fbpx

Bell & Ross BR05 Chrono Blue Steel: segunda dimensão

Havia curiosidade em saber como é que os códigos estéticos da linha BR 05 seriam interpretados numa versão cronográfica. O resultado acabou por sair melhor do que a encomenda. Aqui ficam as características técnicas e imagens de detalhe do novo BR 05 Chrono Blue Steel.

Um ano após a estreia da linha BR 05 com modelos de três ponteiros e data, a Bell & Ross passou para a aguardada dimensão cronográfica — começando com versões em aço de mostrador azul ou preto e a disponibilização de uma alternativa de bracelete em cauchu. Mas a força estilística do BR 05 reside sobretudo na integração da caixa com a bracelete metálica e foi precisamente nessa tipologia de design dos anos 70, no gosto pelo design industrial japonês e sobretudo na adaptação da quadratura (linha BR 01) do círculo (linha BR Vintage) que Bruno Belamich (cofundador da marca e diretor criativo) se inspirou.

No regresso em força do design integrado, o BR 05 Automatic ou o BR 05 Automatic Skeleton já apresentavam uma estética original; o cronógrafo reforça essa diferenciação relativamente à concorrência e até cumpre melhor as premissas do chamado relógio desportivo de luxo, embora os grandes ícones dos anos 70 tivessem uma conotação náutica e o BR 05 seja assumidamente mais vocacionado para o meio urbano. E nada reforça mais a conotação desportiva de um relógio do que a função cronográfica. O BR 05 Chrono é perfeito para levar da cidade para o mar — e não da marina para a metrópole, como foram pensados os ícones de há meio século.

Motorização personalizada

Detalhes da caixa e vista do fundo do cronógrafo Bell&Ross BR05 Chrono
Num calibre do tipo modular, normalmente os botões surgem acima do plano da coroa; no caso do BR 05 Chrono, houve compensações para que essa diferença praticamente não se faça sentir. © Paulo Pires / Espiral do Tempo


A caixa com 42 mm de diâmetro (mais 2 mm do que o modelo simples) por 13,5 de espessura apresenta uma volumetria perfeita para a personalidade do BR 05 Chrono, até porque o design integrado permite que se adapte a pulsos mais pequenos. O fundo transparente deixa ver o movimento automático de base ETA 2894-2 com módulo cronográfico, devidamente embelezado e personalizado com um rotor em esqueleto idealizado especificamente para a linha BR 05.

Personalidade metálica

Os mostradores azuis e preto do Bell&Ross BR05 Chrono
Bell & Ross BR05 Chrono © Paulo Pires / Espiral do Tempo


A impactante arquitetura caraterística da linha BR 05 sai reforçada com a bracelete em aço, embora exista a alternativa em cauchu. A estrutura metálica de três elos vai estreitando até ao fecho com botões de segurança (como sucede na variante de cauchu) e, tal como a caixa em si, revela um acabamento alternado. As superfícies planas são escovadas, enquanto as angulares e o elo central da bracelete apresentam um polimento contrastante.

Detalhes significativos

BellRoss BR05 Chrono com mostrador preto e detalhe do fecho de báscula da bracelete em cauchu preta.
A impactante arquitetura caraterística da linha BR 05 sai reforçada com a bracelete em aço, embora exista a alternativa em cauchu. © Paulo Pires / Espiral do Tempo


Num calibre do tipo modular, normalmente os botões surgem acima do plano da coroa; no caso do BR 05 Chrono, houve compensações para que essa diferença praticamente não se faça sentir. E, ao contrário de algumas versões cronográficas de emblemáticos modelos de design integrado, os botões não estão demasiado afastados porque surgem parcialmente integrados nas proteções laterais da coroa de rosca; a estanqueidade é garantida até aos 100 metros.

À moda da casa

Detalhe do mostrador azul do cronógrafo Bell&Ross BR05 Chrono
A forma dos submostradores evoca as linhas da luneta e sobressai através de um anel acinzentado © Paulo Pires / Espiral do Tempo


O mostrador assume a habitual configuração bicompax dos cronógrafos Bell & Ross — com submostradores às 9 (totalizador dos minutos) e às 3 horas (pequenos segundos) acompanhados da típica janela para a data, entre as 4 e as 5 horas. A forma dos submostradores evoca as linhas da luneta e sobressai através de um anel acinzentado; o interior tem um tom e um tratamento diferentes que, a par de um ligeiro réhaut, ajudam a destacá-los da restante superfície radial do mostrador.


Características técnicas

Bell & Ross
BR 05 Chrono Blue Steel
BR 05 Chrono Black Steel

Ano de lançamento | 2020

Referências | BR05C-BL-ST/SRB (mostrador preto e bracelete em cauchu preto); BR05C-BU-ST/SST (aço com mostrador azul).
Movimento |  Mecânico de corda automática, calibre BR-CAL.301, 28.800 alt/h, 42h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, data e cronógrafo.
Caixa Ø 42 mm | Aço polido-acetinado, vidro e fundo em cristal de safira com tratamento antirreflexos. Estanque até 100 metros.
Mostrador | Preto ou azul com efeito soleil. Números e indexes aplicados revestidos com Superluminova. Ponteiros das horas e dos minutos metálicos esqueletizados, revestidos com Superluminova.
Bracelete | Aço ou cauchu. Fecho de báscula em aço polido-acetinado.
Preço |  5.900 € ( bracelete em aço); 5.400 € (bracelete em cauchu).

BR05C-BU-ST/SST (aço com mostrador azul) e BR05C-BL-ST/SRB (mostrador preto e bracelete em cauchu preto).

Visite o site oficial da Bell & Ross para mais informações.

Outras leituras