Portojóia 2022 regressa à Exponor em setembro

A 31ª edição da Portojóia, a principal montra ibérica de joalharia, ourivesaria e relojoaria, regressa à Exponor de 22 a 25 de setembro. Com o mote ‘Togetherness’, o evento apresentará os avanços tecnológicos e talentos de novos criadores que estão a transformar o setor.

Após dois anos de pausa devido à pandemia, a edição da Portojóia 2022 vai decorrer entre 22 a 25 de setembro, na Exponor, em Matosinhos, focando-se na inovação, migração digital e inclusão.

Anúncio da Portojoia 2022 na Exponor de 22 a 25 de setembro
| © Portojóia

A globalização e interculturalidade explicam a inspiração que está na base da 31.ª edição do certame. São cerca de 150 expositores e criadores, novas abordagens e novas visões, cujo mote ‘Togetherness’ representa uma joalharia que se afirma cada vez mais aberta, inovadora e inclusiva.

Segundo Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor, «a permanente evolução e expansão internacional dos mercados atribui às feiras o importante papel de reconectar pessoas, gerar oportunidades de negócio, bem como impulsionar a evolução do setor, através do conhecimento partilhado e do lançamento de novos motes de inspiração. A Portojóia não só transporta esta premissa para mais uma edição, como também reafirma perante marcas e profissionais o apoio nas suas transições para uma indústria 4.0 e para o ambiente digital – dois dos efeitos mais diretos do contexto pandémico – sem descurar do respeito pelas formas mais tradicionais da arte».

Portojoia na Exponor
| © Portojóia

Nesta nova edição recupera-se o Trend Spot, espaço destinado para a exposição das joias que melhor representam as quatro tendências assinaladas pela organização: Togetherness, Ancient Wisdom, Art as an Expression e Fairy Tales, assim como o Art & Jewels, iniciativa que visa promover parcerias entre a joalharia e outros setores criativos como a moda, decoração, ilustração e cerâmica.

Em destaque estará igualmente a atribuição do Prémio Best of – Aluno Revelação 2022, que distingue os talentos e a criatividade, em particular daqueles que ainda se encontram a receber formação. O vencedor será anunciado na cerimónia de entrega de Prémios Best Of no dia 23 de setembro.

Em 2019, a Portojoia reuniu cerca de 10 mil visitantes e 150 expositores, entre eles, 30 designers e 27 empresas vindas de Espanha, Itália, Alemanha, Turquia, Brasil e Cabo Verde.

Saiba mais na página oficial do evento.

Outras leituras