Na sequência da parceria estabelecida entre a casa genebrina e o rali transalpino que tem reeditado a competição de mil milhas, foi criada uma linha de instrumentos do tempo com edições anuais; a deste ano é denominada Mille Miglia 2022 Race Edition.
Artigo originalmente publicado no número 80 da Espiral do Tempo (outono 2022)
Relógios e automóveis suscitam paixões semelhantes nos aficionados da mecânica fina, sobretudo quando existe uma associação histórica que lhes dá contornos míticos. Karl-Friedrich Scheufele, copresidente da Chopard, soube enquadrar essas suas duas paixões no âmbito da Mille Miglia — onde as mais belas viaturas e os mais belos cenários contribuem para a mais bela manifestação automobilística do mundo, atualmente formatada como um rali nostálgico que é, simultaneamente, um tributo ao bom gosto com a chancela da Chopard. Na sequência da parceria estabelecida entre a casa genebrina e o rali transalpino que tem reeditado a competição de mil milhas, foi criada uma linha de instrumentos do tempo com edições anuais; a deste ano é denominada Mille Miglia 2022 Race Edition.

Composta por um cronógrafo de mostrador radial prateado e luneta azul com correia de calfe perfurado, a 2022 Race Edition entra no lote
de relógios diretamente relacionado com a lendária corrida que, de 1927 a 1957, atraiu pilotos de elite e juntou centenas de milhar de espectadores na beira da estrada. Infelizmente, a presença maciça dos entusiásticos tifosi originou vários acidentes mortais que determinaram a suspensão
da prova até à sua reabilitação duas décadas mais tarde, sob um caráter mais poético: desde 1988, a ‘corsa più bella del mondo’ passou a ser protagonizada exclusivamente por viaturas clássicas que tivessem participado na prova original. O Mille Miglia 2022 Race Edition celebra esse culto e está declinado numa variante em aço e, noutra, em aço com detalhes a ouro.

Flecha vermelha
O Mille Miglia 2022 Race Edition apresenta-se numa caixa de 44 mm e ostenta um bonito mostrador argenté que faz sobressair não só o grafismo da peça, como também os apontamentos a vermelho e o histórico logo freccia rossa. A luneta fixa tem uma inserção em cerâmica azul contrastante que inclui a escala taquimétrica para cálculos de velocidades e combina com os ponteiros/indexes. O vidro de safira antirreflexos inclui uma lupa para melhor leitura da data.

Motor fiável
Se as braceletes em cauchu evocativas de pneus Dunlop Racing dos anos 60 são normalmente utilizadas na coleção Mille Miglia, a opção pelo couro perfurado em tons de mel é ainda mais vintage e muito italiana — mas com base em borracha. A motorização é proporcionada por um calibre cronográfico automático de base Valjoux 7750, que recebeu certificação de cronómetro do COSC. O fundo é fechado e as inscrições fazem alusão à corrida e à numeração da peça.

→ As edições comemorativas da corrida Mille Miglia geram sempre grande entusiasmo entre os saudosistas das viaturas clássicas e os aficionados da relojoaria tradicional.
Características técnicas
Chopard
Mille Miglia 2022 Race Edition
Ano de lançamento | 2022
Referência | 168571-3010
Edição limitada a 1000 exemplares.

Movimento | Corda automática. Aprox. 48 horas de reserva de corda, 28.000 alt/h. Certificado Cronómetro (COSC).
Funções | Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo.
Caixa ø 44mm | Aço. Vidro de safira, estanque até 30 metros.
Bracelete | Pele com fecho de báscula em aço.
Preço | 8.440 €
Relógio cedido por Torres Joalheiros.
Visite o site oficial da Chopard para mais informações.
