O meu inesperado Omega Seamaster 300M GMT James Bond

Para um apaixonado por relógios nada mais óbvio do que me presentear com um novo relógio de pulso. Mas não poderia ser um qualquer… A escolha não era fácil, perante tantas opções e a minha característica indecisão crónica...

Certo dia, quando o meu avô materno me levava para escola, perguntou-me se eu sabia a sua idade e, diante da minha resposta negativa, disse com orgulho que tinha meio século. Na altura, eu era uma criança com cerca de oito anos e pensei: «meio século é muito tempo! O meu avô é tão velho. Será que chegarei um dia a esta idade?»

E não é que em 2021 completei meio século de vida?

Mas, agora, felizmente, não me sinto tão velho assim. No entanto, acho que os 50 anos são uma idade importante, talvez um marco ou limiar alcançado.

Omega Seamaster 300M GMT James Bond no forte de Santo António da Barra, em Salvador, Brasil
Omega Seamaster 300M GMT no Forte de Santo António da Barra, em Salvador, Brasil | © Jefferson Meireles

Antes do meu aniversário, comecei a pensar em marcar de alguma forma esta data com algo que simbolizasse este momento. Para um apaixonado por relógios nada mais óbvio do que me presentear com um novo relógio. Mas não poderia ser um relógio qualquer. Tinha de ser um relógio de boa qualidade e ter algo de especial. A escolha não era fácil perante tantas opções e a minha característica indecisão crónica. Também era importante ter o relógio antes do meu aniversário. O meu tempo estava-se a esgotar.

Comecei, então, a estabelecer alguns critérios para reduzir as opções. Primeiro, tinha de ser um relógio de uma grande marca tradicional; depois deveria ter a minha complicação preferida de sempre que é o GMT. A propósito, a minha quase obsessão por esta complicação, curiosamente, não está associada a diferentes fusos horários por ser um viajante regular, mas sim porque gosto de poder acompanhar o decorrer do dia em 24 horas, observando quanto tempo passou do seu total, o que já fiz e o que ainda tenho por fazer. Simplesmente adoro esta sensação do passar do dia em 24 horas.

Omega Seamaster 300M GMT James Bond no forte de Santo António da Barra, em Salvador, Brasil
| © Jefferson Meireles

Estabelecidos os critérios de escolha, iniciei a busca e muitos foram os modelos avaliados até encontrar um que ia ao encontro desses critérios e que tinha ainda um elemento diferenciador: o Omega Seamaster GMT ’50th Anniversary’ que tem escrito no seu fundo «50 Anos», a minha idade comemorativa. Perfeito! Agora, só precisava de encontrar o modelo correto.

No entanto, o que parecia uma tarefa fácil, revelou-se uma missão impossível. Eu queria um relógio em excelente estado e completo, com documentação e caixa. Vários modelos apareceram, mas não respondiam a todos os meus requisitos. Cheguei a encontrar um completo, mas o proprietário desistiu da venda na última hora. o meu aniversário já tinha passado e não conseguia encontrar o meu precioso relógio.

Omega Seamaster 300M GMT James Bond no forte de Santo António da Barra, em Salvador, Brasil
| © Jefferson Meireles

Perante a dificuldade de encontrar um Omega Seamaster GMT ’50th Anniversary’ aceitável, comecei a abrir a possibilidade de procurar outros modelos, embora ainda não sentisse uma confiança firme nas escolhas. Foi quando um vendedor me apresentou o ensaio fotográfico de um Omega Seamaster 300M GMT James Bond. Ele já tinha mostrado este modelo anteriormente e não tinha despertado o meu interesse, mas desta vez fiquei interessado. Comecei a procurar algumas informações sobre o relógio e a manter algumas conversas com o vendedor. O modelo era de um único dono, estava impecável e completo como eu queria. O preço era interessante e o vendedor confiável. Sou um grande fã do James Bond e tenho todos os seus filmes, além de amar filmes de espiões.

O modelo em questão é o mais reconhecível do agente 007, mas tendo como elemento diferenciador um discreto ponteiro GMT, a complicação de que tanto gosto.

Omega Seamaster 300M GMT James Bond no forte de Santo António da Barra, em Salvador, Brasil
| © Jefferson Meireles

Considerando todos os factos, senti que, de forma tão improvável e inesperada, estava diante do relógio especial que iria celebrar e simbolizar os meus 50 anos. Depois de uma rápida negociação, fechámos negócio e sinto que fiz a escolha certa.

Este Omega Seamaster 300M GMT James Bond, com caixa de aço de 41mm e bracelete metálica, é um relógio de mergulho robusto que contrasta com as linhas suaves, alternando acabamentos polidos e escovados que o tornam num companheiro perfeito para qualquer ocasião, seja na praia ou num jantar formal. O discreto, mas legível, ponteiro GMT vermelho não descaracteriza seu design original, mantendo a sua categoria de professional diver. Outros destaques são o belo mostrador azul com padrão de ondas, o Calibre ETA modificado com o famoso escape coaxial Omega e uma bracelete confortável. Alguns aficionados mais conservadores podem até preferir o visual clássico do mostrador sem GMT, no entanto, ter uma complicação a mais sem alterar drasticamente sua identidade de origem é um excelente elemento diferenciador. Portanto, não poderia estar mais satisfeito com minha nova aquisição.

Omega Seamaster 300M GMT James Bond no pulso dentro de um aquário com plantas e um peixe e junto a um gelado
| © Jefferson Meireles

Empolgado com meu novo relógio, recentemente voltei a assistir aos quatro filmes com o Pierce Brosnan que deram início à parceria com a Omega e confesso que foi uma alegria ver o meu agente secreto preferido a usar um relógio muito semelhante ao que tenho no meu pulso. Por isso, agora, podem chamar-me de ‘Meireles’. Jefferson Meireles.

Sobre o autor do texto:

Outras leituras