fbpx

Momentos de restauro e reparação assinados pela Oris

Se visitar o canal oficial de Youtube da Oris, vai descobrir alguns vídeos dedicados a intervenções de restauro em relógios da marca. Até ao momento foram já diversos os vídeos publicados. E todos eles muito interessantes. Deixamos aqui um como exemplo.

[Imagem de abertura retirada do vídeo “Oris: Restoring a heavy used Aquis (2022)”, publicado no canal oficial de Youtube da Oris]

A Oris não é nem nunca quis ser uma casa de alta-relojoaria; é uma marca de prestígio com uma coleção composta por despretensiosos relógios mecânicos de forte identidade e comercializados a um preço mais acessível. Mas, entretanto, podemos dizer que também já se tornou numa marca com movimentos ditos ‘de manufatura’. Depois de muitos anos a utilizar calibres robustos e fiáveis da ETA ou, posteriormente, da Sellita com adaptações/personalizações próprias e módulos especiais da sua própria Oris, a marca de Hölstein lançou, em 2004, um movimento proprietário de corda manual e 10 dias de reserva de corda para modelos mais sofisticados e com um preço acima da sua média; mais tarde, em 2020, surpreendeu com o lançamento do seu primeiro movimento proprietário de corda automática, um produto essencial para a sua afirmação no mercado relojoeiro e até no exigente meio dos aficionados: o Calibre 400. Nesse mesmo ano, o urbano Big Crown ProPilot X Calibre 115 surgia como aparentemente paradoxal, embora acabasse por se revelar como uma pertinente interpretação do pragmatismo preconizado pela marca de Hölstein desde sempre e um exemplo de exaltação da relojoaria mecânica que está tão ligada à sua história. Afinal, foi precisamente a fé nos princípios mecânicos que levou os seus funcionários a comprar a empresa e a assegurar a produção de relógios tradicionais numa altura em que muitos acreditavam que o futuro estava nos movimentos de quartzo.

| © Imagem retirada do vídeo Oris: Restoring a heavy used Aquis (2022)”, publicado no canal oficial de Youtube da Oris

É esta ligação tão forte da Oris à relojoaria mecânica que nos leva a recomendar os vídeos dedicados ao restauro de relógios e componentes com a sua assinatura que podem ser vistos no seu canal oficial de Youtube. Foram já diversos os vídeos publicados que nos mostram etapas de restauro de relógios Oris recentes (como um Altimeter e um Aquis Small Second Date) e relógios antigos (como um Oris Pointer Classic), ou ainda relógios raros (como um exemplar da edição limitada de 2021 que a Oris produziu em homenagem a Basileia) e componentes, como caixas, por exemplo.

A acompanhar cada vídeo existe uma explicação que contextualiza a peça em si, bem como a respetiva ficha técnica e mais alguns dados, dependendo do relógio em causa e, certamente, da informação ou não que a própria marca tem disponível. Na prática, trata-se de momentos puramente relojoeiros que acabam por ser também mais uma forma de conhecer o percurso da Oris e de termos melhor noção da sua vasta produção ao longo dos tempos.

Aqui deixamos um vídeo para aguçar o apetite, mas recomendamos uma visita ao canal de Youtube da marca para descobrir mais:

Outras leituras