Parceira da Staatliche Kunstsammlungen Dresden (SKD) desde 2006, a A. Lange & Söhne continua ao seu lado durante os próximos cinco anos. A renovação da parceria foi anunciada numa conferência de imprensa, no dia 9 de março, por Hartwig Fischer diretor do SKD e por Wilhelm Schmid, CEO da A. Lange & Söhne.
—
Foto de abertura: Zwinger, que alberga o Mathematisch-Physikalischer Salon em Dresden.
© Ad Meskens / Wikimedia Commons
A Staatliche Kunstsammlungen Dresden (Coleções de Arte do Estado de Dresden) é uma instituição cultural de Dresden, na Alemanha, reconhecida como uma das mais antigas instituições museológicas a nível mundial. A sua génese está ancorada em coleções que remontam ao século XVI. Atualmente, a Staatliche Kunstsammlungen Dresden engloba 14 museus — a maioria localizados em Dresden —, famosos no género pelas suas coleções. Entre eles, destaque para o Grünes Gewölbe (Green Vault), as Galerien Alte und Neue Meister, a Porzellansammlung (coleção de porcelana) e o Mathematisch-Physikalische Salon — este último especialmente ligado à história da A. Lange & Söhne, uma vez que foi nesse lugar que o fundador da marca, Ferdinand Adolph Lange, se terá deixado fascinar pela arte de criação relojoeira na década de 1830, o que o levaria mais tarde a ambicionar conceber na Saxónia os melhores relógios.
E foi precisamente no Mathematisch-Physikalische Salon que esteve patente a exposição Simple and perfect — Saxony’s path into the world of international watchmaking, no âmbito da celebração dos 200 anos de F. A. Lange. Esta exposição representou mesmo um dos pontos altos da relação entre a Lange & Söhne e a instituição cultural.
No entanto, a marca relojoeira reforça que a dedicação a esta parceria não se resume a honrar raízes históricas. Wilhelm Schmid refere que o que ambos os parceiros podem oferecer um ao outro é que é decisivo: «Juntamente com a Staatliche Kunstsammlungen Dresden, a A. Lange & Söhne quer reavivar a tradição da diversidade cultural que foi uma das caraterísticas que definiram a Saxónia durante séculos. Como marca relojoeira que é vista como líder representativa da precisão relojoeira saxónica em mais de 60 países, uma atitude cosmopolita e tolerância são alguns dos pilares da nossa cultura. É por isso que fico muito satisfeito com a extensão desta bem sucedida parceria.»
Consulte a A.Lange & Söhne on-line para mais informações.
—