, vidro de safira, fundo fechado. Estanque até 5 bar.
Correia | Bordeaux e pele de aspeto vintage.
Preço recomendado | 2.290€
O relógio é entregue com o modelo e miniatura de uma VW T1 da Schuco e um estojo exclusivo.

Continue connosco: