fbpx

Why so serious?

Exercícios estéticos? Provocações? Ou simplesmente soluções alternativas que merecem ser vistas com a seriedade que o seu bom humor requer? O mundo da banda desenhada sempre foi terreno fértil para a inspiração relojoeira e se normalmente nos habituámos a ver estas soluções estéticas em peças de baixo custo alimentadas por mecanismos de quartzo, pois bem, muita coisa mudou. Apresentamos aqui quatro exemplos divertidos, invulgares e mecanicamente extraordinários.

Konstantin Chaykin – Minions Watch

O genial relojoeiro russo tem no seu catálogo vários modelos invulgares inspirados em personagens de banda desenhada, como, por exemplo, o Joker, célebre vilão da saga Batman ou este divertido Minions Watch. Com um movimento que tem como base o calibre ETA 2892-A2, ao qual são acrescentados módulos desenvolvidos pelo mestre russo, permitindo que as indicações das horas e minutos sejam dadas em dois mostradores separados. À pergunta «O que diriam os seus olhos?» a resposta é fácil: horas e minutos!

Konstantin Chaykin Minions Watch no pulso
| © Konstantin Chaykin

Bulgari – Gérald Genta Arena Retrogade

Com alguns dos mais icónicos designs do século XX no seu portofólio, Gérald Genta sempre sentiu uma atração pelo personagem da Disney, Mickey Mouse, o que lhe permitiu desenhar vários modelos tendo como elemento central o simpático ratinho. Dotado de horas saltantes e minutos retrógrados, o celebrado designer tanto navegou em caminhos sérios como em aventuras mais divertidas, o que prova que para o design todas as fontes de inspiração são válidas!

Gérald Genta Mickey Mouse e od esboços do personagem
| © Gérald Genta

Kross Studio – Death Star Tourbillon

Edição limitada a 10 exemplares que celebra um dos maiores ‘projetos espaciais’ do nosso tempo, a Death Star da saga Star Wars. Se as intenções do Império eram usar a Death Star para controlar o universo, a intenção do Kross Studio foi explorar pacificamente o seu potencial estético.
São 281 componentes em que os ponteiros das horas e minutos têm a forma de naves do Império e a gaiola do turbilhão representa o hemisfério norte da Death Star, fazendo uma revolução por minuto. É entregue dentro de uma réplica oficial de um contentor de transporte.

Kross Studio Death-Star Tourbillon num fundo vermelho escuro
Kross Studio Death-Star Tourbillon | © Kross Studio
Estojo de entrega do Kross Studio Death-Star Tourbillon a imitar um contentor de trasnporte.
Réplica oficial de um contentor de transporte | © Kross Studio

Reservoir – Blake & Mortimer “By Jove”

A 26 de setembro de 1946, o Coronel Olrik preparava-se para lançar uma armada de bombardeiros contra as capitais do mundo. Em Inglaterra, o Capitão Francis Blake e o professor Philip Mortimer preparavam-se para liderar a resistência. A história contada no livro O Segredo do Espadão faz 75 anos e a Reservoir fez o mesmo números de relógios em sua homenagem. São 41,5mm dotados de horas saltantes e minutos retrógrados.

Reservoir Blake and Mortimer "By Jove" com os personagens capitão Francis Blake e o professor Philip Mortimer
| © Reservoir

Outras leituras