fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Around Five: uma forma diferente de contemplar a passagem do tempo

Há relógios que nos fazem pensar e já falámos de relógios assim por aqui. Talvez este Around Five seja um desses relógios – um relógio de mesa que nos faz olhar para o tempo de outra forma. Em vez de ver apenas o tempo passar, somos convidados a passar o tempo a contemplar e a gozar o momento presente. Confuso? Nada. Tudo muito simples.

Around Five Sculpture of Time sobre uma mesa com uma sala como pano de fundo
| © Around Five

Há quase sempre um lado mais reflexivo nisto dos relógios. Por vezes, passamos semanas e semanas a olhar para cada relógio que passa pelos nossos olhos como objetos que são, com as suas funções, as suas características, as suas qualidades, os seus defeitos, olhando para eles pelo lado mais prático e óbvio. Mas, muitas vezes, também olhamos para eles como mais do que objetos – pela sua beleza, pelos meandros da sua origem, pelas suas histórias, pelo seu significado.

Around Five Sculpture of Time
| © Around Five

O lado mais reflexivo desabrocha quando somos confrontados com relógios que desafiam o modo convencional de encarar a passagem do tempo, levando-nos a refletir. Alguns abordámos num breve artigo intitulado precisamente «Relógios que fazem pensar» e o Around Five de que hoje aqui falamos enquadra-se muito bem na seleção que na altura fizemos.

Esboços em papel do Around Five Sculpture of Time
| © Around Five

O Around Five é um relógio de mesa que oferece uma diferente leitura do tempo, baseada no percurso do sol e no seu percurso pelo horizonte. Os segundos que estamos acostumados a acompanhar são aqui substituídos por um «período de tempo poético e arquitetural» refere a marca. Mais do que um relógio de mesa, o Around Five é assim um objeto bonito cuja «lentidão literalmente ‘analógica’, convida à contemplação e ao gozo do momento presente.»

Vale a pena ver o seguinte vídeo para compreender um pouco melhor:

Para nos levar a contemplar a passagem do tempo, o Around Five apresenta as horas e os minutos através de uma ‘vela’ vertical que silenciosamente desliza de forma linear da direita para a esquerda ao longo de uma estrutura curva graduada.

Essa estrutura inclui dois arcos: o arco superior abarca o período de tempo entre as 6h da manhã e as 18h00; já o arco inferior abarca o período entre as 18h00 e as 6h da manhã do dia seguinte. A vela regressa depois ao ponto de partida, dando início a um novo período de 24 horas.

detalhe do Around Five Sculpture of Time
| © Around Five

A marca esclarece que é óbvio que o sol não se levanta e se põe às 6h e às 18h em toda a parte do mundo, porém o objetivo foi mesmo esse: desafiar estações e geolocalizações para criar um tempo universal de assinatura. E a vantagem é de que se trata realmente de um objeto muito bonito que transmite até alguma serenidade.

Around Five Sculpture of Time
| © Around Five

A ‘vela’ está montada numa unidade linear invisível e o seu movimento é possível graças a um dispositivo de monitoramento de corrente senoidal e a um sistema de amortecimento de vibrações completamente silencioso que é alimentado por cinco baterias num compartimento de aço inoxidável, guardado na estrutura em alumínio. O tempo é apresentado com uma precisão de – / + 2 segundos / dia, mesmo englobando o tempo do movimento retrógrado da vela ao ponto de partida.

Around Five Sculpture of Time numa parede branca
| © Around Five

Em termos de materiais, o Around Time tem como material de base principalmente o alumínio, embora esteja depois disponível com diferentes tipos de acabamento. Adicionalmente é possível adquirir uma estrutura como pano de fundo para este relógio, de modo a realçar ainda mais a sua beleza enquanto objeto.

Mas informações disponíveis no site oficial da marca.

Outras leituras