fbpx

Time for a change: a histórica Enicar em 250 páginas

Martijn van der Ven é colecionador de relógios vintage da Enicar há já uns bons anos e decidiu escrever um livro sobre esta desaparecida marca que o fascina tanto. No entanto, para levar a cabo o projeto de publicação deste verdadeiro tesouro, o holandês recorreu ao Kickstarter como forma de financiamento. Os nossos leitores ainda vão a tempo de o apoiar…

Lembra-se da Enicar?

Apesar de a saga da Enicar ter terminado em 1987, os modelos produzidos ao longo do século XX mantêm uma procura importante no mercado vintage, onde o modelo Sherpa se destaca de forma especial.

A história da Enicar é aliás fascinante e não fica atrás da de muitas outras marcas de relojoaria que se mantêm no ativo e beneficiam da atenção de uma legião de fãs devotos.

Quando em 1913, Ariste Racine e a sua mulher, Emma Blatt, decidiram fundar uma empresa dedicada à construção de relógios em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, o nome a atribuir ao empreendimento foi Enicar! O nome de família de Ariste, escrito de trás para a frente – e foi este detalhe, aparentemente pequeno, que despertou a paixão de Martijn van der Ven pela marca, cujos relógios coleciona há cerca de cinco anos, sendo ainda o autor do blogue www.enicar.org, onde partilha as histórias deste ex-fabricante de relógios suíço.

Ao holandês, com 20 anos de atividade no âmbito da publicidade e vasta experiência no campo da publicação de livros, bastou olhar para o fantástico logotipo do planeta Saturno, o design inovador de muitos modelos, assim como para os fantásticos anúncios e catálogos que a marca foi lançando ao longo da sua existência, para decidir escrever um livro sobre sobre a sua paixão. Um trabalho até agora inédito já que, quando a marca encerrou definitivamente em 1984, todos os arquivos acabaram por ser destruídos. No entanto, e graças a uma pequena mas muito entusiasta comunidade de colecionadores, a Enicar parece estar prestes a vir a receber a atenção que merece. Van der Ven pretende financiar o projeto através do Kickstarter, onde já reuniu metade dos 29.500 euros necessários para imprimir as 250 páginas profusamente ilustradas do livro. O título: Time for a Change, Discovering vintage Enicar.

O livro sobre o lado vintage da Enicar que poderá a vir ser publicado em breve.
O livro sobre o lado vintage da Enicar que poderá a vir ser publicado em breve.

Restam agora apenas poucos dias para terminar o prazo… No entanto, ainda é possível alcançar o objetivo. Isto caso os leitores da Espiral do Tempo decidam estimular a alma de mecenas que têm em si. Para tal, basta fazer uma visita ao site oficial do Kickstarter e apoiar. Trata-se, sem dúvida, de um gesto essencial em prol da história da relojoaria que irá ajudar a financiar este projeto e a colocar um volume de grande interesse na sua estante.

Aqui fica o link direto:

Outras leituras