BR 01 Laughing Skull

Uma novidade da Bell & Ross que pega em dois elementos de incontestável tradição relojoeira: por um lado a temática da caveira, tão relacionada com o tempo, por outro lado, o mundo dos autómatos. O BR 01 Laughing Skull surge assim como um modelo de grande simbolismo que vem complementar a família Skull que existe na marca desde 2009 e que divulgamos hoje, em exclusivo.

BellRoss_Skull
Os dois novos BR 01 Laughing Skull de 2018 que a marca divulga hoje. © Bell & Ross

Desde os seus primórdios que a Bell & Ross lança relógios icónicos, que são hoje parte integrante do seu ADN. Fundada inicialmente sobre pilares relacionados com instrumentos de precisão destinados a profissionais da aviação e do mergulho, a marca francesa alargou a sua área de influência e investiu também em complicações e temáticas caras à relojoaria tradicional. Foi nessa sequência que o BR 01 Skull foi apresentado em 2009, dando início a uma linhagem enriquecida agora com o BR 01 Laughing Skull Automaton.

A linha quadrilátera BR 01 nasceu da inspiração dos instrumentos de bordo nos cockpits, mas foi a escolhida para servir de base à temática da caveira tão difundida na história da civilização. A caveira simboliza a mortalidade do homem, mas também é vista como um invólucro para a alma e uma ponte para a vida espiritual. A Bell & Ross foi das primeiras marcas contemporâneas a navegar na corrente dos relógios Skull e em 2011 lançou dois modelos em edição limitada particularmente marcantes, sobretudo o famoso BR 01 Tourbillon Skull.

BR 01 Laughing Skull
Os vários modelos que a Bell & Ross foi lançado, tendo como motivo de inspiração a caveira. © Bell & Ross

Em 2015, é lançada uma terceira série a revisitar a temática da caveira e logo com uma popular caixa em bronze que ganha patina com o tempo, transformando cada exemplar numa peça única. Em 2016, a Bell & Ross lança o conceito BR 01 Burning Skull, cuja caixa gravada está revestida com laca preta, numa referência à tinta dos tatuadores.

Nesta semana, a Bell & Ross mostra querer levar a temática para um novo patamar ao apresentar um modelo Skull surpreendente devido à animação no mostrador originada por um movimento autómato. No BR 01 Laughing Skull, o maxilar da caveira move-se como se estivesse a troçar da inexorável passagem do tempo. Uma solução técnica e estética que é, ao mesmo tempo, divertida e surpreendente! Com perto de uma década de existência, a família Skull da Bell & Ross tornou-se emblemática e bem identificativa da casa parisiense – mas sobretudo é representativa de uma tradição relojoeira com quatro séculos de vida.

BR 01 Laughing Skull

O símbolo da caveira tem sido utilizado ao longo da história da humanidade, nomeadamente pelos piratas – que exibiam a caveira como um talismã, que lhes dava coragem e intimidava os seus inimigos. O símbolo foi também utilizado pelos militares, lembrando-lhes constantemente a sua própria vulnerabilidade; tantas vezes expostos à morte nas suas missões, usavam a caveira nos seus uniformes ou nos seus aviões. O BR 01 Laughing Skull presta-lhes homenagem.

Bell & Ross
O novo Bell & Ross 01 Laughing Skull. © Bell & Ross

Além disso, novo relógio revela um inédito interesse pelos autómatos. Os primeiros mecanismos autónomos, que criam animação, começaram a aparecer na Europa no século XIV ao mesmo tempo que os relógios mecânicos e assumiam frequentemente a forma de Jaquemarts, manequins com figura humana que eram instalados nos campanários das igrejas para fazer soar as horas. O original conceito Laughing Skull surge, assim, como uma espécie de descendente direto desses sistemas de animação ancestrais que têm sido revisitados pela relojoaria moderna.

A nova criação da Bell & Ross em edição limitada revela um carisma reforçado pela animação do mostrador: o maxilar da caveira abre-se e fecha-se quando se dá corda. Para conseguir tal efeito de grande impacto visual, a Bell & Ross desenvolveu o BR-CAL.206, um calibre de manufatura e cujo recorte tem também a forma de caveira. Trata-se de mecanismo que se adapta perfeitamente à caixa Skull; no prolongamento dos quatro ossos emblemáticos na simbologia da caveira, quatro pontes fixam a platina à caixa, elementos que se combinam para formar um conjunto único que se destaca no centro do relógio.

Laughing skull
A decoração ‘Clous de Paris’ da caixa do novo modelo da Bell & Ross. © Bell & Ross

A caixa do BR 01 Laughing Skull é intensamente decorada, a partir de uma construção em aço com acabamento escovado conseguido graças a um tratamento especial com microesferas. Com uma estrutura de 46 mm, a caixa apresenta uma superfície à volta da abertura do mostrador decorada em “Clous de Paris”. A perfeita combinação entre a caveira preponderante no mostrador e o efeito óptico da decoração acentua o carácter único do relógio.

Detalhes do movimento que anima o novo BR 01 Laughing Skull da Bell & Ross. © Bell & Ross

A caveira do mostrador constitui, evidentemente, o foco deste instrumento do tempo. Realizada em aplicação metálica estampada, para adquirir um relevo que acentua os contornos, de acordo com um processo que é utilizado, habitualmente, na gravação de moedas ou na criação de medalhas. A esqueletização dá a sensação de que o crânio flutua no centro da caixa e também os ponteiros, em forma de sabre e que lembram os das anteriores coleções Skull, foram esqueletizados para acentuar o caráter do relógio – e revestidos com Superluminova visível no escuro.

SkullSkull
O maxilar da caveira anima-se quando se dá corda. Para isso, a marca desenvolveu o BR-CAL.206, um calibre de manufatura que tem a forma de caveira, adaptando-se perfeitamente à caixa. © Bell & Ross

Lançado numa edição limitada de 500 exemplares, seduzirá sobretudo os colecionadores de peças alternativas e os aficionados da simbologia da caveira. Após versões com turbilhão, caveiras luminescentes e caveiras delineadas a tinta da China ou assentes em caixas de bronze, com o BR 01 Laughing Skull a Bell & Ross leva o conceito Skull ainda mais longe.

Visite o site oficial da Bell & Ross para mais informações.

Outras leituras