Especiais e de corrida: os novos Breitling Top Time Racing e Martini Racing

O histórico cronógrafo Top Time da Breitling é um dos grandes favoritos dos aficionados da marca — que recuperou a variante Racing para apresentar um colorido trio especialmente cool e funky inspirado no universo das corridas automóveis.

Sob a batuta de Georges Kern, a Breitling alargou o seu campo de ação e estendeu a sua coleção para apresentar hoje em dia um catálogo especialmente completo — depois de ter estado tão ligada à aviação que se tornou algo refém dessa conotação ao longo de três décadas na transição do milénio. Mas, historicamente, a Breitling vincou a sua posição no meio relojoeiro graças à produção de cronógrafos de qualidade. E foi mesmo Willy Breitling, neto do fundador Léon Breitling (que estabeleceu a marca em 1884), o homem a dar ao cronógrafo mecânico a tradicional configuração de dois botões vigente há quase nove décadas.

Publicidade de 1915 ao Monopusher Chronograph da Breitling
Publicidade de 1915 ao Monopusher Chronograph da Breitling | Foto: Breitling

Inicialmente utilitário e sobretudo utilizado para fins militares, o cronógrafo tornou-se numa afirmação de estilo na década de 60 com a associação ao universo motorizado e aos desportos de prestígio. E é aí que entra a linha Top Time da Breitling — estreada em 1964 e recuperada por Georges Kern em 2021, para ser seguidamente utilizada em coloridas versões que capturam o espírito colorido das corridas e as formas experimentalistas utilizadas entre as décadas de 60 e 70, através de parcerias com marcas associadas ao motociclismo (como a Deus Ex Machina e a Triumph Motorcycles) ou a míticos carros (como o Ford Thunderbird, o Ford Mustang, o Chevrolet Corvette e o Shelby Cobra).

Breitling Top Time Deus Limited Edition deitado num livro amarelo
O Top Time Deus Limited Edition em parceria com a Deus Ex Machina | Foto: Breitling
Os quatro novos Breitling Top Time
O quarteto Top Time Classic Cars Capsule Collection de 2023 | Foto: Breitling

Em 2025, o Top Time volta a carregar no acelerador com três coloridos cronógrafos: dois Top Time Racing e um Top Time Martini Racing, que recuperam pormenores menos convencionais dos Swinging Sixties. A começar por uma caixa de formato cushion (almofada), passando por submostradores ‘squircle’ (para acompanhar a geometria da caixa) e acabando com o inconfundível mostrador a lembrar um painel de instrumentos. Cada um dos três modelos está limitado a somente 750 exemplares. E com um novo diâmetro de apenas 38mm, acompanhando o tamanho dos Top Time B31 de três ponteiros lançados em março.

A essência da velocidade

Georges Kern, CEO da Breitling, fez uma grande aposta no Top Time ao passá-lo de coleção cápsula para a coleção regular — mas também apostando em múltiplas edições limitadas: «A coleção Top Time é conhecida pelos seus cronógrafos arrojados. Com as mais recentes tiragens limitadas, damos um toque moderno aos designs clássicos da década de 1960 e devolvemos este relógio à sua essência: cronometrar corridas e medir a velocidade». Seja nos sinuosos troços dos ralis ou nos circuitos de alta velocidade, o objetivo das corridas sempre foi o mesmo: ganhar segundos, perseguir recordes e ultrapassar limites. Os três novos Top Time foram criados a pensar nos entusiastas das competições automóveis e são alimentados pelo Calibre 01 de manufatura.

O triunvirato Top Time Racing de 2025 | Foto: Breitling
O triunvirato Top Time Racing de 2025 | Foto: Breitling

O triunvirato Top Time é descendente de alguns dos designs mais marcantes da linha Top Time dos anos 1960, que começou como cronógrafo de entrada da marca e que depois ganharia fama cinematográfica no pulso de Sean Connery no filme Thunderball da série James Bond — com o famoso agente secreto a usar um Ref. 2002 especialmente modificado por Q.

O fundo da caixa dos novos Top Time é fechado | Foto: Breitling
O fundo da caixa dos novos Top Time é fechado | Foto: Breitling

Mas a caixa de formato almofada, a escala taquimétrica em destaque e os distintos submostradores ‘squircle’ evocam sobretudo as altas velocidades e a importância da fração de segundo. No centro do mostrador, encontra-se o caraterístico motivo a fazer lembrar um painel de instrumentos — numa estética elíptica saída diretamente dos arquivos Top Time, inspirada nos painéis de instrumentos dos automóveis clássicos. Cada edição está gravada com a menção ‘One of 750’ no verso da caixa.

Top Time Racing

Diretamente inspirados no universo dos ralis, os dois Top Time Racing estão disponíveis em versões com cores dinâmicas proporcionadas pelo contraste e pormenores adicionais: um modelo com mostrador preto e branco (numa variante especial da tipologia ‘Reverse Panda’) dotado de uma correia desportiva em pele perfurada bege; outro com mostrador verde (tom British Racing Green) e branco equipado com uma correia a condizer em pele perfurada verde. A inspiração das correias vem das luvas de condução vintage.

Perfume vintage com fragrância desportiva: os dois novos Top Time Racing | Foto: Breitling
Perfume vintage com fragrância desportiva: os dois novos Top Time Racing | Fotos: Breitling
Perfume vintage com fragrância desportiva: os dois novos Top Time Racing | Foto: Breitling

As corridas de rali são a definição de precisão sob pressão, sempre em pisos especialmente desafiadores. Trata-se de dominar as condições, tomar decisões em frações de segundo e levar o piloto e a máquina ao limite. As duas edições Top Time Racing trazem as cores dos carros de corrida e o espírito competitivo para o pulso, personificando a vertigem e os dias de glória — as batalhas contra o tempo, o terreno e os elementos.

Top Time Martini Racing

História, estilo e adrenalina: pela primeira vez, a Breitling e a Martini Racing juntam-se numa colaboração alimentada pela velocidade, precisão e paixão automobilística — com a edição Top Time Martini Racing, limitada a 750 exemplares (tal como os dois cronógrafos Top Time Racing) e com as gravações ‘Martini Racing’ e ‘One of 750’ no fundo da caixa.

O novo Top Time Martini Racing com as famosas cores do mítico patrocínio desportivo das corridas automóveis | Foto: Breitling
O Top Time Martini Racing com as famosas cores do mítico patrocínio desportivo das corridas automóveis | Foto: Breitling

O Top Time Martini Racing inspira-se numa das imagens de marca e correspondente combinação cromática mais célebres de todos os tempos. O mostrador é dominado pelas míticas riscas azuis, azul-claras e vermelhas características da Martini Racing, uma conjugação de cores que deixou rivais para trás durante mais de 50 anos — tanto nos circuitos como também nos troços fora de pista por esse mundo fora.

O novo Top Time Martini Racing com as famosas cores do mítico patrocínio desportivo das corridas automóveis | Foto: Breitling
As listas Martini Racing destacam-se no centro do mostrador do Top Time Martini Racing | Foto: Breitling

Tal como as duas edições homólogas Top Time Racing, apresenta uma versão retromoderna da caixa de formato cushion, submostradores ‘squircle’, design inconfundível do painel de instrumentos no centro do mostrador e botões de cogumelo. A correia em pele perfurada azul escura complementa o conjunto.

As nossas impressões

As edições Top Time Racing/Martini Racing são especialmente apelativas em vários parâmetros. A começar pelo formato cushion, que começou a ser usado nos anos 1920 mas que ganhou alguma preponderância na transição da década de 60 para a década de 70. E a nova caixa de 38mm apresenta um tamanho mais vintage e adequado às preferências atuais do que a de 41mm dos modelos Top Time precedentes, para além de serem mais adequadas a pulsos menos grandes e por isso mais vincadamente unissexo. O detalhe suplementar das tiras em relevo nos cantos da caixa são outro elemento diferenciador relativamente às edições Top Time anteriores.

As edições Top Time Racing/Martini Racing inspiradas nas corridas automóveis | Foto: Breitling

Os contadores ‘squircle’ contrastantes (não completamente quadrados nem completamente redondos) evocam os conta-rotações dos tabliers; esse contraste e a utilização de cores acabam por ser fatores decisivos para a personalidade muito própria das três novas edições Top Time. São cores especialmente apelativas e que não deixam ninguém indiferente, evocando perfeitamente um universo competitivo onde as combinações cromáticas ganham relevância para distinguir marcas, escuderias e patrocínios. E um dos patrocínios mais famosos da história do automobilismo é mesmo o da Martini, com a divisão Martini Racing a distinguir-se pelas suas racing stripes em dois tons de azul e um vermelho alaranjado — cores especialmente carismáticas para qualquer saudosista que tenha acompanhado corridas e ralis nas últimas décadas do século XX.

O Calibre Breitling 01
Movimento cronográfico automático com roda de colunas e embraiagem vertical: o Calibre 01 da Breitling | Foto: Breitling

Quanto à mecânica, os três novos modelos são motorizados pelo Calibre 01 de manufatura, estreado pela Breitling em 2009 com roda de colunas, embraiagem vertical, 70 horas de reserva de carga e uma garantia de 5 anos. Ao contrário dos Top Time precedentes, não é visível através do fundo das caixas em vidro de safira… o que pode não agradar a muitos, mas o fundo fechado é mais vintage. Tal como sucede com todos os calibres mecânicos da marca, cada movimento ostenta a certificação COSC — para além de uma extensa série de testes internos de resistência a choques, de corda e de botões. A caixa oferece uma resistência à água de 100 metros. Ou seja, os novos Top Time não são apenas cool com o seu formato e cores funky; são também relógios tecnicamente muito apetecíveis. Como qualquer carro de corrida.

Visite o site oficial da Breitling para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

Breitling
Top Time Racing B01 Racing de edição limitada

Top Time B01 Martini Racing de edição limitada
Ano de lançamento | 2025
Referências | AB01771A1B1X1; AB01771A1L1X1; AB01772A1G1X1 (Martini Racing)

À esquerda: Top Time Racing B01 Racing de edição limitada ; à direita: Top Time B01 Martini Racing de edição limitada | Fotos: Breitling

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre 01 manufaturado pela Breitling. Aproximadamente 70 horas de reserva de marcha. 284 componentes. 28.800 alt/h. Cronógrafo de roda de colunas, embraiagem vertical. Certificação COSC.
Funções | Horas, minutos, segundos e cronógrafo.
Caixa Ø 38 mm | Aço. Fundo aparafuso quatro vezes. Vidro de safira com tratamento antirreflexos dos dois lados. Estanque até 10 bar (100 metros).
Mostrador | Preto com contadores de cronógrafo brancos, e verde com contadores de cronógrafo brancos (Top Time Racing B01 Racing de edição limitada). Branco com contadores de cronógrafo azuis e riscas ao estilo Martini Racing em azul, azul-claro e vermelho Top Time B01 Martini Racing de edição limitada). Marcadores das horas e ponteiros das horas e dos minutos luminescentes Super-LumiNova®
Correia | Pele inspirada no mundo das corridas com fivela.
Preço | Sob consulta

Continue connosco: