É já no próximo dia 15 de setembro que a Propstore irá promover um leilão que contempla mais de 500 posters e trabalhos artísticos alusivos a filmes e música. E apesar de, só por si, esta ser uma espécie de viagem no tempo, trata-se ainda de uma possibilidade de ter acesso a testemunhos de longas-metragens que têm ligação com o mundo dos relógios.
A Propstore vai leiloar um conjunto significativo de posters de filmes e de música. Ao todo são 530 posters e trabalhos artísticos que, no dia 15 de setembro, poderão ser adquiridos através de um leilão que vai decorrer a partir da sede da empresa no Reino Unido e que vai ser transmitido online. Esta é assim uma oportunidade para viajar no tempo através de peças que, no fundo, são testemunhos incontornáveis da história do cinema.
«A Propstore está de volta com mais uma fantástica coleção de posters que estão prontos para serem leiloados. Alguns dos destaques do leilão incluem um incrível conjunto de posters de Star Wars, bem como lotes raros de clássicos de ficção científica e de terror», refere Stephen Lane, CEO da Propstore, com expectativas de «resultados impressionantes!». Espera-se mesmo que o resultado se traduza em mais de 350 mil libras.
Segundo Mark Hochman, diretor de posters da Propstore, este leilão será um dos melhores da companhia até à data, sendo que «pela primeira vez, temos o prazer de incluir uma categoria dedicada à música que apresenta uma variedade de concertos originais, títulos promocionais e temas de filmes, da autoria de Beatles, Sex Pistols, Elvis Presley e muitos mais».
Os posters em causa abrangem diversos géneros cinematográficos e diversas épocas. Ainda de acordo com Mark Hochman, as categorias de Star Wars, terror, ficção científica e James Bond «estão repletas de conteúdo incrível, como posters originais de Forbidden Planet [1956]e Frankenstein Meets The Wolfman [1942] e um poster britânico em tamanho real e sem cortes do filme The Empire Strikes Back [1980] ao estilo de ‘E Tudo o Vento Levou‘. Também temos o prazer de poder disponibilizar peças únicas dos arquivos pessoais dos artistas Tom Chantrell e Paul Shipper.»
Se, por outro lado, quiser juntar à sua paixão por cinema a sua paixão por relógios, fique ainda a saber que no âmbito do 60.º aniversário de James Bond, a Poststore vai leiloar ainda um poster do Reino Unido, de 1964, alusivo a Goldfinger, filme em que Sean Connery, enquanto James Bond, usou um Rolex Submariner Ref. 6538. A estimativa aponta para valores entre as 4000 e as 6000 libras em relação a este lote. Também de 007, estará disponível um poster do lançamento alemão de Dr.No. Neste filme, de 1962, Sean Connery usou um Rolex Submariner Ref. 6538, mas também um Gruen Precision 510.
Ainda na relação com o mundo dos relógios, destaque para um cartaz americano de 1994 de Pulp Ficton. De facto, Pulp Ficton representa um marco na história do cinema por diversas razões, entre elas, o modo como joga de forma inovadora com o conceito de tempo e com sequência cronológica dos acontecimentos. Mas há outra forma de relação com o tempo: a presença de um relógio que assume relevância na narrativa e que ganhou bastante popularidade depois de ter aparecido nesta longa-metragem de Quentin Tarantino. A culpa é da inesquecível cena em que o Capitão Koons (interpretado por Christopher Walken) passa a Butch Coolidge (interpretado como adulto por Bruce Willis) um antigo relógio em ouro, contando-lhe a inusitada história que permitiu manter essa peça na família da criança, ao longo do tempo, desde a Primeira Guerra Mundial, altura em que o bisavô de Butch o comprou. Koons era amigo do pai de Butch, que entretanto morreu num campo de prisioneiros, e assume a responsabilidade de garantir que o relógio chegaria às mãos do filho do seu amigo.
A peça em causa é um Lancet, efetivamente da época referida na história, e que não foi escolhido ao acaso para aparecer no filme.
Depois, há que referir cartazes e outros objetos de coleção alusivos a Back to the Future, uma saga em que, como sabemos, tempo e relógios são efetivamente centrais como fio condutor. Mas há muito mais para descobrir no catálogo disponível no site oficial da Propstore.
As licitações para o leilão já foram abertas e podem ser feitas online , por telefone ou pessoalmente.