A terceira colaboração da Chopard com a Zagato resultou numa criação completamente fora da caixa e de inédito design digno de um concept car: o Lab One Concept é um relógio radical de somente 43 gramas com estrutura tubular e turbilhão para elevar ainda mais a fasquia.
A associação entre a relojoaria tradicional e o mundo automóvel é histórica e remonta aos primórdios da indústria motorizada, indo muito para além da simples contagem de tempo nos eventos desportivos. Trata-se de uma afinidade mecânica que atinge patamares psicológicos e mesmo filosóficos, sendo frequentemente celebrada ao longo das décadas e com inúmeros exemplos anuais de parcerias entre os dois setores. O mais recente exemplo apresenta um design inédito e surpreendente, fruto do rendez-vous entre a Chopard e a Zagato.

Fundada em 1860 por Louis-Ulysse Chopard, a Chopard estreitou ligações com o automobilismo a partir do momento em que a família Scheufele tomou conta da marca nos anos 60 e sobretudo desde que se tornou cronometrista oficial da lendária corrida Mille Miglia, em 1988 (ano do seu reatamento como prova de regularidade de clássicos). Quanto à Zagato, foi fundada por Ugo Zagato em 1919 e especializou-se no design e construção de carrosserias de bólides de exceção. A nova colaboração criativa entre Karl-Friedrich Scheufele (copresidente da Chopard), o departamento de design da Chopard, Andrea Michele Zagato (presidente da Zagato) e Norihiko Harada (designer-chefe da Zagato) só poderia resultar em algo de excecional. E o Chopard Zagato One Lab Concept é mesmo excecional.

Tal como um concept car representa a inovação no mundo automóvel, a Chopard apresentou o seu primeiro concept watch em 2020 com o modelo Mille Miglia Lab One, oferecendo um desempenho melhorado e uma estética futurista inspirada nos mais modernos carros de corrida. Hoje, o modelo Zagato Lab One Concept é uma homenagem relojoeira ao atelier de design automóvel — combinando códigos icónicos de ambas as maisons, num concept watch que demonstra o cruzamento da mestria técnica da manufatura relojoeira com o espírito vanguardista do construtor italiano.

«A terceira obra-prima da nossa colaboração com a Zagato representa os valores partilhados pelas nossas empresas familiares: design arrojado ao serviço do desempenho técnico, uma busca incessante pela precisão e paixão assolapada pelo desporto automóvel», sublinha Karl-Friedrich Scheufele. E o novo relógio Zagato Lab One Concept em titânio ceramizado personifica mesmo a conhecida paixão do co-CEO da Chopard pelos automóveis. Com somente 43,2 gramas, incluindo a bracelete (36,5 gramas sem bracelete), é o relógio mais leve alguma vez criado pela Chopard.

Graças à experiência dos mestres relojoeiros da Manufatura Chopard em Fleurier, o excecional movimento L.U.C 04.04-L que motoriza o Zagato Lab One Concept apresenta uma precisão de cronómetro e acabamentos exclusivos, todos eles executados na estrutura de titânio. A construção é tubular e evoca as típicas caraterísticas de um concept car; a arquitetura tubular é também caraterística dos chassis dos automóveis desenvolvidos pela conceituada firma milanesa especialista em carroçarias. O movimento de corda manual é suportado por uma estrutura de tubos, seguindo o princípio utilizado nos carros de corrida para otimizar a rigidez e reduzir o peso.

Tão específico design distribui a tensão mecânica em caso de impacto e melhora a segurança estrutural. Trata-se de uma estreia para a Chopard, que transpôs essas tecnologias do desporto automóvel para o campo da relojoaria. E, em vez das tradicionais asas, os anéis tubulares abertos garantem que o relógio se ajusta de modo perfeitamente anatómico ao pulso. Possuem uma função de pivot cuja amplitude é controlada por um sistema de ajuste (aproximadamente 45 graus de cada lado). Já a coroa no flanco direito da caixa é inspirada nas engrenagens diferenciais dos automóveis e personalizada com um volante gravado, simbologia que se tornou emblemática dos códigos estéticos da linha Classic Racing da Chopard.

Num plano mais funcional, a inevitável exibição do tempo (afinal de contas, um relógio é para dar horas ao utilizador…) resulta de uma busca estética que combina estilo contemporâneo e legibilidade: a placa principal do movimento, que também serve de mostrador, é adornada com o inconfundível motivo recorrente em ‘Z’ da Zagato, com chanfros realçados por um acabamento rodinado. Os logótipos da Chopard e da Zagato, também em ródio, são exibidos em alto-relevo. O mostrador é coberto por um vidro de safira em forma glassbox, perfeitamente integrado na caixa, acentuando a legibilidade do mostrador. Em prol da simetria, o fundo da caixa adota um princípio semelhante, estendendo-se para a lateral da caixa e oferecendo uma visão completa do movimento, realçando cada detalhe mecânico.
Titânio Ceramizado
A caixa de 42 mm de diâmetro, juntamente com as pontes do movimento e a placa principal, são confecionadas em titânio cerâmico (eram fabricadas em níquel nas colaborações anteriores). Trata-se de um metal ultra-resistente obtido por um processo de oxidação do titânio através da tecnologia de eletroplasma — tratamento esse que lhe confere uma dureza de 1000 Vickers, bem como uma resistência ao choque e aos riscos comparável à da cerâmica. A sua leveza permite à Chopard apresentar o relógio com apenas 43,2 gramas, incluindo a bracelete de tela técnica. O titânio ceramizado é um material desenvolvido para utilização na construção aeroespacial e automóvel, apresentando também uma cor cinzenta antracite que não se altera com o tempo… algo de aconselhável num relógio especificamente concebido para ser utilizado nas condições mais extremas.

Embora a estética do relógio evoque as linhas vanguardistas dos icónicos automóveis da Zagato, o seu ‘motor’ relojoeiro reflete o mesmo investimento no desempenho, principalmente através da utilização do referido titânio ceramizado — cuja leveza e resistência reforçam a identidade técnica do relógio. Desde as primeiras discussões Da Chopard com a Zagato sobre o novo projeto que uma coisa era certa: o Zagato Lab One Concept incorporaria uma evolução do Calibre Engine One Tourbillon lançado pela Chopard em 2010 e que já representava então a simbiose entre a mecânica automóvel e a alta relojoaria. O distintivo indicador de combustível para exibir a reserva de carga numa simbólica analogia entre um painel de instrumentos e o mostrador do relógio mantém-se. O Calibre L.U.C 04.04-L distingue-se, no entanto, pelo seu formato redondo, rompendo com as configurações verticais e horizontais dos seus antecessores (incluindo o L.U.C Engine One de 2010 com o seu Calibre L.U.C 04.01-L).

Movimento de Corrida
O Calibre L.U.C 04.04-L incorpora igualmente um sistema de absorção de choques baseado em silent blocks e que foi especialmente redesenhado para o Zagato Lab One Concept. Tal como num motor de automóvel, os componentes em elastómero amortecem as vibrações e absorvem os impactos.

Quatro braços de alavanca inseridos na lateral da caixa garantem uma estabilidade ideal e uma maior proteção mecânica para o Calibre L.U.C 04.04-L. No coração do movimento, um turbilhão de 60 segundos, encimado por um pequeno mostrador de segundos, é combinado com um balanço Variner e uma espiral com curva terminal Phillips, tudo alojado numa gaiola de alumínio que contribui para a excecional leveza do Zagato Lab One Concept. A meticulosa demanda por materiais perfeitamente homogéneos tem um objetivo final: reduzir o peso, ecoando a permanente busca pela leveza no universo do desporto automóvel.

A paixão pela mecânica e pela performance são os laços fundamentais que unem a Chopard ao mundo do desporto automóvel, em particular através da linha Mille Miglia. Desde 1988 que a casa genebrina é parceira oficial da più bella corsa del mondo e foi precisamente nas estradas italianas que Karl-Friedrich Scheufele conheceu Andrea Michele Zagato, responsável pela empresa familiar com o seu nome e cuja histórica expertise em carroçarias está amplamente representada nos automóveis clássicos que competem anualmente na Mille Miglia… para além dos exemplos mais contemporâneos, claro.

Desde esse primeiro encontro, a Chopard e a Zagato estrearam uma primeira parceria criativa em 2013 com o Mille Miglia Zagato Chronograph e uma segunda em 2019 com o Mille Miglia Classic Chronograph Zagato 100th Anniversary Edition, comemorando a data de fundação do atelier transalpino. A nova colaboração vai muito mais além no plano técnico e vale 130’000 francos suíços: a exclusiva terceira edição está limitada a somente 19 peças e faz novamente referência à história da prestigiada empresa italiana (especificamente, ao seu nascimento a 19 de abril de 1919).

«A terceira obra da nossa colaboração com a Zagato representa os valores partilhados pelas nossas empresas familiares: design arrojado ao serviço do desempenho técnico, uma busca incessante pela precisão e uma paixão comum pelo desporto automóvel», diz Karl-Friedrich Scheufele. Para além de corridas de carros clássicos, a Chopard chegou a patrocinar equipas de ponta da Porsche Motorsport que correram em edições mais contemporâneas das 24 Horas de Le Mans e não só — ou seja, também há ponto de contacto com tecnologia automobilística de vanguarda em competições oficiais.

A Zagato personifica a arte da construção de carroçarias excecionais desde a sua fundação, sendo pioneira na aplicação de técnicas aeronáuticas a automóveis de competição, combinando carroçarias leves de alumínio com chassis tubulares. Tão inovadora abordagem permitiu a criação de formas otimizadas e aerodinâmicas, dando origem a desenhos intemporais e altamente colecionáveis. A filosofia de design da Zagato está enraizada na função, onde cada curva serve tanto a beleza como o desempenho. As suas criações arrojadas e totalmente personalizadas estão agora personificadas, mais do que nunca, no Chopard Zagato Lab One Concept.






