fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SIHH 2017: As primeiras imagens do TimeWalker Chronograph UTC – as primeiras notas também

O regresso do TimeWalker é sempre uma boa notícia — aquele modo tão Montblanc de associar com classe linhas mais desportivas a linhas mais elegantes tem sido uma fórmula de sucesso. É, por isso,  com gosto que recebemos este ano o TimeWalker Chronograph UTC — um modelo de homenagem ao passado da manufatura Minerva  no âmbito dos intrumentos do tempos de alta precisão. Aqui ficam alguns pormenores e as primeiras fotos do novo cronógrafo.

Montblanc_TimeWalker_Chronograph_UTC_soldad
O Montblanc TimeWalker Chronograph UTC distingue-se pelo visual preto e apontamentos contrastantes em prateado e vermelho. Foto: Montblanc

Se o TimeWalker é um modelo muito especial na coleção relojoeira da Montblanc pelo perfil mais desportivo, agora podemos dizer que o novo TimeWalker Chronograph UTC, que aqui apresentamos em vésperas de abertura do SIHH 2017, talvez surja como um ponto de viragem que já fazia falta. Isto porque há já algum tempo que a linha TimeWalker se tem mantido fiel aos mesmos códigos estéticos: caixas de aspeto robusto, mostradores amplos com numerais sobredimensionados, ponteiros grandes, bem vísiveis e quase sempre no mesmo formato (dauphine) e, mais recentemente, a utilização de materiais sofisticados e resistentes.

É claro que seria impensável não destacar o fabuloso ExoTourbillon Minute Chronograph, que se demarcou por completo, e é claro que encontramos alguns apontamentos divertidos como as escalas interiores nos modelos UTC ou notas de estilo racing nas variantes Speed (ah, é verdade, e a e-strap, com dispositivo conectável); mas uma lufada de ar fresco mais fresco apetece às vezes. E, neste contexto, o novo TimeWalker Chronograph UTC tem alguma piada — por surgir com um espírito desportivo, sem dúvida, sofisticado, também, mas menos solene do que modelos anteriores. Um relógio mais descontraído, com estilo e com elementos mais óbvios de relação com o mundo automóvel. Mas, apesar de tudo, é a luneta rotativa externa que faz toda a diferença.

Este é um dos lançamentos de homenagem à manufatura Minerva (precursora da manufatura de Villeret da Montablanc), que tem um passado de prestígio no domínio da criação de instrumentos de cronometragem de elevada precisão. O cronógrafo surge assim como a função óbvia na ligação à contagem de tempo, e ao mundo da competição automóvel.

Unindo todos estes pontos, a Montblanc apostou, então, na função de cronógrafo, num relógio de estilo contemporâneo, sem qualquer dúvida, mas também com apontamentos mais neo-vintage, de assumida relação com carros clássicos.

Montblanc TimeWalker Chronograph UTC

Montblanc_TimeWalker_Chronograph_UTC_02
A bracelete perfurada evoca as luvas também perfuradas que se utilizavam na condução de automóveis clássicos. Foto: Montblanc

Com um design bem marcado, o novo TimeWalker Chronograph UTC da Montblanc une a função de cronógrafo à função dual time. Um companheiro simpático para viajantes (e não só).

A caixa preta de 43 mm, com asas abertas, distingue-se pela combinação de materiais hi-tech. Concebida em DLC (diamond-like carbon) é reforçada pela luneta em cerâmica técnica — conhecida pela robustez e durabilidade — e pela bracelete perfurada em cauchu ou pele. A luneta apresenta ranhuras para melhor manuseamento e inclui uma escala prateada de 24 horas, num contraste perfeito em termos de legibilidade. A coroa em DLC e os botões também apresentam o mesmo acabamento com ranhuras, decoração inspirada no design das tampas dos depósitos de gasolina dos automóveis clássicos.

Além de dominar a caixa, o preto também se descobre no mostrador. Neste caso, falamos de um tratamento escovado soleil que resulta. Por outro lado, destaque para os fortes contrastes de cores, com elementos prateados e vermelhos e três contadores tridimensionais evocativos dos painéis de instrumentos dos carros do passado.

Montblanc_TimeWalker_Chronograph_UTC_03
O mostrador apresenta uma diversidade de indicações sem comprometer a sua leitura. O contraste de cores contribui para uma melhor legibilidade. Foto: Montblanc

Os segundos do cronógrafo são indicados por um ponteiro central vermelho com a extremidade em forma de seta da Minerva (a tal homenagem), enquanto as horas e os 30 minutos do cronógrafo são apresentadas no submostrador às 6 horas e às 12 horas, respetivamente. Às 9 horas, um contador, decorado com o símbolo da Montblanc em relevo, indica os pequenos segundos.

O Montblanc TimeWalker Chronograph UTC está equipado com o calibre MB.25.03, o mesmo do anterior TimeWalker ChronoVoyager UTC, que permite a leitura do tempo em três diferentes fusos horários. O tempo local é indicado pelos ponteiros prateados centrais (de formato dauphine) e o tempo de origem (home time) pode ser lido através de um ponteiro central prateado, com uma seta na extremidade sublinhada a vermelho e revestida a SuperLuminova.

O tempo local acerta-se através da coroa, permitindo um ajuste rápido do tempo em incrementos de uma hora sem afetar a função dos minutos. A data — indicada numa janela às 9 horas — está sincronizada com o tempo local.

A leitura do tempo é acompanhada por uma escala na luneta. Sendo assim, um terceiro fuso horário pode ser facilmente indicado rodando a luneta unidirecional para o novo fuso horário — tendo como referência a localização do ponteiro de 24 horas.

Da mesma forma que as luvas utilizadasna condução de automóveis clássicos, a bracelete do Montblanc TimeWalker Chronograph UTC é perfurada e está disponível em pele ou em borracha. A bracelete em borracha apresenta um motivo em relevo para melhor respiração da pele e adesão ao pulso. Ambas as opções estão equipadas com fecho de báscula triplo, desenvolvido em especial para a linha TimeWalker.

Estanque até 100 metros, o relógio foi submetido ao Montblanc Laboratory Test 500, um selo de qualidade que implica a testagem, simulando a utilização durante cerca de 500 horas. ET_simb

Características Técnicas

Montblanc
TimeWalker Chronograph UTC

Referência/116101
Movimento/Corda automática Calibre MB 25.03, 25 rubis, aprox. 46 horas de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo, três fusos horários, data.
Caixa Ø 43 mm/ Acabamento escovado, luneta em cerâmica técnica com gravação de escala de 24 horas prateada e relevo no flanco. Vidro de safira, fundo em DLC com vidro de safira fumado. Estanque até 100 metros. Coroa em DLC, com flanco em relevo e emblema Montblanc na extremidade.
Mostrador/ Preto, com acabamento escovado soleil, numerais e indexes preenchidos a SuperLuminova.
Bracelete/ Pele perfurada com triplo fecho de báscula em aço e DLC. Opção de bracelete em borracha.

Para mais informações, consulte em breve o site da Montblanc.

Save

Save

Outras leituras