Tome nota: Festival Suisse de l’Horlogerie 2025

A terceira edição do Festival Suisse de l’Horlogerie decorre entre os próximos dias 19 e 21 de setembro no Grand Hôtel des Bains d’Yverdon, em Yverdon-les-Bains, na Suíça. Um evento de celebração do mundo da relojoaria.


Num mundo que vive à velocidade de uma grande evolução tecnológica e em que o digital impera, o mundo da relojoaria segue o seu próprio caminho, não a esquecer propriamente das tendências atuais, mas a encontrar a sua continuidade no equilíbrio entre o digital e o presencial.

Do Watches and Wonders ao Grand Prix d’Horlogerie, passando pelo Geneva Watch Days, pela Dubai Watch Week e por eventos nos mais diversos países, incluindo Portugal (sem esquecer os Encontros Espiral do Tempo ou os salões Tempo Futuro e Tempo Passado), os encontros e reencontros de profissionais, aficionados e colecionadores são uma realidade que faz cada vez mais parte da indústria. O ponto é mesmo levar a relojoaria a cada vez mais pessoas e levar cada vez mais pessoas à relojoaria.

Criança com lupa a montar um mecanismo de relógio durante uma oficina educativa no Festival Suíço da Relojoaria.
O Festival Suisse de l’Horlogerie contempla diversos workshops e tem um dia dedicado aos mais jovens | Foto da direita: Gregory Maillot/ Point-of-Views, cortesia Festival Suisse de l’Horlogerie

Um dos próximos certames é o Festival Suisse de l’Horlogerie, um evento cultural que este ano concretiza a sua terceira edição nos dias 19, 20 e 21 de setembro no Grand Hôtel des Bains d’Yverdon, em Yverdon-les-Bains, na Suíça.

Um festival de relojoaria

Aberto ao público em geral, o Festival Suisse de l’Horlogerie (Festival Suíço de Relojoaria) é um evento anual que promove o diálogo entre a tradição e a excelência que caraterizam o mundo da relojoaria, um setor que prima não apenas pelo sua força económica, mas também por ser um campo de expressão que une história familiar, perícia técnica, criatividade e cultura.

Este ano, o evento vai já na sua terceira edição e, mais uma vez, conta com diversas iniciativas que destacam os artesãos que permitem fazer com que a relojoaria aconteça, as marcas independentes e os mais diversos ofícios. O convidado especial é a Fondation de la Haute Horlogerie que, com um dos seus especialistas, irá apresentar conteúdos culturais e históricos sobre os principais temas ligados ao savoir-faire relojoeiro, de modo a refletir a sua riqueza e complexidade.

Gravador a esculpir detalhes minuciosos numa placa metálica, exemplo de artesanato em relojoaria de luxo.
Demonstração de gravura artesanal em metal, típica da alta relojoaria suíça | Foto: Gregory Maillot/ Point-of-Views, cortesia Festival Suisse de l’Horlogerie

A agenda é bem recheada. A sexta-feira, dia 19 de setembro, é dedicada aos estudantes, de modo a transmitir a paixão pela arte relojoeira e, quem sabe, inspirar novas vocações. Estão assim previstos workshops, encontros e debates, numa imersão centrada na união entre tradição e inovação que o mundo da relojoaria representa. Já o dia 21 de setembro, domingo, tem como foco peças fora série, numa oportunidade para colecionadores, entusiastas e curiosos descobrirem e comentarem tesouros relojoeiros raros. Na Villa des Métiers d’Art, um anexo da Belle Époque do Grand Hôtel des Bains, o destaque vai para o artesanato relojoeiro com workshops imersivos que incluem uma aula de joalharia a guache, acompanhada por Estelle Lagarde, a arte de desenhar a própria faca Swiza com a Initium e uma demonstração
da lapidadora de gemas Anke Gafner, numa janela para os segredos da lapidação de cabochões e de pedras preciosas.

Festival Suíço da Relojoaria 2025 – Entrada principal no Grand Hôtel
O evento é aberto ao público em geral e os ingressos estão disponíveis online | Foto: Gregory Maillot/ Point-of-Views, cortesia Festival Suisse de l’Horlogerie

De acordo com a organização, «o Festival Suisse de l’Horlogerie não é apenas um evento: é uma experiência intergeracional, uma ponte entre a tradição e a criatividade. Cada expositor, cada artesão, cada demonstração conta uma história, por vezes ameaçada, mas sempre preciosa».

Os bilhetes podem ser adquiridos online. Todas as informações estão disponíveis através do site oficial da iniciativa (link externo).


Tome nota:

Datas | De 19 a 21 de setembro de 2025
Localização | Grand Hôtel des Bains d’Yverdon
Horário | 09h – 19h30 (com exceção de domingo que encerra às 18h)
Preço de admissão | Adultos: 18 CHF | Crianças com 10 e mais anos: 10 CHF | Seniors: 15 CHF

Continue connosco: