fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quiz: edições especiais para músicos da ‘pesada’

EdT53 — No número 53 da Espiral do Tempo/ edição inverno 2015, desafiámos os nossos leitores a descobrir quais os relógios que tinham sido lançados por três marcas diferentes em homenagem a Depeche Mode, a Keith Flinth e a Die Fantastischen Vier (pp.43-44). Aqui ficam as soluções!

Chronoswiss, a Hublot e a Graham
Chronoswiss Timemaster Chronograph Day Date F4 (© Chronoswiss), Hublot Big Bang Aero Bang Depeche Mode (© Hublot) e Graham Chronofighter Oversize Diver Deep Black (© Graham)


1. Chronoswiss para Die Fantastischen Vier

A Chronoswiss uniu-se à Die Fantastichen Vier para lançar uma edição especial da linha Timemaster. Thomas D, Smudo, Michi Beck e And.Ypsilon deram assim origem ao Timemaster Chronograph Day Date F4, num momento em que ‘o quarteto fantástico’ lançava o seu novo álbum — Record — e em que estava em vias de celebrar o seu 25º aniversário.

Com cerca de seis milhões de discos vendidos e galardoados com numerosos prémios, os Die Fantastichen Vier são referidos como uma das maiores bandas na história germânica do hip pop.

Chronoswiss Timemaster Chronograph Day Date F4 © Chronoswiss
Chronoswiss Timemaster Chronograph Day Date F4 © Chronoswiss

Relativamente à edição especial criada com a Chronoswiss, fica a nota de que os membros da banda consideraram, desde logo, o Timemaster como o modelo ideal, tendo em conta as suas linhas desportivas. No mostrador, o contraste preto-branco foi opção do próprio Michi Beck, designer da banda, em conformidade com linhas mais minimalistas que vão ao encontro do novo look da banda. Além da indicação digital da data, numa janela às 3 horas, os números caraterísticos da linha Timemaster fazem-se ver às 2, 4, 8 e 10 horas, sendo que o número ‘4’ é mesmo personalizado enquanto logo dos Die Fantastichen Vier. O toque ‘mais irreverente’ é assumido apenas com a referência ‘F4 Limited Edition’, em vermelho, às 9 horas. 

Chronoswiss Timemaster Chronograph Day Date F4, fundo © Chronoswiss
Chronoswiss Timemaster Chronograph Day Date F4, fundo © Chronoswiss

Com caixa de 44 mm em aço (com duas versões: com revestimento DLC  ou apenas com luneta revestida a DLC), o Timemaster Chronograph Day Date F4 distingue-se, ainda, pelo fundo personalizado com o logo dos Die Fantastichen Vier e é resguardado num estojo com imagens dos quatro músicos que compõem a banda alemã. Como oferta especial, cada um dos 200 cronógrafos desta edição limitada é ainda acompanhado de quatro fotos da banda inéditas, assinadas pelos artistas.

Para mais informações, consulte o site oficial da Chronoswiss.


2. 
Hublot para Depeche Mode

Um relógio em tons cinzas que foge ao padrão de relógios escuros pensados para músicos da pesada: a Hublot lançou em 2010 os 12 únicos exemplares da edição Big Bang Depeche Mode, que se destacavam por serem completamente pretos (com caixa em titânio e aço) e por cada um deles apresentar a arte associada às capas de diferentes álbuns da banda britânica. O valor obtido pela venda dos relógios foi doado a uma instituição de caridade, no âmbito da ‘Sounds of Universe Tour’, na Alemanha. Mais tarde, em 2013, a parceria Hublot/Depeche Mode deu origem a um outro modelo, mais agressivo visualmente, mas pensado igualmente para reverter a favor de uma organização de caridade. Neste caso, tratou-se da Charity: Water, que tem como objetivo garantir água potável às pessoas de países em vias de desenvolvimento.

Hublot Big Bang Aero Bang Depeche Mode © Hublot
Hublot Big Bang Aero Bang Depeche Mode © Hublot

Designado, Big Bang Aero Bang Depeche Mode, o relógio foi inicialmente lançado numa edição limitada de 250 exemplares com caixa em cerâmica preta, num efeito spiky proporcionado pelo sobredimensionado motivo Clous de Paris na bracelete e na luneta, especialmente interessante; já em 2014, a Hublot surpreende com uma variante desse modelo em tons mais leves e com caixa em aço e cerâmica — é este último que referimos na Espiral do Tempo 53. Além do motivo decorativo, o destaque vai também para o mostrador esqueletizado caraterístico dos modelos ‘Aero Bang’ e para o fundo personalizado com os elementos associados à banda e à organização para a qual reverte o valor da venda dos relógios. Trata-se igualmente de uma edição limitada a 250 exemplares.

Hublot Big Bang Aero Bang Depeche Mode, fundo da versão em preto. © Hublot
Hublot Big Bang Aero Bang Depeche Mode, fundo da versão com caixa em cerâmica preta. © Hublot

Para mais informações consulte o site oficial da Hublot.


3. Graham para Keith Flint

Quando, há uns anos, Keith Flint foi anunciado embaixador da Graham, a marca apostou no Chronofighter Oversize Diver Deep Black como o modelo perfeito para o irreverente vocalista dos The Prodigy. O cantor foi referido como sendo incendiário e excêntrico, destacando-se ainda pelo seu look inconfundível — que passa por inúmeras tatuagens, piercings e cabelo agressivo —, pela sua paixão enquanto artista e também pelo facto de surpreender enquanto motociclista (não podemos esquecer que falamos de uma altura em que a marca anglo-suíça estava ainda especialmente ligada ao mundo do motociclismo enquanto patrocinadora do mítico TT Isle of Man). Um pacote que se enquadrava, perfeitamente, no espírito Graham.

Keith Flint com o seu Graham
Keith Flint com o seu Graham Chronofighter Oversize Diver Deep Black © Graham

Keith Flint foi assim fotografado com o Chronofighter Oversize Diver Deep Black que se destacava, como qualquer Chronofighter, pela inconfundível alavanca de ativação da função cronográfica, mas também pelo facto de ser um relógio totalmente preto, apenas com alguns apontamentos contrastantes na luneta e um ligeiro toque de vermelho nos pequenos segundos e na extremidade do ponteiro central dos segundos do cronógrafo. Atualmente, a coleção da Graham já não contempla a versão Diver da linha Chronofigter, incluindo antes uma linha designada Prodive, vocacionada para o mergulho, e com novos elementos de design. No entanto, Keith Flint continua a ser referido como um nome apreciador dos inconfundíveis relógios da marca.

Graham Chronofighter Oversize Diver Deep Black © Graham
Graham Chronofighter Oversize Diver Deep Black © Graham

Para mais informações, consulte o site oficial da Graham. ET_simb

Outras leituras