fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A descobrir: uma torre em espiral, abstract sunday e 100 anos Bauhaus

Para esta semana, as nossas sugestões são muito pouco relojoeiras, mas todas elas, de uma forma ou de outra, estão relacionadas com o tempo: uma proposta de passeio na Dinamarca, uma conta de Instagram muito especial e uma timeline. Convites à descoberta que encontrámos por aí…

Público online | Na Dinamarca, esta torre leva-nos em espiral panorâmica acima das copas das árvores

Foi através do Público online que tomámos conhecimento de uma nova atração turística perfeita para usufruir dos dias agora maiores. O cenário é a Dinamarca e o ponto de vista é quase o céu. Estamos a exagerar, claro – mas, às vezes, faz falta exagerar um pouco para salientar uma novidade que nos deixa aquele bichinho difícil de que, mais cedo ou mais tarde, teremos mesmo de experimentar. A verdade é que o maior parque aventura da Dinamarca, o Camp Adventure, conta agora com uma torre de observação em espiral em forma de ampulheta que se eleva a 45 metros de altura. Este convite à descoberta é o ‘ponto alto’ de um passadiço de madeira que passa pelo meio da floresta de Gisselfeld Klosters Skove num percurso com 650 metros. Agora, basta imaginar o que é percorrer esta estrutura e ter acesso a vistas de perder a respiração…

Aqui fica o vídeo promocional para aguçar o apetite:

Instagram | Abstract Sunday

Christoph Niemann é bem conhecido enquanto ‘colunista visual’ da The Times Magazine. Mas o seu trabalho tem passado também pelas capas de publicações como a  The New Yorker, a Newsweek, a Wired e a American Illustration, sem contar com um blogue em nome próprio e a publicação de alguns livros de ilustração. No entanto, é a sua conta de Instagram – Abstract Sunday – que hoje recomendamos. Uma conta que é um desafio para o próprio criativo porque todas as ilustrações que ali surgem resultam de uma imagem criada a partir de um objeto real. Por aqui, e por motivos óbvios, ficamos sempre vidrados nas ilustrações e animações que contemplam a temática do tempo e dos relógios. E, já agora, para melhor conhecer o trabalho de Christoph Niemann vale a pena ver também o primeiro episódio da série Abstract que acompanha o intenso processo criativo que está por trás de cada ilustração. E desengane-se quem pensa que a inspiração é o grande segredo, pois, quando chega a hora de cumprir prazos, não há qualquer desculpa para a falta da inspiração. O segredo é tentar e trabalhar até que o resultado final surja perfeito.

WallPaper | Charting the rise of Bauhaus

No ano em que se celebra o centenário da Bauhaus, a WallPaper criou uma timeline interativa que nos ajuda a acompanhar e perceber um pouco melhor o nascimento e desenvolvimento desta escola de design fundada na Alemanha em 1919 e que acabou por se traduzir num influente movimento que veio procurar dar resposta à industrialização e produção em massa através de uma arquitetura e design funcionais. A Bauhaus tende a ser evocada por algumas marcas de relojoaria, especialmente marcas alemãs. A Junghans é um exemplo disso muito tendo em conta Max Bill, o designer que colaborou com a marca e que estudou também na Bauhaus.

Outras leituras