Reviver o passado com estilo

Em 2015 cumprem-se 30 anos desde o arranque da associação institucional entre a TAG Heuer e a McLaren, mas a parceria já tinha começado antes e foi com o logótipo da marca suíça no seu bólide que Emerson Fitippaldi ganhou o título mundial de Fórmula 1 em 1974. A TAG Heuer homenageia essa vitória com o Carrera McLaren 1974 Edition, limitado a 1974 exemplares – e alguns ainda se encontram nas montras portuguesas.

TAG Heuer Carrera McLaren 1974 Edition © TAG Heuer
TAG Heuer Carrera McLaren 1974 Edition © TAG Heuer

A década de 1970 continua a ser a mais fascinante para todos os amantes da Fórmula 1 que, na altura, tiveram a oportunidade de acompanhar a disciplina rainha do desporto motorizado. Para esses aficionados (e não só…), a TAG Heuer lançou um atraente modelo em edição limitada que evoca precisamente a era de ouro da Fórmula 1 e homenageia um ano que foi particularmente relevante para a McLaren: o Carrera McLaren 1974 Edition.

TAG Heuer Carrera McLaren 1974 Edition © TAG Heuer
TAG Heuer Carrera McLaren 1974 Edition © TAG Heuer

Fiel à sua história, a TAG Heuer gosta de revisitar a época em que os cronógrafos Heuer eram muito populares no paddock e não só utilizados por vedetas como Nikki Lauda ou Clay Regazzoni como também publicitados nos Ferrari e nos McLaren. Foi também para honrar esse passado que a marca suíça passou a patrocinar o Goodwood Festival of Speed, que se realiza anualmente nos terrenos de Lord March (que chegou a promover uma escuderia de Fórmula 1) perto de Chichester, no West Sussex britânico, e que atrai regularmente saudosistas com carros de corrida históricos e até antigos pilotos.

TAG Heuer Carrera McLaren 1974 Edition © TAG Heuer
TAG Heuer Carrera McLaren 1974 Edition © TAG Heuer

Nesse âmbito, a TAG Heuer resolveu comemorar a temporada de 1974 na Fórmula 1 – coroada com o primeiro de dois títulos do piloto brasileiro Emerson Fitippaldi ao volante da McLaren, fundada em 1963 mas que só chegou ao cobiçado título de condutores precisamente em 1974, já depois da morte do fundador Bruce McLaren. O Carrera McLaren 1974 Edition evoca essa vitória e as cores da altura, num atraente cronógrafo caraterizado pelo seu mostrador branco opalino com totalizadores pretos contrastantes e toques de laranja tanto nos ponteiros como na inscrição inserida na luneta preta em cerâmica. A motorização é proporcionada pelo movimento cronográfico integrado de manufatura Calibre 1887, reconhecido pela suavidade de funcionamento, e o toque final é proporcionado por uma bracelete de borracha vulcanizada que evoca o rasto de pneus radiais.

TAG Heuer Carrera McLaren 1974 Edition
Calibre 1887 © TAG Heuer

Apesar de o McLaren de Emerson Fitipaldi já apresentar o logo Heuer em 1974, tanto a McLaren como a TAG Heuer reconhecem que a parceria institucional entre ambas as marcas começou em 1985 – quando a empresa Techniques d’Avant Garde (TAG) detinha tanto a TAG Heuer como também 50 por cento da escuderia então designada McLaren International. Essa parceria completa 30 anos em 2015… e esperam-se mais modelos celebratórios. Para já, o Carrera McLaren 1974 Edition – ajustadamente limitado a 1974 exemplares – é um favorito dos aficionados e ainda está disponível por 5.100 euros. ET_simb

Eis uma listagem dos agentes oficiais da TAG Heuer em Portugal que ainda têm este instrumento do tempo:

Ana Joalheiros (Dolce Vita Tejo – Lisboa)
Anselmo 1910 (Centro Colombo – Lisboa)
David Rosas (Av.Liberdade – Lisboa)
Boutique TAG Heuer (El Corte Inglés – Lisboa)
Góis Joalheiro (Fórum Coimbra – Coimbra)
Intemporal (Matosinhos)
Jóia Pura (Almada Fórum – Almada)
Machado Joalheiro (Av. da Boavista – Porto)
Marcolino Relojoeiro (Rua Passos Manuel – Porto)
Ourivesaria Camanga (Rua Carlos Testa – Lisboa)
Paulo Miranda Joalheiro (Fórum Algarve – Faro)
Relojoaria Mendonça (Rua Sá da Bandeira – Porto)
Teixeira Joalheiros (Largo Toural – Baga)
Torres Joalheiros (Av. da Liberdade – Lisboa)

Em Luanda:
V-Collection

Mais detalhes:
Torres Distribuição

Outras leituras