Chopard Mille Miglia Classic Chronograph Racing Stripes: a arte da velocidade

No início do século XX, Filippo Tommaso Marinetti, o poeta do Futurismo, fez da velocidade um culto. No manifesto que sintetizou a junção da arte à velocidade, escrevia-se: “Afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade”. A velocidade encontrou no automóvel o veículo perfeito para definir a arte suprema. Ciente disso, há 70 anos a Porsche apresentou o seu primeiro automóvel de corrida. Para comemorar esse momento especial, em que se celebra a arte do movimento, a Chopard lançou um novo modelo, o Mille Miglia Classic Chronograph Racing Stripes.

A Chopard juntou-se ao evento Rennsport Reunion VI, o maior festival da Porsche no mundo © Chopard
A Chopard juntou-se ao evento Rennsport Reunion VI, o maior festival da Porsche no mundo, em WeatherTech Raceway Laguna Seca, na Califórnia © Chopard

Karl-Friedrich Scheufele, co-presidente da Chopard, é admirador de carros de corrida e todos os anos dirige a corrida Mille Miglia. Não admira que, para celebrar os 70 anos do primeiro automóvel de corrida Porsche, a Chopard se tivesse associado à comemoração. E é assim que surge o Mille Miglia Chronograph Edição Racing Stripes, que é uma homenagem às corridas americanas, apresentando as célebres riscas de corrida no mostrador e verso do relógio. Como se imagina este modelo vai buscar ao passado o imaginário que deseja projectar no presente. Trata-se de um relógio que simboliza a paixão pelo mundo automóvel.

Karl-Friedrich Scheufele © Chopard
Karl-Friedrich Scheufele no evento Rennsport Reunion VI © Chopard

Recordemos que, na década de 1950, as regras da FIA estipulavam que as equipas deveriam usar cores que representassem os seus países. Assim, eram pintadas duas riscas de branco nos carros americanos e as grades eram azuis. As cores permitiam diferenciar as equipas concorrentes.

Jacky Ickx na Rennsport Reunion VI, o maior festival da Porsche no mundo © Chopard
Jacky Ickx na Rennsport Reunion VI, o maior festival da Porsche no mundo © Chopard

Nessa altura de grandes competições, um nome destacava-se: a do milionário americano Briggs Cunningham. Tinha um sonho quase perfeito: ganhar a mais prestigiosa corrida de carros do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Em 1951, criou a sua própria marca de carros de corrida, apropriadamente chamada de Cunningham, pintados de branco de acordo com os regulamentos da FIA e com as célebres riscas azuis. Embora nunca tenha vencido a corrida Le Mans, os seus carros tornaram-se instantaneamente reconhecíveis e as riscas ficaram imortalizadas como “as riscas de Cunningham”. Agora elas foram imortalizadas por esta proposta da Chopard.

Chopard Mille Miglia Classic Chronograph Racing Stripes Edition © Chopard
Chopard Mille Miglia Classic Chronograph Racing Stripes Edition © Chopard

Este cronógrafo recupera as memórias da velocidade: é inspirado nos carros que participaram na Mille Miglia entre 1927 e 1940. Com um toque Vintage e com um mostrador em aço com riscas, este Mille Miglia prima pelo equilíbrio a nível de dimensões. A legibilidade do mostrador é garantida graças aos números amplos que se iluminam no escuro, assim como os ponteiros. A inspiração dos contadores vem dos painéis dos carros dos anos 20. O ponteiro dos segundos apresenta uma ponta vermelha para marcar os segundos da corrida. O logótipo Mille Miglia vermelho em forma de seta “Rossa Corsa” surge no centro do mostrador às 12 horas. Com uma combinação ideal de precisão, conforto e elegância, estes relógios são autênticos auxiliares para os condutores que conduzem a velocidades máximas. A bracelete em pele preta com detalhes azuis e forro de borracha é inspirada nos pneus Dunlop Racing dos anos 60.

Chopard Mille Miglia Classic Chronograph Racing Stripes Edition © Chopard
Data e o logótipo Mille Miglia vermelho em forma de seta “Rossa Corsa” que surge no centro do mostrador às 12 horas. © Chopard

O movimento do Mille Miglia Classic Chronograph Racing Stripes é validado pelo COSC e surge com uma frequência de 28.000 vibrações/hora, sendo visível através de um vidro de safira. Este movimento mecânico com corda automática, acciona as funções de horas, minutos, segundos, cronógrafo e data, além de ter uma reserva de marcha de 42 horas. Um louvor à história da velocidade e à arte automóvel e relojoeira.

Chopard Mille Miglia Classic Chronograph Racing Stripes Edition © Chopard
Fundo com gravação especial e ponteiro dos segundos com ponta vermelha © Chopard

Características Técnicas

Chopard
Mille Miglia Classic Chronograph Racing Stripes Edition

Edição limitada a 50 peças e apenas disponível nos E.U.A.

Referência/ 168589-3021
Movimento/ Mecânico de corda automática, 28’800 alt/h, 42h de reserva de corda. Certificado COSC.
Funções/ Horas, minutos, segundos, cronógrafo e data.
Caixa Ø 42 mm / Aço, vidro de safira com tratamento antirreflexos, estanque até 50 metros.
Bracelete/ Calfe com pesponto azul, forro de borracha e fivela.
Preço/ Sob consulta.

Chopard Mille Miglia Classic Chronograph Racing Stripes Edition © Chopard
Chopard Mille Miglia Classic Chronograph Racing Stripes Edition © Chopard

Visite o site oficial da Chopard para mais informações.

Outras leituras