fbpx

Bovet e Rolls Royce: à (grande) medida do freguês

A Bovet concebeu um par de modelos especiais para serem utilizados num Rolls Royce Boat Tail de exceção. Mais um exemplo da íntima ligação entre relógios e automóveis — mas a um nível de luxo transcendental.

A Rolls Royce e a Bovet são duas marcas que se movimentam nas mais altas esferas do luxo e da personalização destinada a satisfazer os mais exigentes clientes. Pascal Raffy, o dono da Bovet, é proprietário de um Rolls Royce — e foi com naturalidade que surgiu uma colaboração envolvendo a criação de dois relógios excecionais da Bovet que podem ser colocados no tablier de um Rolls Royce Boat Tail, mediante um inédito sistema especialmente criado para o efeito.

As novas versões Bovet x Rolls Royce podem também ser colocadas no tablier do Rolls Royce Boat Tail.| © Bovet

Na base do conceito está um pedido específico de um colecionador de nomeada — e que remete imediatamente para os primórdios da indústria automóvel, quando as mais destacadas marcas de relojoaria forneciam instrumentos de bordo para os mais luxuosos veículos da época. Mas a colaboração em questão eleva a parceria a um nível completamente diferente, já que envolve dois relógios com turbilhão (um para homem, outro para senhora) que não só podem ser usados no pulso e no bolso ou servir de relógio de mesa e de pendente (graças ao sistema patenteado Amadeo da Bovet), como também colocados no tablier do Rolls Royce Boat Tail.

Rolls-Royce Boat Tail
Rolls Royce Boat Tail | © Bovet

O trabalho preparatório demorou três anos — por um lado, devido ao caráter único de ambas as peças no âmbito da complexidade mecânica e do trabalho artístico envolvido; por outro, porque foi necessário preparar ambos os relógios para manterem uma precisão absoluta mesmo numa posição vertical no tablier e sujeitos a vibrações nocivas, variações de temperatura, acelerações/travagens acentuadas e até choques. E também devido à construção do próprio automóvel. O projeto envolveu de raiz tanto o Rolls Royce Boat Tail em si como os relógios, pelo que as duas peças foram desde o início pensadas como parte integrante do veículo.

Versão masculina do Bovet x Rolls-Royce.
Versão masculina do Bovet x Rolls Royce | © Bovet

Mas se tudo o resto foi obviamente responsabilidade da Rolls Royce, a estrutura de suporte teve de ser desenvolvida integralmente pela Bovet e posteriormente testada como qualquer outra componente do automóvel. Tal como os relógios propriamente ditos. “Enquanto proprietário de longa data e apaixonado pela Rolls Royce, estou especialmente satisfeito por ter tido a oportunidade de participar num tão especial projeto de personalização”, refere Pascal Raffy. “Os engenheiros, designers, relojoeiros e artesãos da Bovet ultrapassaram os limites para personalizar os dois relógios, integrando todos os seus desejos e adequando-os ao carro, elaborando mesmo calibres únicos para o efeito. A colocação dos relógios no tablier faz com que se tornem parte integrante do veículo e fiquem sujeitos às normas de produção da indústria automóvel. Estou orgulhoso da equipa da Bovet, que trabalhou em estreita ligação com a equipa de design da Rolls Royce para produzir algo de verdadeiramente espetacular. Os donos do veículo são amigos meus, pelo que era mesmo importante conseguir o melhor possível para eles — e os dois relógios são peças únicas, distintas de tudo o que se fez até agora”.

Versão feminina do Bovet x Rolls-Royce
Versão feminina do Bovet x Rolls Royce | © Bovet

Raízes históricas

O Rolls Royce Boat Tail com os relógios Bovet adaptados é um exemplo perfeito de sinergias e personalização ao mais alto nível. “Historicamente, a personalização de interiores sempre fez parte do percurso da Rolls Royce”, afirma Torsten Müller-Ötvös, chefe executivo da Rolls Royce. “Neste caso, trata-se de um regresso às raízes da nossa marca e representa a oportunidade de os donos participarem na criação de algo que tem significado histórico para o futuro. A Rolls Royce ouve com atenção os seus mais próximos clientes que estejam desejosos de criar uma ligação ainda maior à marca através de manifestações pessoais de verdadeiro luxo”.

| © Bovet
| © Bovet

Os dois relógios, um para homem e outro para senhora, são evocativos dos históricos relógios de bordo da Rolls Royce mas vão muito mais além. Ambos apresentam caixas em ouro branco de 44mm, turbilhões de concepção única e mostradores especiais dos dois lados. E ambos incluem marqueteria em ébano Obsidian Ayous do mesmo tipo da madeira da ‘cauda’ que dá o nome Boat Tail ao Rolls Royce. Cada relógio tem o nome do proprietário gravado no mostrador e a estatueta ‘Spirit of Ecstasy’ da Rolls Royce esculpida à mão na ponte do turbilhão. O trabalho da madeira foi feito por um especialista, tal como as esculturas levaram semanas a serem concebidas pelos artesãos da Bovet. Do outro lado, os mostradores são ainda mais personalizados: o relógio para ele inclui o mapa astral do dono numa base em aventurina; o relógio para ela apresenta uma pintura miniaturizada de um ramo de flores em madrepérola. E ambos mostram uma imagem miniaturizada em detalhe do Rolls Royce Boat Tail. A peça dele tem também o nome dela gravada e vice-versa. O peso foi uma restrição colocada pela Rolls Royce desde o início, pelo que a Bovet teve de gerir o peso das complicações inerentes aos calibres mecânicos desenvolvidos e criar uma nova caixa de 44 milímetros. Para reduzir o impacto das vibrações quando os relógios estão montados no tablier, a Bovet substituiu os rolamentos de esfera por pivots nos turbilhões. Estima-se que o tempo associado ao desenvolvimento dos dois relógios seja de… 3000 horas!

| © Bovet
| © Bovet

E depois houve todo o trabalho específico em redor dos apoios. Os engenheiros da Bovet trabalharam para adaptar o sistema convertível Amadeo (estreado em 2010) a um tipo de suporte completamente inédito e seguro, desenvolvido para eliminar tipo de ruído suplementar. Mas há mais: o tablier inclui uma gaveta especialmente idealizada para a colocação dos dois relógios, a corrente de adaptação para uso no bolso e o pendente para uso ao pescoço, as correias. Quando o relógio não é colocado no suporte, uma placa permite que esteticamente tudo pareça perfeito. E perfeição é a palavra de ordem em tão excecional acasalamento de marcas de luxo e competências complementares.

Visite o site oficial da Bovet para mais informações.

| © Bovet

Características Técnicas

Bovet x Rolls Royce
A true collaboration

Ano de lançamento | 2021
Movimento | Mecânico de corda manual, turbilhão de 60 segundos feito à medida. 5 dias de reserva de corda. 21.600 alt/h. 284 componentes.
Funções | Horas e minutos em ambos os mostradores. Indicação de reserva de corda na frente.
Mostrador | Versão masculina: Vidro de aventurina azul com mapa celeste do dia e local de nascimento do proprietário. Versão feminina: Pintura à mão em miniatura de um ramo de flores em mostrador de madrepérola. Ambas versões: Pintura miniaturizada do Boat Tail gravada à mão, laqueada para combinar com a cor do carro e pintada à mão posteriormente para adicionar detalhes; nome da esposa ou marido gravado à mão pelo relojoeiro na ponte do turbilhão.
Caixa ø44mm | Fleurier em ouro branco 18kt feita à medida. Sistema convertível Amadeo (relógio de pulso, de bolso, relógio de mesa, pendente e possível colocação no tablier do Rolls Royce Boat Tail).
Suporte para tablier | Alumínio e titânio. Caixa de ouro branco com gravação de dois Rolls-Royce Boat Tail, que combina com a dos relógios, para colocar quando o relógio não estiver presente.
Preço | Sob consulta.

Outras leituras