Onde o design da caixa e a arquitetura do movimento de manufatura refletem o que realmente importa: a ArtyA procura clareza radical com o Purity Curvy HMS Mirror Titanium.
Yvan Arpa é um dos maiores disruptores da alta-relojoaria e talvez a sua marca Artya devesse ser melhor conhecida do público em geral, porque os aficionados mais conhecedores sabem o quão diferenciadas são as propostas da marca — que custuma marcar presença no prestigiado Carré des Horlogers, no Watches and Wonders.

A mais recente proposta da Artya é a utilização do titânio na caixa tonneau Curvy, numa variante HMS (ou seja, com as funções do tempo essenciais Horas Minutos e Segundos) que destaca no seu interior o movimento com o escape da marca denominado ‘Stairway to Heaven’ — para mais, um calibre de forma, que acompanha o formato da caixa à boa maneira da alta-relojoaria.
Calibre Purity Curvy Stairway to Heaven
‘Simplificado’ para apresentar apenas as horas, os minutos e os segundos, o movimento de manufatura Purity Curvy exclusivo da Artya foi adaptado para se tornar num calibre de corda manual centrado no escape escultural ‘Stairway to Heaven’ projetado para a caixa Curvy.

E trata-se de um calibre de assinalar: as pontes que sustentam partes do mecanismo e o balanço são frosted (um acabamento especial ‘congelado’) com o recurso a microesferas de ferro fundido e, em seguida, chanfradas à mão. Funcionando a uma frequência de 28.800 alternâncias/hora (4 Hz), o escape assume protagonismo bem no centro do palco, suspenso no mostrador. A regulação é efetuada utilizando técnicas tradicionais da alta relojoaria para garantir a precisão ideal; a inércia do balanço é finamente ajustada por meio de pesos periféricos, permitindo que a espiral oscile com precisão otimizada — maximizando o desempenho do calibre e a estabilidade cronométrica a longo prazo. Os tambores de corda duplos trabalham em paralelo e são equipados com molas principais mais longas e finas para uma entrega de energia mais suave e linear, com lâminas polidas para reduzir o atrito. Os tambores, esculpidos com curvas fluidas, foram redesenhados para refletir os arcos proeminentes das pontes do movimento.
Caixa Curvy em titânio
O titânio é simultaneamente leve e extremamente resistente, sendo normalmente utilizado em soluções inovadoras de ponta na relojoaria — para além de dar um toque visual contemporâneo, oferecendo conforto excecional e notável durabilidade. No caso do Purity Curvy HMS Mirror Titanium, o acabamento baço/fosco predominante é obtido por meio de um polimento manual que é depois complementado com jateamento de areia. Para mais, um tratamento DLC transparente torna a caixa ainda mais resistente a arranhões, impactos e impressões digitais.

Para contextualizar as propriedades do titânio, basta fazer uma comparação com o mais democrático dos metais: o aço tem uma dureza Vickers de 200 HV, enquanto o titânio chega a 400 HV; o titânio transparente tratado com DLC da Artya chega a 1.200 HV (1.800 HV para a versão DLC preta). A opacidade natural do titânio intensifica o efeito visual, abrindo novos horizontes no design contemporâneo de caixas e respetivo acabamento.

Outro detalhe refinado: um contorno polido espelhado ao longo da borda adiciona uma dimensão mais preciosa à caixa sem prejudicar a sua identidade vanguardista. Um acabamento delicado que é particularmente difícil de obter em titânio e que contrasta lindamente com a textura microjateada, criando um equilíbrio entre resistência e sofisticação. Projetada inteiramente ‘em casa’, tão complexa arquitetura mecânica e finos acabamentos refletem os valores de uma manufatura verdadeiramente independente e familiar criada por Yvan Arpa.

Outra caraterística a destacar: o fundo espelhado opcional do Curvy Titanium apresenta uma característica rara e distinta na relojoaria: uma superfície totalmente refletiva, projetada para oferecer uma perspetiva visual mais profunda do movimento — ou seja, uma tela discreta que esconde o pulso atrás do calibre esqueletizado; o fundo semirrefletivo (na verdade, um espelho unidirecional que é opaco por cima) revela o movimento interno de maneira subtil. Em suma: um relógio especial, que não é para todos… mas é exatamente esse o seu maior apelo.
Algumas caraterísticas técnicas:
Artya
Purity Curvy HMS Mirror Titanium
Ano de lançamento | 2025

Movimento | Mecânico de corda manual Purity Curvy Stairway to Heaven; frequência de 28.800 alt/h (4 Hz); 72 horas de reserva de carga; 134 componentes; 22 rubis
Funções | Horas, minutos, segundos
Caixa Ø 38,5mm x 43mm | titânio; espessura de 12,mm; vidro de safira com tratamento antirreflexos triplo; fundo transparente em vidro de safira (em opção: semirefletivo); estanque até 50 metros
Mostrador | openworked, com o movimento Purity Curvy Stairway to Heavenà vista
Correia | nubuck com fivela tradicional em titânio a condizer com a caixa
Preço | 29.900 € (titânio de grau 5 ou titânio com DLC negro); 51.900 € (caixa de safira); 83.900 (caixa em nanosafira)