O regresso do relógio-pendente

Usar um relógio-pendente, camuflado de pedras e metais preciosos, pode ser uma boa hipótese para manter o tempo longe da vista, se assim o quisermos, mas sempre perto do coração. Este ano, há algumas novidades neste sentido: Chanel, Jaeger-LeCoultre, Piaget e Van Cleef & Arpels em destaque

Em Genebra | Watches and Wonders 2023

Em relojoaria, existem várias formas de manter o tempo longe da vista: podemos escolher usá-lo no pulso e apenas espreitar o mostrador quando nos apetece; podemos também usar relógios que foram criados para deixar o tempo em pausa e apenas quando pressionamos um botão é que os ponteiros nos indicam a hora certa; existem ainda relógios que indicam o tempo ao contrário e outros que desafiam as convenções das indicações fazendo de cada momento de ver as horas um verdadeiro momento com tudo menos de óbvio. Existem ainda os relógios de caráter lúdico que nem sequer indicam as horas; ou outros que contam histórias e nos quais a indicação do tempo faz parte dessa mesma história. Mas, este ano, há marcas a apostarem no lançamento de relógios com dupla personalidade: são relógios e são pendentes num colar que disfarça com elegância a indicação das horas. Um bem recebido regresso a outros tempos.

Jaeger-LeCoultre Reverso Secret Necklace
Os esboços em desenho do bonito Reverso Secret Necklace | © Jaeger-LeCoultre

Dupla personalidade

Houve uma época em que não era bem visto pela sociedade as mulheres olharem para os seus relógios para ver as horas. Por isso, os relógios eram disfarçados, mascarados de joias. Com frequência, eram pequenitos também. Mais pulseiras do que relógios, eram peças admiráveis, acessórios que cumpriam uma dupla função. A dupla função (ou personalidade?) incluía também outro tipo de criações, como pregadeiras ou colares que tinham um relógio como pendente – estes últimos também conhecidos como relógios sautoir ou relógios-pendente. Por um lado, os relógios-pendente eram bonitas peças de joalharia; por outro lado, indicavam as horas de um modo muito intimista: o seu mostrador estava posicionado ao contrário para poder ser lido por quem o estava a usar; bastava baixar ligeiramente o olhar ou segurar o relógio nas mãos até à linha de visão. Todo um discreto ritual. Por vezes, o mostrador era escondido por tampas deslizantes.

Piaget Sautoir
Piaget Sautoir GOA48060 com um relógio pendente de formato oval com decoração Palace Decor | © Piaget

Nas décadas de 1960/1970 este tipo de relógios teve uma vida especialmente marcante, acompanhando uma época de grande modernidade. Foi nesta altura que nasceram criações particularmente intensas e chamativas enquanto peças de joalharia. A própria Piaget, referência neste domínio, explica que os sautoirs com um relógio-pendente foram especialmente acarinhados, «numa época de fermento cultural, de revolução social, económica, artística e estilística, em que a nova elite juvenil ambicionava a originalidade».

Agora, o seu regresso no Watches and Wonders 2023 mostra que, por vezes, vale a pena olhar para trás. Longe dos relógios de pulso de presença e dimensões bem marcadas, estas peças unem na perfeição relojoaria e joalharia. E não são propriamente comedidos enquanto peças de joalharia… Aqui ficam as novidades que brilharam em Genebra.

Chanel Mademoiselle Privé Lion Necklace

A coleção Mademoiselle Privé abre as portas para o mundo privado de Gabrielle Chanel numa abordagem que enaltece os ofícios artesanais e destaca referências ligadas à fundadora da Chanel. Fiel a esta ideia, a marca francesa apresenta este ano quatro novas peças na coleção que prestam homenagem ao Leão, signo de Gabrielle Chanel, entre elas duas pulseiras cuff, um relógio de pulso e um colar com um pendente – todos estes lançamentos mantêm as horas escondidas por uma tampa deslizante.

Chanel H7759 - Mademoiselle Privé Sautoir Lion | © Chanel
Novidade 2023: Chanel H7759 – Mademoiselle Privé Sautoir Lion | © Chanel

No caso do colar, o destaque vai para um medalhão redondo em ónix e ouro amarelo com uma tampa adornada com um leão cravejado de diamantes. Quando desviada, a tampa abre as vistas para um mostrador preto lacado, enriquecido por 32 diamantes de corte brilhante. Este medalhão está fixo a um colar em ouro com esferas pretas facetadas de ónix, e esferas de ouro cravejado de diamantes. Do medalhão pende ainda uma gota de ónix. Limitado a 20 exemplares, o Mademoiselle Privé Lion Necklace é uma peça bonita, que impõe respeito, relativamente discreta à maneira da marca, mas, ao mesmo tempo, da qual é difícil de dela tirar os olhos. Até porque o mostrador não está virado ao contrário talvez para acompanhar a posição base da cabeça do leão: um eventual convite à contemplação?

Jaeger-LeCoultre Reverso Secret Necklace

Jaeger-LeCoultre Reverso Secret Necklace
Novidades 2023: Reverso Secret Necklace | © Jaeger-LeCoultre

Inspirado nas pulseiras cordonnet em tecido preto dos modelos Reverso da década de 1930, o bonito Reverso Secret Necklace é uma elegante reinterpretação do relógio reversível que foi originalmente criado para sobreviver aos jogos de polo, mas que rapidamente se tornou numa peça com múltiplas possibilidades criativas. Ao sair do pulso para um longo colar, toda a sua dinâmica enquanto relógio muda.

Como vimos, há uma longa história de relógios-pendente que disfarçam o mostrador, mas a caixa reversível do Reverso surge como uma nova forma de encarar este género de relógios porque o mostrador é escondido sempre que a caixa é virada ao contrário através de uma calha. Quando o verso da caixa está exposto, o Reverso Secret Necklace torna-se uma joia; quando a caixa é virada, transforma-se num relógio. Remetendo para as origens Art Déco do Reverso, o verso em ouro rosa é cravejado de diamantes brancos e ónix preto, num padrão de repetições geométricas. Por outro lado, fileiras verticais de diamantes emolduram o mostrador também decorado com diamantes brancos.

Jaeger-LeCoultre Reverso Secret Necklace
Novidades 2023: Reverso Secret Necklace | © Jaeger-LeCoultre

Já a corrente que suporta a caixa foi cravejada com diamantes e o fecho é formado por ónix polido, ouro rosa e diamantes. As secções triangulares que prendem o cordão cordonnet também são decoradas com diamantes engastados em ouro rosa sobre um fundo em ónix preto. Falamos assim de mais de 3000 diamantes, num trabalho que, segundo a marca, requer cerca de 300 horas de trabalho artesanal. No interior, vive o Calibre 846 de corda manual, desenvolvido e produzido pela Jaeger-LeCoultre, que indica as horas e os minutos e tem uma reserva de marcha de 38 horas.

Uma peça muito elegante e com muita classe.

Piaget High Jewellery Sautoir Watches

Em 1969, a Piaget lançou a Coleção Século XXI composta por criações que uniam relógios e joias de forma arrojada, assim como moda e design contemporâneo. A marca refere que estas peças se distinguiam pelo «arrendado gráfico das pulseiras, por luxuosas correntes em ouro e pelas pedras ornamentais aveludadas e coloridas».

Piaget Extraleganza
O sautoir Piaget GOA48060 tem uma esmeralda de forma oval de 25.38 kt| © Piaget

Como homenagem a esta coleção, a Piaget apresentou três sautoirs em ouro modelados a partir de correntes de ouro entrançadas. Segundo a marca, o entrançamento começa por um único fio que se enrola em torno de um mandril para formar uma bobina; depois, cada fio é tecido manualmente um a um e moldado em elos harmoniosos e homogéneos, antes da montagem final. Um processo que leva não menos do que 130 horas.

Piaget Sautoir
Um relógio-pendente de formato oval e mostrador com decoração Palace Decor | © Piaget

Os três sautoirs em ouro apresentados não escondem o tempo da mesma forma que os outros exemplares aqui mencionados, surgindo como peças especialmente chamativas. Um dos sautoirs – que tivemos a oportunidade de ver ao vivo no Watches and Wonders – distingue-se pelo relógio de caixa oval (um formato particularmente usado pela Piaget) adornada com um anel de diamantes. Esse anel emoldura o mostrador com a característica decoração Palace Decor que se encontra noutras criações da marca. Já numa outra peça o verde é a cor que salta à vista graças às esmeraldas que nele podemos encontrar, com destaque para uma esmeralda oval de 25,38 kt da qual pende um relógio com um mostrador verde de malaquite que é animado por discretos ponteiros dourados. Por fim, o terceiro sautoir vai buscar a leveza da turquesa, tanto no mostrador do relógio, como nos anéis do colar.

Van Cleef & Arpels Perlée Secret Pendent Watch

Van Cleef & Arpels Perlée secret pendant watch
Novidade 2023: Perlée secret pendant watch | © Van Cleef & Arpels

Se há marca que conta histórias com o tempo, a Van Cleef & Arpels é um dos perfeitos exemplos dessa abordagem. No âmbito das suas complicações poéticas, a marca aposta em figuras ou elementos da natureza e anima-os mecanicamente de uma forma encantadora. Depois, há todo uma vertente decorativa artesanal sempre requintada, minuciosa e muito delicada. Os jogos possíveis na união entre relógio e joia fazem-se ver este ano nos relógios com horas secretas que foram apresentados pela casa francesa. Entre eles, destacamos um romântico colar em ouro amarelo com relógio-pendente na coleção Perlée que se distingue, como o nome indica, por estar decorada com pequenas esferas de ouro.

Consoante a versão, a caixa tem uma tampa deslizante em sodalita azul ou em quartzo rosa que, quando aberta, revela um bonito mostrador em madrepérola branca emoldurado por um anel de diamantes. Disponível ainda com outros motivos decorativos na tampa, este relógio-pendente está equipado com movimento de quartzo. O mesmo conceito estendeu-se ainda a uma versão para o pulso com o relógio Perlée Toi & Moi.

Van Cleef & Arpels Perlée secret pendant watch
Novidade 2023: Perlée secret pendant watch | © Van Cleef & Arpels

Outras leituras