Tome nota: quarta de bolso

Desde o passado mês de maio que o site do Instituto Português de Relojoaria publica, todas as quartas-feiras, as histórias que contam os relógios de bolso da coleção de Sílvio Pereira. E é o próprio colecionador que conta essas histórias.

Sílvio Pereira é um dos colecionadores que entrevistámos para o número 79 da Espiral do Tempo (edição de verão de 2022). E se através das nossas páginas podemos ficar a conhecê-lo melhor enquanto colecionador propriamente dito e apaixonado por relógios – em especial relógios de bolso e relógios insólitos – é através do site do Instituto Português de Relojoaria que ficamos a conhecer um pouco melhor os exemplares de bolso que fazem parte da sua coleção pessoal.

Repetição de horas e quartos com autómatos Jaquemarts pertencente a Sílvio Pereira
Repetição de horas e quartos com autómatos Jaquemarts pertencente a Sílvio Pereira | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Todas as quartas-feiras (desde maio), Sílvio escreve, sob a rubrica “Quarta de bolso”, um texto sobre um dos seus relógios – uma forma de saber mais sobre as peças em si, mas também de compreender e descobrir mais sobre a história da relojoaria.

Sendo assim, aqui fica o convite. Basta visitar o site do IPR e ali tem todos os textos disponíveis. O mais recente é dedicado à Breguet e ao seu relógio de bolso solar em forma de anel de bronze. Boas leituras!

Banner Comprar a Espiral do Tempo

Outras leituras