Xhevdet Rexhepi, irmão do fundador da AkriviA e que nos últimos anos esteve ligado à marca, fundou a sua própria companhia relojoeira e apresentou esta semana a sua primeira criação: o ‘Minute Inerte’. Uma mistura de clássico com inovação que promete quebrar alguns códigos…
O irmão mais novo de Rexhep Rexhepi, tão talentoso como ele e com a reputação de ser um artista exímio no acabamento e na decoração dos movimentos que equipam cada relógio da AkriviA, resolveu dar os primeiros passos por sua conta no mundo da relojoaria.
Xhevdet Rexhepi apresentou esta semana o ‘Minute Inerte’, um relógio que apresenta uma complicação que faz com que o ponteiro dos minutos fique inerte, saltando instantaneamente para o minuto seguinte quando o ponteiro dos segundos completa a sua volta e atinge os 60 segundos. Para além disso, o ponteiro dos segundos roda até aos 58 segundos antes de parar nos 60 por 2 segundos a cada volta, mas mantendo a cronometria do movimento. A abertura do mostrador às 6 horas permite ver o mecanismo da complicação.
«Criei um relógio clássico, inovador e intemporal com uma complicação que permite ler as horas com precisão ‘ao minuto’»
Xhevdet Rexhepi
Veja o vídeo publicado na sua página do Instagram ao deslizar para a esquerda na publicação:
O ‘Minute Inerte’ de Xhevdet Rexhepi apresenta uma caixa em platina com 38mm de diâmetro e 8,5mm de espessura. Os acabamentos são feitos respeitando os códigos da decoração artesanal. «Tenho um grande respeito pelas tradições e é importante para mim que sejam as mais elaboradas para poder oferecer uma peça de grande qualidade», escreveu Xhevdet.
A sua criação, que foi pensada e amadurecida durante alguns anos, foi inspirada no seu amor pela arte, arquitetura e relojoaria tradicional. Xhevdet Rexhepi procurou inspirar-se nos relógios de bolso para pensar no design da caixa, e na arquitetura para as formas direitas e clássicas do movimento de corda manual. No fundo, a sua peça inaugural tem um pouco do ambiente que o rodeia e que o inspira — acabando por se tornar no seu sonho mais poético do que tem vindo a imaginar que deveria ser a relojoaria e a sua primeira criação.
«Esta peça é a minha forma de falar ao mundo e perdurar no tempo», afirma.