SIHH 2019: o balanço

Com o encerramento da 29ª edição do Salon International de la Haute Horlogerie, começam a surgir também as primeiras notas e impressões sobre as novidades apresentadas e ao longo das próximas semanas, vamos também publicando o nosso feedback. Mas, para iniciarmos esta semana, reunimos algumas histórias que nos mostram também outros pontos de vista.

1. sihh.org

Para saber como foi, nada como visitar o site oficial do Salon International de la Haute Horlogerie. Lá vai encontrar fotos, vídeos e o balanço desta edição. Em comunicado refere-se que a edição de 2019 – a 29ª portanto – contou com a presença de mais de 23.000 visitantes,  milhões de views nas redes sociais, novas audiências e um programa repleto de painéis e apresentações. Um balanço positivo é a principal conclusão.

2. An Honest Take on the Hits and Misses of SIHH 2019

Acompanhamos com regularidade o site SXJ e é de lá uma das análises que recomendamos. Su Jiaxian fala com clareza do que viu e gostou, mas também do que menos gostou numa abordagem muito geral ao primeiro grande evento do ano. Das principais novidades apresentadas pelas casas históricas a uma síntese mais leve sobre as marcas independentes, eis mais um ponto de vista que vale a pena conhecer. Ainda no mesmo site, poderá encontrar uma página dedicada em exclusivo ao SIHH 2019.

3. Winning Ways

Na perspetiva de Christophe Roulet, este ano as marcas voltaram-se para os seus valores seguros, ou seja, mais do que inaugurarem ou lançarem nova coleções, notou-se que ouve uma tentativa de criar variações dentro de uma mesma coleção – entre novos materiais, dimensões, cores ou integração de complicações. Claro que existiram exceções, algumas bastante polémicas, mas, no seu todo, as principais casas preocuparam-se em exibir os seus dotes através de uma variedade consensual. No texto fala-se de Vacheron Constantin, de IWC, de Jaeger-LeCoultre, de Panerai, de Richard Mille, da Cartier e da Piaget. Para ler no site de notícias da Fondation de la Haute Horlogerie.

4. In depth Everything SIHH… Salon International de la Haute Horlogerie

No site Monochrome encontra um apanhado de diferentes artigos dedicados ao SIHH 2019. De análises dos relógios a apresentações dos mesmos, passando por vídeos e entrevistas, recomendamos uma visita com calma para explorar um pouco também pela variedade. Em destaque uma entrevista a Fabienne Lupo, managing director do SIHH, apesar de ter sido publicada em dezembro, umas boas semanas antes da realização do certame.

5. SIHH 2019 | Your Complete Guide To The New Watches

O site Hodinkee criou um guia no qual pode ter acesso a uma compilação de muitas das novidades apresentadas. Assim de repente, parece muito completo, embora não contemple ainda as marcas todas que ali estiveram presentes. De qualquer forma, achamos que vale a pena dar uma vista de olhos para se ter uma noção geral do cenário, até porque este guia inclui logo as principais características dos vários modelos.

6. In Conversation with: François-Henry Bennahmias of Audemars Piguet on the CODE 11:59

A propósito da polémica associada ao lançamento da nova coleção CODE 11.59 pela Audemars Piguet, recomendamos a entrevista que Wei Koh, nome bem conhecido da comunidade jornalística relojoeira, fez a François-Henry Bennahmias, o CEO da marca. Isto porque achamos que é sempre importante conhecer o ponto de vista dos diferentes protagonistas e em especial o ponto de vista da própria marca que arriscou o lançamento. São 10 minutos de entrevista (ou de conversa) onde também se fala das mudanças que os social media estão também a desencadear no modo como a comunicação em relojoaria é feita.

Outras leituras