Tome nota: uma conversa entre as neurociências e a relojoaria

O Instituto Português de Relojoaria retoma as suas conferências mensais com uma sessão que vai abordar a interseção entre neurociências e relojoaria tendo como base estudos ligados à relação entre tempo e temperatura. O evento vai decorrer no Palácio do Beau-Séjour, no próximo dia 15 de dezembro, às 18h. Ainda vai a tempo de reservar a sua vaga.

É já no próximo dia 15 de dezembro que o Instituto Português vai promover a conferência “Tempo e Temperatura: uma conversa entre as Neurociências e a Relojoaria”. Nesta sessão, vai ser abordada a interseção entre neurociências e relojoaria com ajuda de dois notáveis profissionais nas suas áreas: Joseph Paton, neurocientista e diretor de pesquisa e líder do Laboratório de Aprendizagem na Champalimaud Research; e António Roca, professor de relojoaria e CEO & Trainer Manager no Grupo Time to Train.

De acordo com informação disponibilizada pela organização, Joseph Paton irá partilhar as suas descobertas sobre como as variações de temperatura influenciam a atividade dos gânglios basais no cérebro, impactando a tomada de decisão e a perceção do tempo. Neste sentido, a sua investigação oferece insights sobre os mecanismos internos do cérebro humano que são particularmente relevantes para compreender como percebemos e medimos o tempo. Já António Roca vai contribuir com a sua vasta experiência e conhecimento em relojoaria, discutindo como a temperatura afeta os mecanismos delicados dos relógios. Serão aqui abordados temas como a precisão, o desempenho e a manutenção dos relógios em diferentes condições térmicas.

A entrada no evento é livre, mas sujeita a inscrição | Imagem cedida por Instituto Português de Relojoaria.

Esta conferência surge assim como uma oportunidade para ficar a par de como recentes descobertas na neurociência podem ser aplicadas e compreendidas no contexto da relojoaria. Aparentemente sem ligação, relojoaria e neurociências dão assim as mãos através da temperatura e do tempo, num final de tarde que promete. E tal como tem acontecido com todas as conferências mensais RODA, a sessão “Tempo e Temperatura: uma conversa entre as Neurociências e a Relojoaria” vai decorrer no Palácio do Beau-Séjour, às 18h.

Reserve já a sua vaga.

Outras leituras