O Omega Speedmaster Professional X-33 de Nikolai Budarin, o perfil de Instagram de um estudante de design industrial e um vídeo dedicado ao apeamento para restauro dos sinos do Palácio de Mafra: são estas as nossas recomendações neste início de semana.
—
Up for auction: the story of Nikolai Budarin’s Flown Omega Speedmaster Professional X-33
Quando um relógio tem uma história para contar já sabemos que acaba por se tornar ainda mais fascinante e é este o caso do ana-digi Omega Speedmaster Professional X-33 que foi usado por Nikolai Budarin na Estação Espacial Internacional durante a Expedition 6 e que teve o privilégio de acompanhar o cosmonauta na Space Shuttle Endeavour na missão STS-113 e de regressar na cápsula Soyuz TMA-1 em maio de 2003 com todas as marcas inerentes à aventura. O relógio é hoje leiloado pela RR Auction de Boston com uma estimativa de valor de $20.000, sendo que o lote inclui ainda uma carta manuscrita assinada por Budarin atestando a proveniência do relógio, bem como três imagens de Budarin com o relógio no pulso enquanto assinava a carta. E o site Worn & Wound dedica um artigo bem detalhado dedicado à história deste relógio. Para outros pormenores, visite o site oficial da leiloeira.
Oscar Emil Madsen
Oscar Emil Madsen, estudante dinamarquês de design industrial com uma paixão pela relojoaria, tem na sua página de Instagram um conjunto de vibrantes designs relojoeiros. Dono de um belíssimo traço usando grafites, tinta da china ou lápis coloridos, Madsen tem o cuidado depois de aprimorar digitalmente os desenhos que cria. Um perfil ousado, criativo, repleto de cor e de vida que recomendamos neste início de semana.
Claramente a seguir: https://www.instagram.com/oscaremadsen/
Carrilhões de Mafra – Apeamento dos Sinos
Já começaram a regressar ao seu lugar de origem os cerca de 100 sinos do Palácio de Mafra que nos últimos meses foram apeados para um minucioso restauro que tem envolvido diversos especialistas, com o objetivo de devolver ao máximo as características originais destes marcadores de tempo. Para já, apenas os sinos da torre norte do Palácio é que começaram a ser reinstalados. Prevê-se que, durante o verão, seja a vez dos sinos da torre sul com a nota de que só estes voltarão a tocar. A este propósito, apresentamos um breve vídeo realizado pela Building Pictures que documenta durante perto de três minutos o delicado processo de apeamento para restauro dos sinos do Palácio de Mafra. Porque não é todos os dias que temos a oportunidade de acompanhar e perceber como se concretiza uma operação deste género. Para mais sobre o trabalho da Building Pictures, dê um saltinho também ao Instagram.
Veja o vídeo Carrilhões de Mafra – Apeamento dos Sinos: