Porsche Design 1919 Globetimer Series 1 Titanium & Rubber

O Globetimer Series 1 Titanium & Rubber integra a coleção 1919 da Porsche Design que celebra antecipadamente os 100 anos da Bauhaus. Como já dissemos várias vezes, além da vertente 1919 Eternity, a nova estruturação do portefólio da marca apresenta a linha 1919 propriamente dita, com modelos simples de três ponteiros/ data (Datetimer Series 1), modelos com cronógrafo (Chronotimer) e modelos com segundo fuso horário. O relógio que agora tivemos em mãos faz parte desta última categoria — na versão titânio e bracelete em cauchu.

1919 Globetimer Series 1 by Porsche Design

1919 Collection
1919 Collection Globetimer Series © Porsche Design

Voltamos a resumir a estrutura da linhagem 1919 da Porsche Design, mas sempre remetendo também para uma explicação mais detalhada no artigo «1919 Collection: Estilização funcional» para que melhor se perceba o contexto em que estamos. Basicamente, a homenagem antecipada aos 100 anos da Bauhaus com que a Porsche Design nos presenteou este ano compreende duas coleções: 1) a coleção 1919 Eternity assente em modelos depurados de três ponteiros/data  e com uma estética minimalista absolutamente Porsche Design. 2) a coleção 1919 propriamente dita que inclui modelos simples com três ponteiros/data (Datetimer Series 1), modelos com indicação de segundo fuso horário (Globetimer Series 1) e modelos com cronógrafo (Chronotimer).

Depois de termos fotografado o 1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber e o 1919 Chronotimer Titanium & Rubber, foi a vez de ‘gozar de um tempinho’ com o Globetimer Series 1, na versão Titanium & Rubber — precisamente um dos modelos destacados no Test Drive que será publicado na próxima edição da Espiral do Tempo (inverno 2016).

1919 Globetimer Series 1 Titanium & Rubber

EdT57_1919_Globetimer_Series_1_Titanium_Rubber_soldad
© Porsche Design

Em traços gerais, o Globetimer Series 1 Titanium & Rubber distingue-se pela caixa, com asas abertas que culminam numa barra transversal, evocativa das linhas do Worldtimer (lembram-se?), porém, ao contrário dos consideráveis 45 mm do Wordltimer, falamos agora de 42 mm por 11,92 mm, um tamanho muito adequado às preferências dos tempos que correm. Em titânio, como acontece com todos os modelos do atual portefólio da Porsche Design,  a caixa emoldura o amplo mostrador, preto. A bracelete em borracha complementa a estética negra e contribui para o conjunto enquanto apontamento ligeiramente desportivo que lhe assenta que nem uma luva.

Mostrador e indicações

1919 Globetimer Series 1 Titanium & Rubber
© Espiral do Tempo/ Paulo Pires

Uma das caraterísticas dos relógios Porsche Design — e isso não vem de agora — é precisamente a garantia de legibilidade. E até podemos dizer que, atualmente, quem opta por relojoaria mecânica/tradicional não o faz de certeza para ver as horas. Mas, insistimos, estamos a destacar a Porsche Design, marca que defende a funcionalidade, acima de tudo. Por isso, e, em última análise, um relógio de pulso tem como primordial objetivo dar as horas. É isso a que nos referimos quando abordamos a questão da legibilidade.

1919 Globetimer Series 1 Titanium & Rubber
© Espiral do Tempo/ Paulo Pires

No Globetimer Series 1, o mostrador totalmente preto é perfeito para fazer sobressair os numerais das horas (12, 3, 6 e 9) e indexes na periferia, no clássico contraste que resulta sempre; já os restantes numerais das horas, bem como a escala interior de 24 horas, que remete para o segundo fuso horário, apresentam um tom acinzentado, não tão contrastante (e sem luminescência), o que, em determinadas situações, poderá comprometer a leitura. O estilo de grafismo é fiel ao padrão usado nos relógios Porsche Design, no entanto, salientamos os numerais ‘3’ e ‘9’ deitados — numa opção que contribui para o equilíbrio na sequência de numerais. Em toda a coleção 1919, só o Globetimer apresenta esta disposição.

1919 Globetimer Series 1 Titanium & Rubber
© Espiral do Tempo/ Paulo Pires

Por outro lado, os ponteiros das horas são parcialmente abertos, surgem em tom titânio e são preenchidos com revestimento luminescente. O ponteiro dos segundos é branco, com a extremidade vermelha, o ponteiro do segundo fuso horário é mais curto, em tom escurecido, e tem um triângulo vermelho que aponta para as horas.

Às três horas, discreta e bem integrada, encontra-se a janela da data.

Por fim, o vidro de safira convexo antirriscos com sete camadas de tratamento antirreflexos dos dois lados.

Titânio

1919 Globetimer Series 1 Titanium & Rubber
© Espiral do Tempo/ Paulo Pires
1919 Globetimer Series 1 Titanium & Rubber
© Espiral do Tempo/ Paulo Pires

A vertente 1919 Globetimer Series 1 da Porsche Design inclui só modelos em titânio, que se diferenciam pelo tratamento dado à caixa ou pelas opções de bracelete. O titânio, enquanto material, distingue-se pela leveza e rigidez, mas também apresenta propriedades anti-corrosivas e anti-alergénicas. No Globetimer Series 1 Titanium & Rubber, a caixa tem fundo fechado no qual são indicadas as cidades e diferença de horas nos vários fusos horários. É prática esta opção? Talvez não, porque é necessário tirar o relógio para fazer o cálculo de horas, mas, no entanto, não deixa de existir, por isso, é sempre uma mais valia num relógio concebido para apresentar em simultâneo dois fusos horários. Já a coroa aparafusada tem um efeito Clous de Paris, para melhor manuseamento e é personalizada no topo com o logo da marca.

Bracelete

1919 Globetimer Series 1 Titanium & Rubber
© Espiral do Tempo/ Paulo Pires

Gostamos dos nomes dos relógios tipo ementa gourmet, em que a designação é descritiva o suficiente para sabermos do que se trata. E no Globetimer Series 1 Titanium & Rubber não há nada que enganar: caixa em titânio, bracelete em borracha. Bracelete preta, claro, ou não fosse um Porsche Design. A textura surpreende por ser especialmente macia e apresenta uma ranhura que se prolonga pelo centro como elemento decorativo. O interior da bracelete  apresenta uma textura LaserFlex, que, segundo a marca, garante ótima ventilação e conforto absoluto. O melhor, a nível estético e de conforto, é o modo como a bracelete se enquadra tão bem na caixa, num efeito de continuidade super bem desenhado. Em titânio, o fecho de báscula condiz com a caixa e é personalizado com a referência ‘Porsche Design’.

Motor

O 1919 Globetimer Series 1 Titanium & Rubber está equipado  com o movimento mecânico de —corda automática Calibre Sellita SW 330 — horas, minutos, segundos, data e segundo fuso horário — que tem uma frequência de 4Hz — 28.800 alt/hora — e uma reserva de corda de 42 horas. Apesar de ter fundo fechado, o calibre é personalizado com o caraterístico rotor de alto rendimento da Porsche Design. ET_simb

Características técnicas

Porsche Design
1919 Globetimer Series 1 Titanium & Rubber 

Referência/ 4046901418199
Movimento/ Mecânico de corda automática. Calibre Sellita SW 330, 42 h de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Caixa Ø 42 mm/ Titânio, vidro em cristal de safira, fundo com indicação das cidades alusivas ao 2.º fuso horário, estanque até 10 m.
Bracelete/ Cauchu preta com textura LaserFlex e fecho de báscula em titânio.
Preço/ € 3.450

Save

Save

Outras leituras