fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Começa hoje a primavera e nós sugerimos uma leitura sobre fenómenos astronómicos

Ora bem: eis que chega um dia muito especial para muita gente porque significa dias mais longos e dias mais quentes. Hoje, 20 de março, ocorre o Equinócio da primavera, momento que marca o início da estação mais florida, no Hemisfério Norte. Mas o mês de março tem mais fenómenos astronómicos para contar. É nesse sentido que recomendamos um artigo do site National Geographic.

É hoje, dia 2o de março de 2019, que ocorre o Equinócio da Primavera, mais precisamente às 21:58 horas (20:58 nos Açores), de acordo com a informação disponibilizada no site do Observatório Astronómico de Lisboa. Este preciso instante marca o início da primavera, estação que se prolonga por 92,789 dias, seguindo-se o verão que chega com o próximo Solstício, no dia 21 de junho às 16h54min.

Também de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, «os equinócios ocorrem duas vezes por ano, na primavera e no outono, nas datas em que o dia e a noite têm igual duração. A partir daqui até ao início do outono, o comprimento do dia começa a ser cada vez maior e as noites mais curtas, devido ao Sol percorrer um arco mais longo e mais alto no céu todos os dias, atingindo uma altura máxima no início do Solstício de verão. É exatamente o oposto no Hemisfério Sul, onde o dia 20 de março marca o início do Equinócio de Outono».

E é a propósito deste fenómeno astronómico que recomendamos a leitura de um simpático artigo do site National Geographic que destaca diversos fenómenos astronómicos que ocorrem neste mês de março, com destaque para a última Superlua deste ano que vai ocorrer já amanhã.

Aqui fica o link para o artigo: «Dia Igual à Noite: o Equinócio da Primavera e Outros Fenómenos Astronómicos».

Outras leituras