Taylor Swift e o(s) relógio(s)

Lisboa aos pés de Taylor Swift nesta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de maio. A cantora americana estreia-se em Portugal no Estádio da Luz, no âmbito da digressão ‘The Eras Tour’. Recentemente, deu que falar graças ao relógio que usou na 66.ª cerimónia dos Grammys Awards.

Taylor Swift estreia-se em Portugal, com dois concertos nos dias 24 e 25 de maio, no âmbito da digressão The Eras Tour, que decorrem no Estádio da Luz, em Lisboa. A cantora e compositora americana conseguiu alcançar um verdadeiro sucesso a nível mundial e este ano conquistou mesmo mais dois Grammys: Álbum do Ano e Melhor Álbum Pop Vocal, com Midnights. Tornou-se assim a primeira artista a vencer o Grammy de Melhor Álbum pela quarta vez.

E foi precisamente na cerimónia de entrega dos Grammys, no passado mês de fevereiro, que Taylor Swift deu que falar na relojoaria. O motivo? O relógio que usou como gargantilha, numa jogada fora do baralho, tendo em conta que não costuma ser vista publicamente com frequência a usar relógios. Antes dela, outras artistas fizeram o mesmo. Na apresentação da primeira coleção de Pharrel Williams para Louis Vuitton, em Paris, no ano passado, Rihanna usou um Jacob and Co Brilliant Flying Tourbillon, por exemplo. Já Emma Chamberlain, no desfile da Miu Miu, optou por um Cartier Baignoire.

Taylor Swift recebeu o Grammy em 2024 pelo álbm Midnights com um relógio Concord usado como gargantilha | Vídeo:  © Academy/ Grammys – Partilhado a partir do Youtube

No caso específico de Taylor Swift há mais um aspeto a ter em conta, além da ousadia de recuperar a tendência de usar um relógio ao pescoço: os ponteiros do relógio que usou estavam posicionados nas 12h, numa alusão simbólica ao álbum nomeado e vencedor da noite. A GQ refere ainda que a posição dos ponteiros também possa estar relacionada com o facto de o álbum Reputation ter sido lançado à meia-noite. Por outro lado, a opção branco e negro do relógio poderia ser uma alusão à capa do recentemente anunciado álbum Tortured Poets Department.

Quanto ao relógio escolhido para passar esta mensagem, tratou-se de um Concord de estilo Art Deco, com numerais arábicos e adornado com diamantes. Um relógio adaptado para peça de joalharia pelo joalheiro Lorraine Schwartz.

Como dissemos, Taylor Swift não costuma ser vista com frequência a usar publicamente relógios, no entanto, há quem consiga fazer listagens dos relógios que supostamente integram a sua coleção. Mais nas vistas neste sentido costuma dar o seu namorado Travis Kelce que parece ter uma bem composta coleção.

Imagem de abertura retirada do vídeo acima partilhado a partir do Youtube:  © Academy/ Grammys

Outras leituras