Tome nota: na madrugada de 26 de outubro regressa o horário de inverno

Na madrugada de 26 de outubro, regressa o horário de inverno, pelo que devemos atrasar uma hora aos relógios. Em Portugal Continental e na Madeira, o acerto deve ser feito às 2h de domingo; já nos Açores a mudança deve acontecer à 1h.

O horário de inverno regressa na madrugada do próximo domingo, 26 de outubro. Isto significa que nessa altura devemos atrasar os nossos relógios em 60 minutos.

O momento certo para o fazer é às 2h00 de domingo em Portugal Continental e na Madeira: o relógio deverá passar para a 1h. Já nos Açores, o atraso deve acontecer à 01, passando o relógio para as 00h00. Assim, se os dias mais curtos de outono e de menos horas de sol já se faziam sentir, então, agora essa sensação vai ser ainda mais evidente.

A mudança para o horário de inverno acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro.

A adoção do horário de verão tem como base de sustentação um melhor aproveitamento da luz natural durante os meses mais quentes, como forma de reduzir o consumo energético e de prolongar as horas de lazer ao final do dia. No entanto, a sua origem remonta à época da Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de economizar no consumo dos combustíveis usados para iluminação, uma medida que tinha já anteriormente sido sugerida por Benjamin Franklin nos Estados Unidos, mas ligada ao racionamento de velas, e, mais tarde, pelo inglês William Willett.

Depois da Alemanha e da Áustria, em 1915, vários países, incluindo Portugal em 1916 (com diversos decretos a regulamentarem a sua implementação), acabaram por adotar a medida, e, desde então, o nosso país tem seguido este sistema, com algumas variações, até aos dias de hoje. De tempos em tempos, a discussão sobre a adoção de horários de inverno e de verão surge em cima da mesa, entre os países europeus. Aliás, em 2019, a discussão foi mesmo a votos, com a maioria a concordar com a abolição da mudança da hora e, este ano, Espanha volta a chamar a atenção para o tema.

Ainda assim, para já, seguimos em frente sem alterações face ao estabelecido. O horário de inverno permanece em vigor até ao último domingo do mês março de 2026, momento em que teremos de adiantar uma hora aos relógios e dar as boas-vindas ao horário de verão.


Imagem de abertura:
Panerai Luminor Marina Titanio | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo


Continue connosco: